Qual a principal via de ingresso de tóxico no organismo?

Perguntado por: Joana Carlota Vieira Almeida  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

Há três vias importantes de absorção dos xenobióticos no organismo: absorção via gastrointestinal; absorção via cutânea; absorção via respiratória.

Quais são as principais vias de intoxicação?

As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea.

Em qual das vias de administração o agente tóxico chega mais facilmente local de ação?

A inalação é a via mais rápida de entrada de substâncias para o interior do nosso corpo e a mais comum. Já com relação a absorção cutânea, podemos dizer que existem duas formas das substâncias tóxicas agirem.

Qual a principal via de exposição que se espera quando o indivíduo entra em contato com uma substância gasosa?

A resposta típica à exposição a altas concentrações destas substâncias é a constrição dos brônquios e isto está acompanhado pela dispnéia ou uma sensação de não poder respirar.

Quais são os principais fatores que influenciam na toxicidade de um agente tóxico?

Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.

Aula 04 Toxicologia Etapas da intoxicacão Toxicocinética

42 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores determinantes para que ocorra uma intoxicação?

Estes fatores podem ser predisponentes, como idade, sexo, existência prévia de agravos à saúde, que podem criar condições favoráveis ao agente; alimentação inadequada, sob o aspecto quantitativo ou qualitativo, e condições habitacionais, que podem facilitar a ocorrência da intoxicação; desencadeantes, como a exposição ...

Quais as 4 fases da intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais as principais vias de exposição ao agente químico em toxicologia ocupacional?

Via de exposição (administração)

As principais vias de introdução de agentes químicos no organismo humano são trato gastrointestinal, pulmões e pele.

Qual é a via de absorção de maior perigo?

Uma vez no trato gastrintestinal, um agente tóxico poderá sofrer absorção desde a boca até o reto, geralmente pelo processo de difusão passiva. Poucas substâncias sofrem a absorção na mucosa oral, pois o tempo de contato é pequeno nesse local. O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares.

Como fazer a exposição segura a substâncias perigosas?

O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR EXPOSIÇÃO A SUBSTÂNCIA PREJUDICIAIS?
  1. Mantenha o local de trabalho sempre limpo e isento de poeiras;
  2. Certifique-se de que haja boa ventilação ou ventiladores de exaustão no lugar onde está sendo feito trabalho de soldagem ou quando motores a gasolina estiverem ligados;

Quando o agente tóxico se movimenta dentro do organismo Chamamos essa fase de?

A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Onde se alojam os contaminantes em nosso organismo?

Os tratos gastrointestinal e respiratório são os principais sítios de absorção do chumbo que, uma vez absorvido, é encontrado no sangue, tecidos moles e mineralizados. Cerca de 90% do chumbo corpóreo se armazena nos ossos, principal depósito do metal no corpo.

Qual a diferença entre Agudo local e agudo sistêmico?

Quanto à abrangência de atuação os efeitos dos agentes tóxicos são classificados em: Efeito local: ocorre no local onde houve o primeiro contato do agente tóxico no organismo; Efeito sistêmico: é necessária a distribuição até atingir o órgão-alvo, diferente do local de penetração.

O que é intoxicação e quais suas fases?

INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo. Efeito tóxico: alteração biológica nociva. Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico.

O que é o processo de intoxicação?

Intoxicação é a introdução de uma substância tóxica no organismo. As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Quais são os tipos de intoxicação exógena?

Intoxicações Exógenas

Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

O que é DL50 e CL50?

A DL50 (e CL50) é a prova mais comum de toxicidade aguda. Os estudos de toxicidade aguda têm por objetivo caracterizar a relação dose/resposta que conduz ao cálculo da DL50.

Quais são as duas ferramentas da Toxicologia Ocupacional para avaliar a exposição no ambiente de trabalho?

Dois tipos de equipamentos merecem destaque: os cromatógrafos líquidos de ultraperformance (UHPLC) e os espectrômetros de massa (MS).

O que abrange a Toxicologia Ocupacional?

A Toxicologia Ocupacional é eminentemente preventiva, sendo-lhe fundamental a correta avaliação do risco a que o trabalhador está exposto. A Toxicologia estuda os efeitos danosos de substâncias químicas nos organismos vivos com vistas à prevenção e, em caso de falha, ao tratamento dos afetados.

Quais são as principais vias de contaminação do trabalhador exposto a vapores tóxicos de chumbo acima dos limites de tolerância legais sem uso de proteção individual?

Os compostos de chumbo inorgânico entram no orga- nismo por inalação ou por ingestão. Somente os compostos orgânicos de chumbo são capazes de penetrar através da pele íntegra (contato dérmico).

Quantos as fases da intoxicação podemos dizer que?

são quatro, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase de exposição 2) fase toxicocinética 3) fase toxicodinâmica 4) fase clínica.

Qual a diferença de intoxicação aguda e crônica?

INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.

Como se divide a Toxicologia?

Especialidades toxicológicas
  1. Toxicologia ocupacional. Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. ...
  2. Toxicologia ambiental. ...
  3. Toxicologia alimentar. ...
  4. Toxicologia Forense. ...
  5. Toxicologia de Medicamentos. ...
  6. Toxicologia Analítica.

Como diagnosticar uma intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

O que é Endpoint Toxicologia?

Os endpoints incluem ensaios bioquímicos de função de proteínas; repórter transcricional baseado em células (cell-based transcriptional reporter) e expressão gênica; linhagem de células e células primárias funcionais; e desenvolvimento de endpoints em embriões e stem cells embrionárias do conhecido zebrafish ( ...

Artigo anterior
O que é o custo total?
Artigo seguinte
Quem pode portar arma dentro de avião?