Como estão organizados os programas estratégicos de saúde?

Perguntado por: David Wilson Brito de Teixeira  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

Entre os programas estratégicos, pode-se citar: Tuberculose, Hanseníase, Endemias Focais, DST/Aids, Sangue e Hemoderivados, Imunológi- cos e Combate ao Tabagismo, Alimentação e Nutrição. Merece destaque o Programa de DST/Aids, que inclui ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O que são programas estratégicos de saúde?

O Ministério da Saúde considera como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento de um grupo de agravos específicos, agudos ou crônicos, sendo doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, tais como tuberculose, hanseníase, diabetes entre outras.

Quais são os programas estratégicos do SUS?

Abrangem os seguintes programas: DST/AIDS (Antiretrovirais); endemias focais (malária, leishmaniose, doença de chagas e outras doenças endêmicas); hanseníase; tuberculose; talidomida para lúpus eritematoso sistêmico, doença do enxerto x hospedeiro e mieloma múltiplo; doenças hematológicas e hemoderivados; influenza e ...

Quais as patologias fazem parte do elenco de programas estratégicos no país?

PROGRAMAS DO COMPONENTE ESTRATÉGICO

Os principais programas estratégicos são: tuberculose, hanseníase, meningite, malária, leishmaniose, tracoma, esquistossomose, filariose, doença de Chagas, DST/Aids, imunobiológicos, sangue e hemoderivados.

Quais são os componentes estratégicos da Assistência Farmacêutica?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CEAF) caracteriza-se pela garantia do acesso a medicamentos, imunobiológicos e demais insumos em saúde para tratamento de doenças de perfil endêmico, com impacto socioeconômico e outras consideradas como de caráter estratégico pelo Ministério da Saúde, no âmbito do ...

Ações e Programas do SUS

22 questões relacionadas encontradas

O que é Componente Básico da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica está relacionado aos medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica - CBAF é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quais são as etapas do ciclo de Assistência Farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

O que é componente estratégico?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, ...

O que é o Rename?

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename — Português (Brasil)

O que é o remume?

A REMUME- é um dos marcos da instituição do Sistema Municipal de Assistência Farmacêutica, que engloba ações desde a seleção de produtos farmacêuticos até o momento de sua utilização pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e serve como base para orientar a aquisição de produtos eficazes e seguros, a ...

Quais os eixos estratégicos da PNAF?

De acordo com a PNAF, a Assistência Farmacêutica deve ser entendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratégicos, a manutenção, a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos ...

O que não é eixo estratégico do PNAF?

d) Desorganização dos serviços farmacêuticos. Respondido em 30/04/2020 23:33:45 3a Questão O que não é Eixo estratégico do PNAF? ... São elas: participar, de forma independente, do planejamento e da programação da rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde.

Qual a finalidade da CAF?

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) integra o serviço do setor de Farmácia, e é responsável pelo armazenamento e controle dos estoques de medicamentos do Hospital.

O que são os medicamentos essenciais?

Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades prioritárias de cuidados da saúde da população.

Quais são os medicamentos excepcionais?

Os medicamentos de dispensação excepcional são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por representarem custo elevado, sua dispensação obedece a regras e critérios específicos.

Como é feita a dispensação dos imunológicos?

Como regra geral, a dispensação é feita mensalmente de acordo com a prescrição, quando são registrados o número de comprimidos e a dose de cada medicamento, incluindo trocas e modificações posológicas 22.

Qual é a importância da Rename?

RENAME, ou Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, é uma lista de fármacos com o intuito de atender as necessidades básicas da população. Esse documento rege o atendimento farmacológico do SUS e trata-se da base para orientação e abastecimento da rede pública de saúde dessas substâncias.

O que é renases e Rename?

A RENASES, conforme prevista no Decreto 7.508, de 2011, é a relação de todas as ações e serviços públicos que o SUS garante para a população, no âmbito do SUS, com a finalidade de atender a integralidade da assistência à saúde. Além da RENASES, há a RENAME – Relação Nacional de Medicamentos.

Qual seria o propósito básico da política nacional de medicamentos?

Aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Política Nacional de Medicamentos tem como propósito “ga- rantir a necessária segurança, eficácia e qualidade destes produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considera- dos essenciais”.

Quando foi criado o Programa Nacional de Controle da hanseníase?

Aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da Hanseníase.

São etapas do ciclo da AF que visa assegurar a qualidade dos medicamentos bem como garantir a disponibilidade em todos os locais de atendimento ao usuário?

ARMAZENAMENTO: consiste em procedimentos técnicos e administrativos que buscam garantir as condições adequadas de recepção, armazenamento, conservação e de um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.

Qual a importância do ciclo da Assistência Farmacêutica?

O farmacêutico ocupa papel-chave na Assistência Farmacêutica, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas, porém sua inserção ocorre de forma gradativa e heterogênea, encontrando-se, hoje, ...

Quais são os eixos que compõem a Política Nacional de Assistência Farmacêutica?

São eixos que compõem a Política Nacional de Assistência Farmacêutica:
  • Recursos humanos qualificados e fixados.
  • Estabelecimento de mecanismos adequados para a regulação e monitoração do mercado de medicamentos.
  • Centralização nas ações médicas.
  • Garantia de acesso e equidade às ações de saúde e à assistência farmacêutica.

Qual o componente mais importante da Assistência Farmacêutica?

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica é financiado, adquirido e repassado pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, conforme acordado. Cabe aos estados e municípios o recebimento, armazenamento e distribuição (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2011).

Qual o objetivo do Educafarma básico?

Educafarma. Prepara os times de Operações e Digital em fundamentos e técnicas farmacêuticas para impulsionar produtos e serviços.

Artigo anterior
Qual nível de ferro é preocupante?
Artigo seguinte
Como fazer banho de assento com óleo de melaleuca?