Qual a quantidade de processo que cada juiz julga?

Perguntado por: Sebastião Xavier Cunha  |  Última atualização: 23. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

Em média, cada juiz ficou responsável por solucionar 6.577 processos e conseguiu baixar 7,3 por dia, 1.760 ao ano. Nos tribunais superiores, esse índice é de 7.703, enquanto na Justiça Federal ficou em 2.169.

Quantos processos um juiz julga?

Quantos processos cada juiz tem no Brasil? Ademais, temos cerca de 17.000 magistrados espalhados pelo Brasil, ou seja, em um cálculo rápido, cada juiz seria responsável por quase 6.000 processos.

Quantos processos um desembargador julga por dia?

Por magistrado, no período de análise, foram baixados 1.787 processos, uma média de 7,1 casos solucionados por dia útil. No total, a Justiça no Brasil soluciona uma média de 79 mil processos por dia.

Quantos processos têm na Justiça?

Ao se considerar apenas as ações ajuizadas pela primeira vez em 2022, sem computar os casos em grau de recurso e as execuções judiciais, o total é de 21,3 milhões de processos, índice 7,5% a mais que o ano anterior.

Quantos processos judiciais o Brasil tem?

CNJ: Com 84 milhões de processos em tramitação, Judiciário trabalha com produtividade crescente* Os brasileiros nunca acessaram tanto o Judiciário atualmente.

Princípio do JUIZ NATURAL no processo: conceito e resumo | Tribunal de Exceção e CF/88

31 questões relacionadas encontradas

Qual país têm mais processos judiciais?

Como uma população de 203 milhões de pessoas em 2022, o número de ações judiciais a cada 100.000 habitantes no Brasil foi de 40 078, mais de três vezes o dado alemão. Considerando somente os casos novos, seriam 15 509, ainda à frente da Alemanha.

Qual tribunal têm mais processos?

O Tribunal de Justiça de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos.

Quem é a pessoa com mais processos no Brasil?

Jorge Kajuru lidera ranking de processos na Justiça.

Quem tem mais processos no Brasil?

Considerando apenas os litigantes na condição de autores (em processos iniciados por eles), a liderança fica para o INSS (9.838), seguido pela Defensoria Pública de São Paulo (8.682), pelo Banco do Brasil (5.271) e pela Fazenda Nacional (5.059).

Quem é a pessoa que tem mais processo no mundo?

Considerada a pessoa que mais entrou com ações na Justiça em todo o mundo, o norte-americano Jonathan Lee Riches decidiu processar o Livro Guinness dos Recordes. Ele quer que seu nome não seja mais citado nas futuras publicações.

Quanto tempo demora para o desembargador julga o processo?

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

Quantos desembargadores julgam o processo?

Trânsito em Julgado. Quando o processo vai para o Tribunal, ele é analisado não apenas por um, mas por três juízes, chamados de desembargadores.

Quanto tempo um processo fica com o desembargador?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Quantos processos têm o STF para julgar?

Conforme relatório apresentado ao Plenário, o STF encerra o semestre com acervo total de 23.991 processos contra 20.380 registrados em 2022, um aumento de 17,7% para o mesmo período. Nos seis primeiros meses do ano, o Tribunal recebeu 38.905 processos, sendo 11.003 originários (28%) e 27.902 recursais (72%).

Quantos desembargadores julgam em segunda instância?

É importante destacar que os(as) juízes(as) da primeira instância também estão vinculados aos TJs, mas, agora, nesse degrau acima, a organização é um pouco diferente... Quando um processo chega à segunda instância, a decisão não será mais de apenas um(a) juiz(a), mas de uma turma ou câmara de desembargadores(as).

Como o juiz deve julgar o processo?

Os juízes avaliam, em primeiro lugar, a lei. Isso é, eles analisam se você tem algum direito e se esse direito não "caducou". Depois, caso a lei tenha várias "brechas", eles analisam o entendimento da maioria dos juízes.

Quanto tempo em média dura um processo no Brasil?

Na Justiça Comum um processo costuma levar em média 2 (dois) anos para sentença, isso sem interposição de recursos, e, na execução pode durar mais 2 (dois) anos.

Quantos juízes têm no Brasil?

No entanto, o Poder Judiciário tem 13.474 juízes, uma média de 7,62 para cada 100 mil habitantes, índice acima dos 7 juízes por 100 mil habitantes que a Organização das Nações Unidas (ONU) prega como ideal.

Porque os processos demoram tanto no Brasil?

Aqui, pode haver alguma demora na realização da audiência, pois existem no Brasil, atualmente, muitos processos e poucos servidores e estrutura para dar conta de todos, podendo haver necessidade de se esperar algum tempo até que exista horário disponível para a tentativa de acordo.

Quantos processos existem no STJ?

A presidente do tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que, embora o número de processos recebidos neste ano tenha superado em 10% o recorde registrado em 2022 – totalizando cerca de 458 mil novos processos, dos quais 426 mil foram julgados –, o empenho na busca de soluções para melhorar a prestação ...

Quanto custa o Poder Judiciário brasileiro?

Autor. Recente relatório do Tesouro Nacional divulgou que o custo do Poder Judiciário brasileiro em 2022 foi de R$ 116 bilhões, o equivalente a 1,6% do PIB.

Como é o número de um processo?

Todo processo judicial possui um número de identificação. Desde o início de 2010, os órgãos do Poder Judíciario adotaram o seguinte padrão: NNNNNNN-DD. AAAA.

Qual o melhor Tribunal de Justiça do Brasil?

Este é o segundo ano consecutivo em que o Tribunal do Júri de Samambaia fica na 1ª colocação no ranking nacional, conforme dados do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ (DPJ/CNJ). Para saber mais, clique aqui.

Qual o Tribunal mais importante do Brasil?

Supremo Tribunal Federal (STF)

O órgão de cúpula do Poder Judiciário, ao qual compete a guarda da Constituição. É a última instância da Justiça brasileira.

Qual o Tribunal mais importante do mundo?

Neste mês vamos falar um pouco sobre o mais importante tribunal internacional do planeta, a Corte Internacional de Justiça, que na cidade da Haia, na Holanda. É o principal órgão judiciário da ONU e foi criado em 1946, em substituição à Corte Permanente de Justiça Internacional (Sociedade das Nações).

Artigo anterior
Como separar uma planilha do Excel em várias?
Artigo seguinte
Como deve ser feito o desmame de medicamentos?