Como dizia Lacan?

Perguntado por: Luna Eva Tavares Monteiro  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

5 frases de Lacan sobre o outro
  • 1 – Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou. ...
  • 2- Amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer. ...
  • 3 – Amo em ti algo mais que tu. ...
  • 4 – O papel da mãe é o desejo da mãe. ...
  • 5 – O amor é impotente, ainda que seja recíproco, porque ele ignora que é apenas o desejo de ser.

O que diz a teoria de Lacan?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

Por que Lacan é difícil?

A Complexidade da Obra de Lacan

Uma das razões que dificulta na compreensão da obra de Lacan é o seu próprio modo de escrever. Ele escreve de uma forma que não leva a uma posição claramente definida. Seu estilo de escrita usualmente empregado, assim, acaba se diferenciado a sua obra da obra de Freud.

O que significa a frase cada um alcança a verdade que é capaz de suportar?

Quando uma pessoa que se comporta de maneira extremamente dócil, esconde por trás, um instinto extremamente violento. Retorno agora à frase citada inicialmente: “Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar”, de Jacques Lacan.

Como suportar a verdade?

Além disso, lembre sempre de:
  1. Basear-se em fatos;
  2. Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
  3. Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não esteja presente na reunião;
  4. Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
  5. Focar em resultados.

Algumas ideias de Lacan | A psicanálise de Lacan

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Qual a importância da linguagem para Lacan?

Os significados permeiam os significantes; e para Lacan, o que forma a linguagem mesmo são os significantes: é com eles que o inconsciente vai lidar. E cada significante terá toda uma carga, um sentido, um energia libidinal para cada sujeito, individualmente.

Qual é a proposta de Lacan sobre a relação entre linguagem e inconsciente?

O inconsciente é, no fundo dele, estruturado, tramado, encadeado, tecido de linguagem. E não somente o significante desempenha ali um papel tão grande quanto o significado, mas ele desempenha ali o papel fundamental. O que com efeito caracteriza a linguagem é o sistema do significante como tal. (Lacan, 1981/2008, p.

O que significa a afirmação de Lacan de que o inconsciente se estrutura como a linguagem?

A tese lacaniana de que “O inconsciente está estruturado como uma linguagem” opõe-se à redução do inconsciente a uma reserva de pulsões selvagens que não foram domesticadas pelo Eu.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Para Freud, o desejo é um direcionamento para um vivência satisfatória que acalmou uma necessidade anterior. Por exemplo, pense na fome no bebê e o desejo dele de saciá-la. Por sua vez, Lacan aponta o desejo para algo como anseio, cobiça, construindo o desejo veemente.

O que é sujeito barrado para Lacan?

O sujeito é barrado, como afirma Lacan e simboliza por S, para dizer desta divisão a partir de seu encontro com a linguagem, que o coloca na condição de efeito e de produção significante. É assim que se dá, portanto o sujeito da psicanálise, da enunciação ou do inconsciente.

Porque Lacan foi expulso?

A expulsão de Lacan da IPA foi causada por ele não obedecer às normas daquela instituição e ter muitos alunos, analisandos e supervisionados ao mesmo tempo, bem como por conta das “sessões curtas” de cinco minutos que Lacan insistia em manter — algumas sessões de Lacan foram de apenas um minuto.

Qual é a principal característica da linha de trabalho de Lacan?

O trabalho de Lacan tem como sujeito o Outro com uma letra maiúscula. O “Outro” (do insconsciente, do intrapessoal) se distingue do “outro” (das demais pessoas, do relacionamento interpessoal). Neste sentido, é relevante a reflexão de Lacan sobre o desejo.

O que é a terapia lacaniana?

No mundo da psicologia, existem diversas áreas e abordagens. Uma delas é a terapia lacaniana, baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. Assim, para a psicanálise lacaniana, é fundamental não influenciar naquilo que o inconsciente do paciente deseja falar.

O que é o objeto a Lacan?

Na medida em que ele é sobra, Lacan o reconhece estruturalmente como objeto perdido. O objeto a “é o que lidamos no desejo e por outro lado na angústia” (Ibid., p. 179). Em outras palavras, essa imagem constitui para o homem a imagem de seu desejo, isto porque é do lado do Outro que colocamos o que nos falta.

Qual a importância da linguagem na formação do psiquismo?

No processo de desenvolvimento do bebê, no qual a linguagem tem uma função estruturante e fundante na formação do psiquismo e do sujeito, são necessárias a diferenciação do eu e não-eu e a capacidade de perceber o outro para, posteriormente, separar-se dele.

Qual a importância da linguagem na construção social do sujeito?

A linguagem constitui o sujeito, pois é por meio dela que ele interage com o mundo, construindo simbolicamente os significados do mundo e de si mesmo. Esta construção não é estática, acontece por meio de processos sucessivos que não se fixam inteiramente, ao contrário, estão sempre em movimento.

Qual a importância da linguagem para a constituição do ser humano?

A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.

Qual a função e importância dos mecanismos de defesa do ego?

Tem a função de proteger o ego contra elementos como a ansiedade e o desprazer, por exemplo, e são normais a todos os seres humanos, podendo ser utilizados também para defender de forma patológica o narcisismo do sujeito.

Quais os mecanismos de defesa na psicanálise?

Os 9 Mecanismos de Defesa na psicanálise
  • Recalcamento, recalque ou repressão.
  • Negação.
  • Regressão.
  • Deslocamento.
  • Projeção.
  • Isolamento.
  • Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa.
  • Formação reativa.

Como mecanismo de defesa do ego como se opera o altruísmo?

O altruísmo pode ser usado como um mecanismo de defesa, por exemplo, sendo particularmente útil para uma pessoa que sentimos que não gosta de nós ou neutralizando um argumento com palavras gentis e positividade.

Quanta verdade você pode suportar?

Quanta é a verdade que um espírito suporta, quanta é a verdade a que ele se aventura? – Eis o que sempre foi para mim o genuíno critério dos valores. Toda conquista, cada passo adiante no domínio do conhecimento, tem sua origem na coragem […] pois a única coisa que, por princípio, condenamos até agora é a verdade.”

Quanta verdade pode suportar?

A verdadeira questão é: quanta verdade consigo suportar?

Quanta verdade suporta?

Quanta verdade suporta, quanta verdade ousa um espírito? Cada vez mais tornou-se isto para mim a verdadeira medida de valor. Erro ( – a crença no ideal – ) não é cegueira, erro é covardia…” Nem o nojo nem a compaixão, Nietzsche quer a verdade que se oponha à covardia.

Artigo anterior
Por que os homens amam as mulheres poderosas?
Artigo seguinte
Como transferir o dinheiro do mercado pago para outra conta?