Qual o papel da escola na pedagogia libertadora?

Perguntado por: Raúl Marcos de Lima  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. ... Na escola libertadora o papel da educação é o de mudar a realidade social e os conteúdos são retirados do dia a dia dos alunos.

Qual era o papel da escola na pedagogia tradicional?

O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).

O que é a escola libertadora?

Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

Qual o papel do professor na Pedagogia Libertadora?

5. PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA  O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino-aprendizagem. A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Quais são os principais fundamentos da Pedagogia Libertadora?

O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária.

Paulo Freire – Pedagogia libertadora - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

Quais as características da pedagogia libertadora?

Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. ... A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Quais são as principais ideias de Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Como é visto o educador na Pedagogia Libertadora?

¨O professor é semelhante a um parteiro. O parteiro tira o humano do humano. Assim deve ser o educador: aquele que tira de dentro das pessoas o que já existe de humano dentro dessas pessoas¨. ... O educador deve se conscientizar de que a educação é sem duvidas uma forma de intervenção no mundo.

Qual o papel do professor na escola tecnicista?

O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".

O que é a pedagogia progressista libertadora?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. Os conteúdos estão sempre a disposição dos alunos para que obtenham conhecimentos de um todo, das matérias em si, sendo assim eles descobrem as respostas de suas necessidades.

O que é a tendência libertadora?

A tendência libertária é contra o autoritarismo e a favor do autogerenciamento. Como o próprio nome diz, ela dá liberdade para o aluno. Ele aprende principalmente com base na troca do grupo, o que ajuda bastante na transformação da sua personalidade, pra que se torne mais independente.

Como era o ensino na escola tradicional?

No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Como é uma escola tradicional?

A escola tradicional

Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. Espera-se que os alunos continuem desenvolvendo seus conhecimentos sobre um assunto fora da escola por meio de exercícios de lição de casa.

Quais são as características da escola tradicional?

ESCOLA TRADICIONAL:

O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.

Quais são as características da educação tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Como uma escola que atua com base na tendência pedagógica tecnicista busca desenvolver a relação professor-aluno?

Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento. Para Aranha (1996, p. 176): ... A relação professor-aluno passa a ser estruturada e objetiva, cabendo ao professor transmitir a matéria e ao aluno receber, aprender e fixar.

Como é a avaliação na pedagogia tecnicista?

A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.

Quais as principais ideias de Paulo Freire na educação e seu método de ensino?

Em vez do aprendizado mecânico e de letras e palavras descontextualizadas da vida dos educandos, o método freireano propõe partir da realidade dos alunos e de seu universo vocabular. ... A ideia é que a leitura da palavra proporcione a leitura crítica do mundo e permita a compreensão da sua realidade social e política.

Quais são as principais características da tendência progressista libertadora?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Quais são as características da pedagogia Histórico-crítica?

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

O que é o método tradicional?

Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.

Qual a diferença entre a escola nova e a tradicional?

É um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional.

Qual a diferença entre o ensino tradicional e moderno?

Métodos de ensino: Enquanto na escola tradicional é focada a repetição e o ensino de assuntos históricos, na escola moderna dão prioridade a qualidade de ensino, explicando o motivo daquilo estar certo. Os assuntos históricos são focados para um contexto mais atual e que se encaixa com o cotidiano do aluno.

Como era o ensino tradicional antigamente?

A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir.

Quais são os métodos tradicionais de ensino?

Métodos tradicionais de ensino
  • Métodos sintéticos (Século XIX e XX) Utiliza-se, nestes métodos, uma ordem crescente de dificuldade: letra, palavra e texto; consiste em ir das partes para o todo. ...
  • Método da Soletração e Silabação. ...
  • Método Fônico. ...
  • Método da Abelhinha. ...
  • Método da Casinha Feliz.

Artigo anterior
Qual o objetivo da função máximo?
Artigo seguinte
Qual é a principal matéria prima do pão?