Qual a principal característica de um molusco?

Perguntado por: Diogo Nogueira  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Características gerais dos moluscos
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

Quais as principais características dos três principais grupos de moluscos?

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.

Quais são as principais características morfológicas dos moluscos?

Morfologia. Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo.

O que um molusco?

O que são moluscos? Basicamente, a classe dos moluscos compreende animais invertebrados de corpo mole, e que na maioria das vezes são protegidos por uma concha feita de calcário.

Quais são os principais representantes dos moluscos?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

Características gerais dos Moluscos - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia

42 questões relacionadas encontradas

O que são moluscos na pele?

Molusco contagioso é uma infecção na pele, mais comum em crianças. Ela se apresenta como uma “verruga” da cor da pele e pode se espalhar por todo o corpo.

O que o molusco se alimenta?

Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.

Como nascem os moluscos?

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa. Um exemplo é o caramujo-de-jardim, que é monóico.

Quais as principais classes dos moluscos e seus representantes?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos?

São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:
  • sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada.
  • rádula e massa visceral.
  • sistema circulatório aberto e manto.
  • simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária.
  • sistema digestório completo e brânquias.

Qual é a estrutura encontrada apenas entre os moluscos?

Resolução: somente os moluscos possuem a estrutura chamada rádula, que se situa na boca e serve para raspar os alimentos. Ela é formada por pequenos dentes quitinosos.

Quais são as três divisões do corpo de um molusco?

Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.

Quais são as três divisões do corpo de um molusco Cite dois animais de cada classe de molusco gastrópode bivalve e cefalópode?

O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:
  • Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.
  • Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.
  • Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.

Como os moluscos fazem as conchas?

As conchas dos moluscos são feitas de um composto chamado carbonato de cálcio. Para formá-las, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm esse elemento, que endurecem e formam as camadas da concha. Conforme o animal cresce, a concha também aumenta de tamanho, para que seu corpo caiba nela.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Como ocorre a reprodução dos anelídeos e moluscos?

A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).

Qual é o habitat do molusco?

Eles podem ser encontrados em ambiente terrestre e também em ambiente aquático, sendo mais abundantes no ambiente marinho. Atualmente são conhecidas mais de 100.000 espécies de moluscos, as quais podem ser divididas em várias classes, sendo Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda as três principais.

Quando os moluscos se originaram?

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Como os moluscos impactam os humanos?

Há também aqueles que representam perigo à saúde humana, pois estão relacionados com o ciclo de algumas doenças. É o caso, por exemplo, dos caramujos hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, platelminto causador da esquistossomose, uma importante doença parasitária.

Como se pega o vírus molusco?

O vírus que causa molusco é contagioso. O vírus se espalha pelo contato direto com a pele (por exemplo, numa luta livre) ou objetos, como toalhas ou esponjas, que foram tocados por uma pessoa infectada. O vírus também pode se espalhar na água, como em piscinas, banhos ou saunas. Essa infecção é comum entre as crianças.

O que tira molusco da pele?

Como é feito o tratamento
  1. Pomadas: com ácido tricloroacético, combinação de ácido salicílico e ácido lático ou hidróxido de potássio;
  2. Crioterapia: aplicação de frio sobre as bolhas, congelando-as e removendo-as;
  3. Curetagem: o médico retira as bolhas com um utensílio semelhante a um bisturi;

Como acabar com o molusco contagioso?

Coloque uma camada alta e cubra com micropore. Uma hora após pegue uma agulha de insulina esterilizada (comprada em farmácia) e tira a capinha do molusco. Com a capa da agulha raspe a lesão para sair uma bolinha branco-amarelada, que é o molusco. Após a retirada da lesão passe o iodo.

Qual o tipo de larva dos moluscos?

Já os moluscos bivalves possuem desenvolvimento indireto: após a fecundação externa, há a formação de uma larva chamada trocófora, que se desenvolve em um segundo estágio larval chamado véliger, que só então se desenvolve em indivíduo adulto.

Qual o tipo de circulação dos moluscos?

O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue é impulsionado por uma bomba, que é o coração, passa no interior de alguns vasos sanguíneos e chega a lacunas (hemoceles) encontradas entre os diversos tecidos, circulando lentamente nesse local, sob baixa pressão, levando nutrientes e ...

Artigo anterior
Quais setores vão crescer em 2022?
Artigo seguinte
O que aconteceu de mais importante no Brasil em 2013?