Qual a punição para quem explora o trabalho infantil?

Perguntado por: Luciana Azevedo de Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Exploração do trabalho infantil pode ser punido com 8 anos de prisão e multa.

Qual a punição para quem pratica o trabalho infantil?

O Projeto de Lei 4455/20 pune quem submeter criança ou adolescente a trabalho perigoso, insalubre ou penoso. A pena prevista é reclusão de um a quatro anos e multa, valendo também para quem agenciar, coagir ou intermediar a participação de criança ou adolescente.

Quais são as penalidades aplicáveis a quem explora o trabalho infantil segundo a CLT?

O projeto prevê a pena de reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos para quem contratar e/ou explorar o trabalho de menores de 14 anos. Nos casos de atividades classificadas como Piores Formas de Trabalho Infantil, a pena poderia ser aumentada em até 8 (oito) anos.

É crime exploração infantil?

O Brasil tem 715 mil presos — nenhum deles condenado por exploração do trabalho infantil. E a explicação para isso é simples: não há na legislação brasileira nenhum artigo que caracterize essa conduta como crime ou estabeleça penas de prisão para quem se aproveita da mão de obra de crianças.

Quando o trabalho infantil passou a ser crime?

A agravante foi introduzida pela lei 10 803, de 11 de Dezembro de 2003, e aumenta a pena em uma metade; Maus-tratos (artigo 136 do Código Penal), crime aplicável a menores – Expor, a perigo, a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado.

? Repórter Justiça - O combate ao trabalho infantil no Brasil

31 questões relacionadas encontradas

Quando acabou o trabalho infantil?

Novas análises sugerem que mais de 8,9 milhões de crianças e adolescentes estarão em trabalho infantil até o final de 2022, como resultado de uma pobreza crescente impulsionada pela pandemia. O trabalho infantil é muito mais comum nas áreas rurais.

Como se iniciou o trabalho infantil?

A exploração do trabalho infantil atingiu seu auge durante a Revolução Industrial. Nas primeiras indústrias implantadas na Inglaterra, França, Alemanha e demais países da Europa, era comum a exploração da mão de obra infantil em razão de seu menor custo em comparação com a mão de obra masculina.

Como denunciar exploração de trabalho infantil?

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer uma denúncia ao Conselho Tutelar de sua cidade, à Delegacia Regional do Trabalho mais perto de sua casa, às secretarias de Assistência Social ou diretamente ao Ministério Público do Trabalho.

O que configura exploração infantil?

É considerado trabalho infantil, no Brasil, aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos, a não ser na condição de aprendiz, quando a idade mínima permitida passa a ser de 14 (catorze) anos.

Qual é a lei que proíbe o trabalho infantil?

A lei nº 8.069 é um marco para os pequenos brasileiros, que passaram a ter seus direitos fortalecidos e ganharam proteção integral do Estado. O Estatuto tornou claras as normas, por exemplo, do que é considerado trabalho infantil e marcou o início de campanhas de conscientização.

O que diz a Constituição de 1988 sobre o trabalho infantil?

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Quais são as consequências do trabalho infantil?

Exemplos dos impactos negativos do trabalho infantil: Aspectos físicos: fadiga excessiva, problemas respiratórios, doenças causadas por agrotóxicos, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sno, irritabilidade.

O que diz a Constituição Federal sobre o trabalho infantil?

É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Quais são as causas e as consequências do trabalho infantil?

Causas do Trabalho Infantil
  • Pobreza e baixa renda.
  • Baixa escolaridade dos pais.
  • Grande quantidade de filhos.
  • Má qualidade da educação.
  • Busca de mão-de-obra barata.
  • Falta de mão-de-obra e de fiscalização.

Qual o artigo do ECA que proíbe o trabalho infantil?

60 da Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que passa a ter a seguinte redação: “Art. 60 – É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

O que se entende por exploração do trabalho infantil?

O termo "trabalho infantil" é definido como o trabalho que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental.

Qual é o principal fator responsável pela exploração do trabalho infantil?

Pobreza familiar

Um dos principais fatores que leva uma criança a começar a trabalhar é a situação de pobreza e miséria familiar, o que seduz os menores a tentar complementar a renda.

Quais são as causas da exploração do trabalho infantil no Brasil?

Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.

Como fazer denúncia anônima trabalho infantil?

A denúncia pode ser feita por dois modos no Disque Denúncia 181: pela ligação simples e gratuita ao número (181), ou pelo site oficial do Disque Denúncia (www.181.pr.gov.br ).

Como fazer uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho?

O processo de como fazer denúncia anônima ao Ministério do Trabalho é simples e, basicamente, basta você entrar em contato com a ouvidoria do MTE. Conforme a realização do processo de denúncia, as empresas serão investigadas de uma maneira totalmente sigilosa.

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?

Telefone. O atendimento por telefone é feito de segunda a sábado, das 07h00 às 19h00 (horário de Brasília). Para todo o território nacional, o número da ouvidoria MTE é 158.

O que é trabalho infantil texto?

Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral.

O que foi o trabalho infantil na Revolução Industrial?

O trabalho infantil foi uma das características mais marcantes da Revolução Industrial. A concepção era de que as crianças pobres deveriam trabalhar, porque o trabalho protege do crime e da marginalidade, uma vez que o espaço fabril era concebido em oposição ao espaço de rua, considerado desorganizado e desregulado.

Como acabou o trabalho infantil?

A Convenção nº 138, que estipula a idade mínima permitida de 16 anos para admissão ao trabalho, e a Convenção nº182, que argumenta sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação.

O que deve ser feito para acabar com o trabalho infantil?

Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Outra alternativa é acessar a página de denúncias do Ministério Público do Trabalho.

Artigo anterior
Como descobrir quantos donos teve um veículo?
Artigo seguinte
Como escrever de 1 a 100 em algarismo romano?