Qual a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica?

Perguntado por: Igor Silva de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Qual é a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica? A radiolucidez permanece no ápice do dente sob diferentes angulações.

Quanto ao critério radiográfico dentre as opções a seguir qual o sinal de alteração nos tecidos de sustentação dos dentes que indica falha do tratamento endodôntico inicial?

50) Quanto ao critério radiográfico, dentre as opções abaixo, qual o sinal de alteração nos tecidos de sustentação dos dentes que indica falha do tratamento endodôntico inicial? a) Dentina exposta.

Como é chamado o abscesso periapical agudo que pode originar-se de uma exacerbação aguda proveniente de uma inflamação crônica?

Abscesso Crônico

O abscesso apical crônico também é conhecido como: Abscesso Periapical Crônico e Periodontite Supurativa Crônica.

O que é periodontite apical aguda?

A periodontite apical aguda é uma condição patológica de origem microbiana, que acomete, inicialmente, o tecido pulpar, e, a partir da progressão dos micro-organismos, acaba atingindo a região periapical.

O que causa periodontite apical aguda?

O que causa a periodontite apical? Normalmente, a periodontite apical ocorre em conjunto com outro problema dentário. A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver se a polpa do dente infeccionar ou morrer.

COMO SABER A ORIGEM DE UMA LESÃO ENDOPERIO? VOCÊ SABE?

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as lesões periapicais?

Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.

Qual a possível característica Radiografica de um cisto periapical?

Radiograficamente, os cistos radiculares apresentam- se como uma área radiolúcida circular ou oval associada aos ápices dentários, circunscrita por uma linha radiopaca bem definida17.

Quais são as principais características clínicas do cisto radicular?

Os achados radiográficos do cisto radicular mostram imagem unilocular, radiolúcida, arredonda- da ou ovalada, com limites bem definidos, circundando o ápice do dente envolvido7. Observa-se também a perda da lâmina dura ao longo da raiz envolvida8.

O que é um cisto periapical?

O cisto periapical é a lesão considerada mais frequentemente encontrada nos maxilares, como local de predileção a região anterior da maxila. É um cisto do tipo inflamatório.

Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?

Na presença de resposta negativa para o teste de sensibilidade pulpar, indicativo de necrose pulpar, faz-se o diagnóstico diferencial, tendo- se como diagnóstico final cisto radicular lateral de origem inflamatória5,11,14,15.

O que causa a lesão periapical?

Causas da lesão periapical

Algumas das causas da inflamação periapical são: Contaminação bacteriana; Medicamentos. Trauma; e.

O que causa lesão periapical?

Com relação aos focos fechados, as lesões periapicais resultam de uma reação inflamatória de longa duração , em resposta à irritação microbiana advinda do canal radicular em dentes portadores de necrose pulpar.

O que é lesão periapical inflamatória?

A lesão inflamatória periapical é a resposta local do osso ao redor do ápice do dente que se desenvolve após a necrose do tecido pulpar ou doença periodontal extensa. Quando o canal radicular não cura, recomenda-se repeti-lo.

Como o dentista sabe que é canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.

Como saber se um dente precisa de canal pela radiografia?

Como sei que preciso fazer canal?
  • Dor de dente persistente.
  • Inchaço ao redor do dente, na gengiva.
  • Dor na região do maxilar superior ou inferior, dependendo da localização do dente afetado.
  • Trauma com dente escurecido.

Como saber se é cárie ou canal?

Sintomas a serem observados
  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

O que causa lesão na raiz do dente?

Por que ocorre essa lesão na ponta da raiz? Nessa região da raiz, existe um orifício pelo qual passam vasos e nervos que vão nutrir a polpa dentária. Quando a polpa está infectada, a região do ápice também poderá estar infectada e aí se forma um processo inflamatório.

O que causa pulpite?

Pulpite - causas

De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.

O que são doenças periapicais?

A doença periapical se forma após a necrose da polpa do dente. Na grande maioria das vezes, é provocada pela cárie, mas pode ser também por traumas, por doenças da gengiva, por tratamentos ortodônticos, entre outras etiologias. A terapia indicada é o tratamento de canal.

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.

Como se dá a formação de um granuloma periapical?

Para Regezi e Sciubba (2000) o granuloma periapical é formado pela degeneração de produtos necróticos pulpar. Sciubba (2000) e Tommasi (2002) acreditam que, os produtos da inflamação da polpa infectada ativam os restos epiteliais de Malassez que estão presentes no ligamento periodontal.

Qual o tratamento para periodontite apical crônica?

O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.

O que é cisto periodontal lateral?

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

Como tratar cisto periodontal lateral?

O tratamento se faz por enucleação cirúrgica. Apesar de não tender à recorrência, recomenda-se a proservação por alguns anos. Palavras-chave: Cisto de desenvolvimento; Cisto periodontal lateral; Patologia bucal.

Artigo anterior
Tem visto um homem diligente em sua obra?
Artigo seguinte
O que é postura supina?