O que é Pompagem cervical?

Perguntado por: Vítor Santos de Fernandes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

A pompage consiste em uma técnica manual direcionada para o tecido miofascial com presença de tensão, edema, restrições de movimentos, é uma mobilização fascial que melhora a circulação sanguínea local, ajudando assim a reduzir a dor e degenerações articulares.

Para que serve a Pompagem cervical?

A manobra promove alongamento dos músculos do pescoço, princi- palmente o trapézio e o elevador da escápula. ... A pompage trabalha com o relaxamento das fáscias através de um alongamento lento, regular e progressivo.

O que é Pompagem?

A Pompage é uma técnica de terapia manual que foi pensada pelo osteopata norte americano Cathie e desenvolvida e publicada por Marcel Bienfait, na França. Trabalha através do tencionamento da fáscia muscular permitindo o deslizamento entre os músculos.

Quais os tipos de Pompage?

A técnica da pompage é dividida em três tempos. O primeiro é o “tensionamento” do segmento, o segundo é o tem- po de “manutenção da tensão”, o terceiro é o “tem- po de retorno” em que se permite a fáscia deslizar lentamente em direção ao seu ponto de origem7.

Como funciona a Pompagem?

A pompage trata- se de uma técnica de terapia manual que tensiona a região promovendo relaxamento muscular, melhora articular, hidratação articular, melhora da circulação e alívio de dor.

Anatomia da Coluna Cervical - Pescoço

15 questões relacionadas encontradas

Quais as fases da Pompagem?

Os principais objetivos da pompage são relaxamento muscular, favorecimento da circulação, regeneração articular, analgesia, aumento da amplitude articular. A manobra da apresenta-se dividida em três etapas: Tensionamento da estrutura corporal; Manutenção do tensionamento; e Retorno Lento à posição inicial.

Como fazer a Pompage?

A pompage deve ser realizada de maneira suave e simétrica tensionando com as duas mãos simultaneamente. Esta manobra é uma excelente pompage linfática torácica. O paciente encontra-se em decúbito dorsal. O terapeuta encontra-se em pé à cabeceira, suas duas mãos colocadas uma sobre a outra sobre o esterno do cliente.

Qual a diferença entre Pompage e liberação miofascial?

Pompagem é uma espécie de alongamento sem muitos deslocamentos, que trás mais benefícios, que o alongamentos propriamente dito, esta técnica de liberação miofascial nos permite mobilizar as fáscias corpóreas.

O que é Pompagem lombar?

Os sintomas mais típicos da hérnia discal lombar são as dores contínuas na região lombar irradiando para membros inferiores. As pompagens promovem o relaxamento muscular, que atua na musculatura da área afetada, o que pode explicar a melhora no quadro álgico da paciente deste estudo.

O que é inibição posicional?

A Técnica de Liberação Posicional (TLP) é uma técnica manual que tem por finalidade o alívio da dor por meio da diminuição da tensão muscular, seu tratamento envolve o re- estabelecimento do tônus muscular e é uma técnica conhecida por ser uma das mais praticadas nas clínicas de fisioterapia devido ao seu fácil ...

O que é uma fáscia?

A fáscia é o tecido conjuntivo do corpo. Feito principalmente de colágeno, é uma estrutura fibrosa que conecta músculos, ossos, tendões, ligamentos e sangue, apoiando e protegendo os principais grupos musculares e órgãos. É essencialmente o que nos mantém unidos, está em todo o nosso corpo.

Porque liberação miofascial dói?

Você pode até se perguntar se dói, mas acredite: a pressão feita no ponto causa uma “dor boa”, isso porque ela acaba com aquela ruim causada por tensões musculares, te ajudando a viver melhor.

Para que serve o tratamento miofascial?

A liberação miofascial é um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, realizada manualmente ou com o aporte de rolos, a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas.

Para que serve a mobilização articular?

* * * Técnicas de tração articular A tração se refere à técnica, que envolve puxar um segmento articular para produzir algum tipo de separação das duas superfícies articulares. Função: A tração pode reduzir a dor e a hipomobilidade articular.

Quais as indicações e Contra-indicações da liberação miofascial?

Não se deve proceder com a liberação miofascial em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes ou em regiões inflamadas ou infeccionadas. A liberação miofascial deve ser feita antes ou depois do treino? Deve ser feita antes e após o treino.

Como tratar estiramento lombar?

A terapia pode incluir tração pélvica, massagem suave, gelo e terapia do calor, hidroterapia em piscina aquecida, ultrassom, estimulação elétrica muscular e exercícios de alongamento. Relaxantes musculares e analgésicos podem também ser benéficos em conjunto com a fisioterapia.

O que causa dor no quadrado lombar?

Ocorre por desequilíbrio postural puro. Podem ser subdivididas em: Má postura: A dor ocorre basicamente por má postura em atividades da vida diária e durante a prática esportiva. Muito comum, por exemplo, observar atitudes de hiperflexão da coluna dorsal em academias de ginástica durante a execução de exercícios.

O que é liberação miofascial instrumental?

A Liberação Miofascial Instrumental também conhecida como uma técnica de IASTM (Instrument Assisted Soft Tissue Mobilization) e a Ventosaterapia são muito utilizadas na Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa, buscam relaxar a musculatura e distensionar as fáscias.

O que é rolo de liberação miofascial?

Rolo de liberação miofascial é um equipamento barato e versátil. Ele pode ajudar de diversas maneiras, desde trabalhar os nós nos músculos até esculpir um conjunto incrível de abdominais mais rapidamente.

Como fazer auto liberação miofascial?

A autoliberação miofascial também é possível.
...
Ao ensinar autoliberação miofascial para o seu paciente não se esqueça de enfatizar três regras:
  1. Ficar longe dos ossos;
  2. Ficar longe dos nervos ou de qualquer sensação que pareça aguda ou de dores súbitas e fortes que se movem pelo corpo;
  3. Evitar tecidos inchados.

Artigo anterior
Pode apreender veículo na pandemia?
Artigo seguinte
Onde fica a Oxítona?