Porquê ler Ilíada e Odisseia?

Perguntado por: Ricardo Tomás de Ramos  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Por que é importante ler Ilíada? A primeira obra de Homero é considerada um registro da cultura, valores, comportamento e conduta gregos da época. Era em Ilíada que os gregos se baseavam sobre como conduzir um exército ou sobre como fazer uma pescaria, por exemplo.

Precisa ler Ilíada para ler Odisseia?

A Odisseia dá seguimento à narrativa da Ilíada, mas sua história nos leva para outros lugares, bem distantes de Troia: vamos dos cenários paradisíacos, conhecidos e enfrentados durante os dez anos de viagem pelos quais passou Odisseu; até a ilha de Ítaca, terra natal do herói que tem papel fundamental na guerra contra ...

Qual ler primeiro Ilíada ou Odisseia?

Odisseia (em grego clássico: Οδύσσεια; romaniz.: Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental.

Por que nos identificamos com histórias míticas como A Ilíada e A Odisseia?

Obra também atribuída a Homero. Enquanto a ”Ilíada” é a representação da vida guerreira e da época heróica, a “Odisséia” representa a vida doméstica, narrações de viagens e aventuras maravilhosas. Divide-se em 24 cantos e contém 12 mil versos hexâmetros.

Por que a Ilíada e A Odisseia são importantes para compreensão do mundo grego antigo?

A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.

Ilíada e Odisséia - Porque e como ler

45 questões relacionadas encontradas

Qual o tema das obras Ilíada e Odisseia?

“Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles” é o verso inicial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15 000 versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas conseqüências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o fi lho do rei de Tróia.

Por que os historiadores definem um dos períodos gregos como homérico?

O período homérico

A partir das invasões dórias teve início um período muitas vezes chamado de homérico, porque o conhecimento que se tem da sociedade grega da época se deve, em grande parte, a dois poemas – a Ilíada e a Odisseia -, atribuídos a Homero.

O que foi a Ilíada e A Odisseia?

“A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos.

Por que alguns estudiosos duvidam da existência do autor de Ilíada e Odisseia?

Isso ocorre porque há pouca ou nenhuma evidência arqueológica da presença grega no local e não há vestígios do ataque grego narrado por Homero, que supostamente durou dez anos. Tudo isso é muito irritante para os mais céticos, que duvidam da veracidade fundamental de todo o mito da Guerra de Troia.

O que conta o poema Odisseia?

Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses).

O que saber antes de ler Ilíada?

Separe as provisões para a viagem. Se você já tem um repertório clássico construído, um bom primeiro passo para a leitura é começar por uma edição/tradução que não parta diretamente dos versos homéricos na forma original.

Qual é a melhor tradução da Odisseia?

A tradução de Trajano Vieira, publicada pela editora 34, venceu o Prêmio Jabuti. Há uma versão original e uma edição de bolso, ambas bilíngues.

Qual o primeiro livro de Homero?

A "Ilíada" descreve os acontecimentos da Guerra de Troia, que teria ocorrido no século XIII a.C. e as aventuras entre os guerreiros gregos e troianos. A "Odisseia" descreve a aventura do herói Ulisses, em sua volta para a ilha de Ítaca, após a Guerra de Troia.

Qual a melhor tradução da Ilíada?

A tradução talvez mais fácil de encontrar é a de Carlos Alberto Nunes, da década de 1960, disponível por várias editoras (Nova Fronteira, Hedra, etc), mas que eu considero antiquada e difícil de ler.

Por que ler a Odisséia?

“Odisseia é uma obra importante, fundamental para iniciar um pensamento mais civilizatório, buscar a história deles. ... Odisseia, de Homero, é uma literatura rica em descrições. Narra a história de Ulisses, que passou dez anos na Guerra de Troia e demorou mais 17 anos para conseguir voltar para a casa.

Como entender o livro Ilíada?

Leia em voz alta sempre que possível. Como a Ilíada foi escrita em estrutura de versos e provavelmente era lida em voz alta para entreter as pessoas, essa é a forma ideal de leitura da história.

Qual é o assunto principal do livro Odisseia?

A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho. Este é, depois da Ilíada, o principal texto que foi reunido sob o nome de Homero na cultura grega.

Qual a importância da Odisseia para a cultura e literatura ocidentais nos dias atuais?

Importância da Odisseia

A Odisseia é um retrato da cultura da época, que mostra o modo de vida, a mitologia grega e os sentimentos das pessoas: amor, ódio, vingança, amizade e perdão. É uma obra clássica, isto é, que não morre nunca, e sempre que a relemos ela tem algo novo a dizer.

Quais foram os autores dos poemas épicos Ilíada e Odisseia?

Os poemas épicos gregos “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídos a Homero (século 8º a.C.), servem de modelo às sagas que se seguiram e hoje compõem a base da vida civilizada.

Quais as características da Ilíada?

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a.C., pelo poeta grego Homero. O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a.C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois.

Por que os primeiros tempos da história da Grécia são conhecidos como período homérico?

O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral.

O que caracteriza o período homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.

O que marcou o período homérico?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

O que quer dizer a palavra Ilíada?

1. Poema de Homero. 2. [Figurado] Série de aventuras ou feitos de um herói.

Quem foi Homero e quais foram suas principais obras?

Homero (850 a. C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga, autor das obras-primas "Ilíada" e "Odisseia", que narram as aventuras dos heróis gregos da guerra de Troia, e que tiveram grande influência na literatura ocidental.

Artigo anterior
Como usar o cabelo com corte long bob?
Artigo seguinte
Qual roupa para seduzir um homem?