Qual a principal diferença da gestão por resultados para a gestão tradicional?
Perguntado por: Ângela Júlia Leite Loureiro | Última atualização: 11. Juli 2024Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)
A gestão por resultados é um modelo baseado em metas e objetivos que devem ser relacionados ao que a empresa deseja entregar ao público. Nisso, ela se difere muito da gestão tradicional, com a qual estamos acostumados e é 100% baseada em processos.
O que é a gestão tradicional?
Gestão Tradicional
Ela tem grande foco no planejamento prévio, documentação e estruturação hierárquica nos projetos. Ao mesmo tempo, em que traz um modelo de gestão mais robusto com grandes fases sequenciais, ela também é mais rígida, trabalhando com escopo, cronograma e recursos bem definidos desde o início.
O que é uma gestão por resultados?
O que é gestão por resultado? Gestão por resultado é um modelo de gestão corporativa orientado por um conjunto de resultados que a empresa planeja alcançar em curto, médio ou longo prazo. Os resultados desejados são baseados em necessidades dos clientes e oportunidades do mercado.
Quais as diferenças entre a gestão tradicional e a gestão contemporânea?
As decisões são tomadas de forma horizontal, e os processos e procedimentos possuem versatilidade. De forma resumida, a principal diferença é que a gestão tradicional é mais presa aos métodos já conhecidos e utilizados há muito tempo nas empresas, enquanto a moderna é aberta às mudanças e novidades do mercado.
É uma característica da gestão tradicional ou por função?
A gestão tradicional ou por função é frequentemente caracterizada por uma estrutura organizacional verticalizada. Isso significa que há uma hierarquia clara e uma cadeia de comando bem definida, na qual as decisões fluem de cima para baixo.
Gestão para resultados (Gestão por Resultados)
Quais as características da gestão tradicional?
A gestão tradicional vem do método waterfall, ou cascata em português, onde o gerenciamento leva em consideração fases sequenciais, longo planejamento e efetivo controle do escopo, cronograma e custos.
É uma característica da gestão tradicional?
A gestão tradicional é aquela que não se orienta por princípios ou práticas estabelecidas nos métodos ágeis. Nesse modelo de trabalho, é estabelecido um único objetivo: entregar um produto, serviço ou resultado final.
Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?
Basicamente, as empresas tradicionais focam na rentabilidade e no valor estável a longo prazo. Por sua vez, as startups estão mais preocupadas nas receitas para o financiamento e o potencial de crescimento.
Qual a diferença entre a gestão tradicional e a gestão colaborativa?
Gestão colaborativa é uma metodologia de gestão que descentraliza a tomada de decisões. No modelo tradicional há um líder responsável por, sozinho, ditar as regras e estratégias. Já na gestão colaborativa todos contribuem para chegar às decisões.
Quais são as maiores diferenças entre as metodologias tradicionais e ágeis?
A principal diferença entre metodologias ágeis e tradicionais pode ser resumida dizendo que a abordagem em cascata valoriza o planejamento futuro, enquanto a abordagem ágil valoriza a adaptabilidade e o envolvimento. Existem diferentes tipos de desenvolvimento ágil que compartilham algumas semelhanças básicas.
Qual a principal função da gestão por resultados?
A gestão por resultados tem como foco principal o atingimento de metas. Toda a empresa é responsável pelos objetivos definidos, mesmo os funcionários que não fazem parte das áreas core (como produto e comercial). Sua origem foi no trabalho do autor Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.
Quais são as características próprias da gestão por resultados?
- Foco no resultado e não nos processos;
- Responsabilidade por alcançar ou não as metas propostas pela empresa é de todos;
- Liderança mais envolvente;
- Todos os times da organização trabalham lado a lado para obter o resultado estipulado.
Quais são os pilares da gestão por resultados?
Os pilares da gestão por resultados. De acordo com especialistas, a implantação adequada da gestão por resultados depende de três pilares para acontecer: transparência, objetividade e engajamento das pessoas.
Quais são os 3 tipos de gestão?
Os modelos de gestão não são excludentes. Ou seja, é possível adotar um modelo participativo focado em resultados e processos, por exemplo. Para ajudar você, separamos três modelos: Gestão por Resultados, Gestão por Processos e Gestão Participativa.
O que é uma organização tradicional?
Nas empresas tradicionais, ou seja, baseadas no modelo burocrático, o presidente e os diretores estão no topo da pirâmide, e os subordinados preocupam-se em agradar-lhes o tempo todo. Nesse modelo, o funcionário atende às necessidades indicadas pelo seu superior imediato.
O que é a gestão contemporânea?
A gestão contemporânea é um modelo de gestão moderna e adaptável, que ocorre diante de qualquer contexto. Ela está alinhada aos objetivos atuais e se difere da anterior, focada apenas em produção e lucro. Isso não significa que a preocupação com os lucros e resultados foi descartada.
Quais são os principais tipos de gestão?
- Gestão democrática ou horizontal. ...
- Gestão autoritária ou vertical. ...
- Gestão meritocrática. ...
- Gestão por processos. ...
- Gestão por cadeia de valor. ...
- Gestão por resultados. ...
- Gestão por desempenho. ...
- Leve em conta a atividade desenvolvida.
Quais são os tipos de gestão existentes?
- Gestão Democrática. ...
- Gestão Meritocrática. ...
- Gestão com foco em resultados. ...
- Gestão com foco em processos. ...
- Gestão Autoritária ou Autocrática. ...
- Gestão por Cadeia de valor. ...
- Gestão por Desempenho. ...
- Gestão Comportamental.
Quais são as três características importantes de uma equipe colaborativa?
- Proatividade. Pessoas proativas são destaque em qualquer cenário profissional. ...
- Boa comunicação. ...
- Autoconhecimento. ...
- Flexibilidade. ...
- Resiliência. ...
- Confiança.
Como funciona uma empresa tradicional?
Por outro lado, uma empresa tradicional nasce a partir de uma necessidade e todo seu planejamento é baseado na sobrevivência e no retorno do valor inicialmente investido. É uma empresa que não se arrisca muito e que não tem como objetivo escalabilidade.
Quais são as estruturas organizacionais tradicionais?
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
Quais são os 2 tipos de organizações?
- Organização linear. A estrutura organizacional chamada de linear é a mais antiga e leva esse nome devido à verticalização do modelo. ...
- Organização funcional. ...
- Organização linha-staff.
O que é gestão de projetos tradicional?
A gestão de projetos tradicionais é baseada em um modelo sequencial, também conhecido como cascata. No modelo tradicional, o projeto é dividido em fases sequenciais (como planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento), e cada fase precisa ser concluída antes que a próxima possa começar.
O que é um processo primário?
Processos Primários
É aquele processo que agrega valor diretamente para o cliente, o que significa que são essenciais para o negócio atingir suas metas. Em geral, estão associados à experiência de consumo do cliente com o produto ou serviço exercido pela empresa.
Como a gestão de mudanças têm evoluído?
A Gestão de Mudanças como disciplina evoluiu e amadureceu muito nos últimos 25 anos, na mesma proporção em que as organizações estão mudando rápida e constantemente. A mudança não é fácil e muitas vezes repleta de resistência, confusão, estresse, ansiedade, atrasos e, em alguns casos, fracassos.
Como sabe se o carro está atrasado?
Quais são os desafios da gestão escolar?