Qual a proteína da silagem de Capiaçu?

Perguntado por: Salomé Pereira  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos 70 e 100 dias de crescimento, respectivamente.

Quanto de proteína tem a silagem de capim-açu?

Valor nutricional - A silagem do Capiaçu tem ainda teor de proteína próximo ao da silagem de milho, que chega a 7%. Quando o capim é cortado aos 50 dias, o nível fica em torno de 10%; e vai caindo à medida que o estágio de maturação da planta aumenta. “Com o corte aos 90 dias, o teor é de aproximadamente 6%.

Qual silagem tem mais proteína?

O coeficiente de digestibilidade aparente da proteína foi maior para a dieta com silagem de milho foi maior que para as dietas com cana-de-açúcar.

Qual adubo para Capiaçu?

A primeira adubação em cobertura/manutenção deve ser realizada quando as plantas atingirem a altura mé- dia de 50 cm. Recomenda-se a aplicação fracionada de 1.200 kg/ha/ano da formulação NPK (20-05-20), após cada corte, sempre com o solo úmido.

Qual a matéria seca do Capiaçu?

(2016), para um corte do cultivar BRS capiaçu feito 110 dias após o plantio, espera-se altura média de 4,1 metros, a matéria seca 19,7%, produtividade de matéria seca (PMS) de 22,5 t/ha e produtividade em matéria natural (PMN) 112,2 t/ha.

TUDO SOBRE A SILAGEM DO CAPIAÇU NO GLOBO RURAL.

37 questões relacionadas encontradas

Qual a produtividade do Capiaçu?

Tem capacidade de produzir em torno de 100 toneladas de hectare por ano. Devido a essa quantidade, o potencial de uso para produção de biomassa acaba sendo alto. Como o corte acontece três vezes ao ano, considere a expectativa de adquirir 300 toneladas por ano.

Qual a produtividade do capim Capiaçu?

A cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética.

Qual o melhor adubo para capim elefante?

Em geral, são recomendados, anualmente, 1.000 kg/ha/ano da fórmula 20-05-20, nos sistemas onde não há irrigação. Quando a irrigação é utilizada, recomenda-se aplicar mais 100 kg/ha/ano de nitrogênio.

Para que serve o adubo 20 05 20?

Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.

Qual é o melhor adubo para capim?

O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.

Quantos por cento de proteína tem a silagem de milho?

PROTEÍNA BRUTA (PB)

Os valores de proteína na silagem podem variar de 5 a 10% da MS. Contrário ao que muitos recomendam, a proteína não deve ser o principal fator ao se avaliar a qualidade da silagem. Antes de se pensar em proteína deve-se se preocupar com as frações que compõem os outros 90 a 95% da MS da silagem.

Qual o melhor tipo de silagem?

Em geral, o milho é o preferido na produção de volumoso ensilado pelo potencial produtivo e qualidade da silagem, além da tradição no cultivo, a ampla oferta de híbridos, a boa aceitação dos animais e a possibilidade de automação de várias etapas na silagem.

Quanto de proteína tem a silagem de cana?

Segundo dados da literatura, após o período de fermentação a cana passa a apresentar um teor de proteína bruta entre 11% e 16%, sendo que desta, cerca de 8,9% a 13,9%, respectivamente, é proteína verdadeira (Demarchi, 2001).

Qual o teor de proteína da Cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar apresenta níveis de 3 a 4 % de proteína bruta, 3,2 a 3,7% para matéria mineral, 26 a 36% de fibra bruta e de 53 a 68% para extrativos não nitrogenados. Os teores baixos de proteína e minerais devem ser corrigidos, quando se utiliza esta gramínea, a fim de preencher as exigências dos animais.

Qual o teor de proteína do BRS Kurumi?

Produção - O valor nutritivo é um dos pontos fortes dessa cultivar. Segundo as pesquisas, os teores de proteína bruta (PB) têm variado entre 18% e 20% e os coeficientes de digestibilidade entre 68% e 70%.

Qual o teor de proteína do milho?

Dados experimentais mostram o teor de proteína nos grãos do milho BR 2121 variando de 7,43 a 10,90%.

Qual a finalidade do adubo 20 0 20?

É um adubo rico em nitrogênio e potássio, que pode ser utilizado nas mais variadas espécies vegetais. Fornece os nutrientes mais requeridos pelas plantas na fase de florescimento e frutificação, por isso a adubação de cobertura é feita para complementar as necessidade da planta em termos de nutrientes.

Onde usar NPK 20-05-20?

Utilizado em plantas de jardim vasos, roseiras entre outras. Para hortas, serve em jiló, abobrinhas, berinjela, pepino, tomate, etc. Em frutas, pode usar em citros, açaí, acerola, pinha, etc.

Para que serve o NPK 20-20-20?

O NPK 20-20-20: Pela sua alta concentração é indicada para plantas de grande porte. O NPK 20-10-10 ou 20-05-20: Usada para adubar gramados. E o NPK 25-25-25: Formulação essa voltada para espécies hidropônicas.

Como usar o adubo 20 00 20?

Aplicar de 20 a 30 g/m2 do adubo à lanço no momento do plantio. Para manutenção da pastagem, aplicar 10 a 30 g/m2 a lanço no início da estação das águas após o rebaixamento do pasto. Aplicar de 100 a 150 g/m2 a lanço em cobertura.

Para que serve o adubo 25 05 20?

O nosso adubo supre toda a necessidade de nutrientes , disponibiliza indutor vegetal para o melhor desenvolvimento, e ainda previne pragas e doenças. Porem caso aconteça algum ataque de fungos e insetos em sua plantação, recomendamos que faça a aplicação com pesticidas indicados para a cultura.

O que é adubação fosfatada?

Adubação fosfatada corretiva é o uso de doses elevadas de fertilizantes fosfatados, industrializados ou naturais, para elevar o nível de fertilidade natural e tornar mais eficiente as adubações de manutenção.

Quantas toneladas produz um hectare de Capiaçu?

É recomendada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção, que chega a 50 t de matéria seca por hectare por ano, pode também ser utilizada para a produção de biomassa energética.

Quantas toneladas de silo de Capiacu por hectare?

Por ser uma pequena propriedade de atividade leiteira (5,8 ha), a opção pelo capim elefante BRS Capiaçu se dá em especial pela sua alta produtividade de biomassa, segundo o zootecnista Junior, pode se atingir 80 a 100 toneladas por hectare de massa verde, ou seja, até 300 toneladas por hectare com três cortes anuais.

Quantas toneladas de capim por hectare?

Para se plantar 1 ha, são necessários de 3 a 4 toneladas de mudas. Colheita e moagem das plantas: Realizar o corte da capineira com aproximadamente 90 dias de idade e 1,80 m de altura (Napier e Cameroon) e 3,5 a 4 m de altura (BRS Capiaçu);

Artigo anterior
Como saber se eu tenho dinheiro para receber?
Artigo seguinte
Quem fundou Marituba?