Qual a principal teoria de Froebel?

Perguntado por: Erica Júlia de Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

Froebel defendia que as crianças são seres pensantes, com individualidades que precisam ser respeitadas, protegidas e cuidadas, nos âmbitos físicos e mentais. Isso porque, para ele, a infância não é um treinamento para a vida adulta, é uma fase da vida válida em si mesma.

Como acontece o processo de aprendizagem no brincar segundo Froebel?

Preconizava a ideia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.

O que diz Froebel sobre o brincar?

Para Froebel o brinquedo é um ato que faz parte da natureza infantil, sendo assim a atividade principal desta faixa etária a única forma que a criança tem de expressar seu mundo interior, de conhecer-se e de harmonizar-se com a tríade da Unidade Vital. A criança necessita simbolizar seu interior em objetos.

Quais os dons de Froebel?

Conheça os 6 “dons” originais elaborados por Fröbel:
  • Novelos. ...
  • Esfera, cilindro e cubo. ...
  • O cubo dividido. ...
  • Prismas retangulares. ...
  • Cubos e prismas triangulares. ...
  • Blocos de construção.

Qual é o papel da família para Froebel levando em conta o papel da mulher?

Segundo Arce (2002) um ideal burguês e religioso: mãe e esposa zelosa. Froebel exalta a mulher e a conclama a desempenhar o seu “glorioso papel”: rainha do lar e dos filhos. Contudo, a família deve ser conduzida através do comando da mãe, juntamente com um ambiente pleno de amor e religiosidade.

Friedrich Froebel - A educação infantil - o Brinquedo e o Lúdico

41 questões relacionadas encontradas

O que é unidade vital a tríade?

Os três elementos dessa tríade seriam inseparáveis uns dos outros. Essa tríade formaria o que Froebel denominava "unidade vital", na qual a educação deveria estar alicerçada para poder conduzir o indivíduo ao desenvolvimento pleno.

Qual a contribuição de Froebel para a educação?

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.

Qual a finalidade da educação infantil primeira etapa da educação básica?

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Art. 29º).

Quanto a isso disserte sobre o porquê de Froebel acredita ser a infância a base do desenvolvimento educacional?

QUANTO A ISSO, DISSERTE SOBRE O PORQUE DE FROBEL ACREDITAR A SER A INFÂNCIA A BASE DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Ola´! A infância é a base do desenvolvimento educacional porque é o primeiro contato que a criança começa a ter com o novo.

Qual é a importância da parceria entre a escola e a família no processo educativo?

Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.

Qual é o objetivo do programa de ensino de Decroly?

Com a ampliação do conceito de linguagem, que a lingüística viria a corroborar, Decroly pretendia dissociar a idéia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões "concretas" como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos.

Quem foi o criador do jardim de infância?

Isso é o você precisa saber sobre o criador do jardim de infância. Friedrich Froebel é um dos estudiosos mais conhecidos no campo da educação. O pedagogo alemão ganhou destaque com seus estudos e teorias da educação inicial e desenvolvimento das crianças, que o conduziram na criação do jardim de infância no século XIX.

Onde e quando foram criados os jardins de infância?

De acordo com Kishimoto (1988), o jardim de infância era uma instituição infantil com finalidades educativas criada por Frederico Guilherme Froebel, em 1840 na Alemanha, fazendo referência ao jardineiro que cuida da planta desde pequenina para que ela cresça bem, visto que os primeiros anos da criança são considerados ...

Quando foi criado o jardim de infância?

Froebel fundou o primeiro jardim de infância em 1873, propondo que seria um lugar onde a crianças estariam livres para aprender sobre si e sobre o mundo, com manuseio de objetos e participação em atividades lúdicas.

O que diz Kishimoto sobre o brincar?

Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde muito cedo as crianças se comunicam por gestos, sons e mais tarde a imaginação.

Como se define o brincar?

O conceito de brincar está internamente relacionado com a diversão, a exploração, a imaginação, a aprendizagem e a criatividade.

O que diz Piaget sobre o brincar na educação infantil?

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Qual a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Qual pensador afirma que a brincadeira é uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem?

De acordo com Brougère (2002) o brincar não pode ser separado das influências do mundo, pois não é uma atividade interna do indivíduo, mas é dotado de significação social. Para o autor a criança é um ser social e aprende a brincar. A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social.

Qual processo diz que o jogo ao ar livre é condição indispensável ao seu desenvolvimento físico?

È hoje pacífico que a recreação constitui um processo eficiente de educação:  Higiênica, porque o jogo ao ar livre é condição indispensável ao seu desenvolvimento físico;  Intelectual, porque servindo para lhes dar hábitos de cálculo, reflexão e previdências, constitui para formação de sua mentalidade; e  Social, ...

Qual era a função dos jardins de infância?

Raízes na educação infantil

Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento. O aluno era reconhecido como o protagonista de seu próprio aprendizado.

Como surgiu o jardim de infância no Brasil?

Os jardins de infância froebelianos,como inovação pedagógica, foram criados no Colégio Menezes Vieira, do Rio de Janeiro (1875), e na Escola Americana, dirigida por protestantes de São Paulo (1877).

Quais pensadores e educadores tiveram a preocupação com novos fundamentos para a educação das crianças?

As contribuições de John Dewey, Maria Montessori, Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Vigotski, Carl Rogers e Paulo Freire continuam inspirando quem pensa e produz conhecimento sobre o campo da inovação em educação.

Qual é a finalidade da educação infantil?

Ainda segundo a LDB, artigo 29, a educação infantil tem como finalidade "o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade".

Quais as principais finalidades das instituições de educação infantil?

A instituição de educação infantil incorpora funções de cuidar e educar, além de prestar cuidados físicos e estar criando condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.

Artigo anterior
Porque noz moscada pode matar?
Artigo seguinte
Qual o nome do tecido de calça social?