Qual a provável origem das mitocôndrias?

Perguntado por: Tomás Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

As mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela respiração celular, teriam surgido há cerca de 2,5 bilhões de anos a partir de bactérias aeróbias, ou seja, que necessitam de oxigênio para o processo de respiração celular.

Qual a provável origem das mitocôndrias e cloroplastos?

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

Qual a teoria mais aceita sobre a origem das mitocôndrias?

Questão 5. (UFJF) A teoria mais aceita sobre a origem das mitocôndrias é a de que elas são derivadas de organismos procariontes que viviam no citoplasma de outras células.

Como formou a organela da mitocôndria?

Acredita-se que as mitocôndrias surgiram a partir de organismos procariontes que encontraram abrigo no interior de outras células. Essas duas células estabeleceram uma relação simbiótica, ou seja, a interação entre as duas células gerou benefícios para ambos os envolvidos (teoria endossimbiótica).

Como foi a descoberta da mitocôndria?

A mitocôndria foi isolada pela primeira vez em 1934, por Robert Bensley e Normand Hoerr. Entretanto, somente com o estabelecimento da técnica de centrifugação diferencial, por Martin Behrens, a partir de 1938, é que foi possível obter preparações mais purificadas da organela.

Teoria Endossimbiótica (Origem das Mitocôndrias)

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da mitocôndria?

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

Qual é a importância das mitocôndrias?

A mitocôndria é comumente reconhecida pela sua capacidade de produção energética (ATP) em uma célula eucariótica, mas essa organela também apresenta um papel essencial em diversas outras funções vitais para a célula, como a sinalização celular a partir da produção de espécies reativas de oxigênio (HAMANAKA; CHANDEL, ...

Como ocorre o processo de endossimbiose?

Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose “viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.

Como as mitocôndrias se multiplicam?

Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria. Quando a célula vai se dividir, suas mitocôndrias se separam em dois grupos mais ou menos equivalentes, que se posicionam em cada um dos lados do citoplasma. Ao final da divisão cada um dos grupos fica em uma célula-filha.

Quais são os processos que ocorrem na mitocôndria?

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.

O que é a teoria da Endossimbiótica?

→ A teoria endossimbiótica

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

O que é a teoria endossimbiótica da origem das mitocôndrias e dos cloroplastos e quais são as evidências que apoiam essa teoria?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

O que é a Endossimbiose primária?

Endossimbiose primária

A simbiose entre uma célula hospedeira ancestral dos eucariotos e uma célula procariótica é que deu origem às mitocôndrias e aos cloroplastos dos seres eucariotos.

Qual é a relação entre mitocôndrias e cloroplastos?

Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

Quais as evidências que indicam o surgimento dos cloroplastos?

Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.

Como surgem os cloroplastos de uma célula?

Acredita-se que os cloroplastos tenham se originado de organismos procariontes fotossintéticos (algas azuis), que se instalaram em células primitivas eucariontes aeróbicas por endossimbiose.

Porque a mitocôndria se Autoduplicam?

Essa teoria é sustentada pelo fato de que as mitocôndrias possuem dupla membrana, DNA e ribossomos próprios, DNA circular semelhante ao cromossomos das bactérias e são capazes de se autoduplicar.

Como a mitocôndria produz energia?

Mitocôndrias x produção de energia

A molécula de ATP representa a energia da célula e é produzida nas mitocôndrias através da chamada respiração celular, que utiliza a energia química encontrada em nutrientes. É como se fosse um depósito de energia usado nas reações químicas das células.

Porque as mitocôndrias têm duas membranas?

Ambas as membranas mitocondriais são formadas por uma bicamada lipídica associada a proteínas, que exercem o controle de entrada e saída de moléculas. Entre a membrana externa e interna existe uma região da mitocôndria que é conhecida como espaço intermembranoso.

Quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Quais são as organelas celulares?

Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

Qual é a função do cloroplasto?

Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese.

Qual a importância da mitocôndria na respiração celular?

As mitocôndrias são organelas complexas presentes apenas em células eucarióticas. A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição das mitocôndrias variam de acordo com o tipo de célula.

Qual a importância da organela mitocôndria no processo da bioenergética muscular?

Função. A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Qual é a função do complexo de Golgiense?

O complexo golgiense é uma organela que apresenta diversas funções, sendo alguma delas: adição de açúcares às proteínas e aos lipídios sintetizados no retículo endoplasmático (glicosilação); adição de sulfato às proteínas e aos lipídios (sulfatação); fabricação de certas macromoléculas; formação da parede celular e do ...

Artigo anterior
Quantos anagramas podem ser formados com a palavra italiana?
Artigo seguinte
Quais são as virtudes espirituais?