Por que alguns pacientes morrem após cirurgia bariátrica?

Perguntado por: Isaac Emanuel Fernandes Vaz  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

De acordo com informações do portal G1, a causa da morte do irmão de Ivete “foi uma infecção generalizada provocada por complicações em uma cirurgia bariátrica ”. Além das infecções, podem ocorrer complicações como sangramentos e problemas de obstrução de intestino.

Qual o risco de morte da cirurgia bariátrica?

Resultados. Os resultados revelaram que a mortalidade por todas as causas foi 16% menor em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica em comparação com participantes não cirúrgicos. Menor mortalidade foi observada tanto para homens quanto para mulheres.

O que pode dar errado numa cirurgia bariátrica?

Cálculos renais. Alterações metabólicas como desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas e queda de cabelo. Fezes de odor fétido e diarreia também são possíveis dependendo do técnica cirúrgica escolhida (duodenal switch e cirurgias de scopinaro)

Quais as principais complicações de pacientes em Pós-operatório de cirurgia bariátrica?

A seguir, confira quais são as principais complicações tardias desse tipo de intervenção:
  • Estenose de anastomose. ...
  • Úlcera. ...
  • Fístula gastro-gástrica. ...
  • Hérnia interna. ...
  • Sangramentos.

Qual a expectativa de vida após bariátrica?

Com o aumento crescente do número de cirurgias bariátricas muitos questionamentos ocorrem.

Tem perigo de morrer após a Bariátrica?

15 questões relacionadas encontradas

Qual a pior fase da bariátrica?

Por exemplo, a maioria dos pacientes que passam pela cirurgia mencionam que a fase mais difícil é o pós-operatório , especificamente durante a dieta líquida. Isso faz perfeito sentido ao imaginar a mudança brusca nos hábitos alimentares de um paciente.

Qual a fase mais difícil da bariátrica?

No período da dieta líquida e pastosa é mais difícil, mas é preciso manter uma alimentação natural e completa com hábitos saudáveis para ter sucesso na cirurgia”, afirmou a nutricionista.

Como saber se o grampo da bariátrica estourou?

Para constatar o rompimento dos grampos, o médico poderá pedir uma radiografia com contraste oral ou Tomografia Computadorizada (TC) do abdome. Se o caso não estiver grave, apenas o uso de antibióticos intravenoso (pela veia) e jejum podem resolver.

É seguro fazer a cirurgia bariátrica?

No Brasil, o método de bypass é realizado em 70% das cirurgias, sendo o mais praticado no Sistema Único de Saúde (SUS). A bariátrica costuma ser um procedimento seguro, mas é preciso seguir os cuidados pós-cirurgia para evitar complicações e efeitos colaterais.

Qual a chance de uma bariátrica dar errado?

Os riscos e a estrutura do processo operatório

A cirurgia bariátrica é considerada uma operação segura por apresentar baixos índices de mortalidade, entre 0,1 e 1%. Para isso, medidas cautelares visando redução dos riscos começam já na escolha da equipe médica e no local onde será realizado o procedimento.

Quando não fazer bariátrica?

Doenças que aumentam o risco cirúrgico, como doenças cardiovasculares graves, insuficiência respiratória, doença hepática avançada, entre outras. Transtornos alimentares não tratados, como anorexia nervosa, bulimia nervosa ou transtorno da compulsão alimentar. Uso crônico de drogas ou álcool.

O que causa embolia pulmonar após cirurgia bariátrica?

As comorbidades relacionadas à ocorrência de embolia pulmonar são: hipertensão arterial, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), obesidade abdominal e alto valor de IMC.

Quem faz cirurgia bariátrica vive menos?

Isso é um MITO, ok gente? Eu adoraria ver as fontes de informações que as pessoas usam para afirmar o contrário, a verdade é que elas não existem.

Quem não pode fazer a cirurgia bariátrica?

Pacientes com comorbidades graves ou de difícil controle e que aumentam muito o risco cirúrgico, como doenças cardíacas ou pulmonares, não devem ser submetidos ao tratamento, uma vez que o risco, nesses casos, suplanta o benefício da cirurgia.

Tem que entubar para fazer bariátrica?

O paciente passa pelos primeiros cuidados, que envolvem a administração dos medicamentos, verificação dos parâmetros vitais, como pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio, gás carbônico no sangue, etc. Em seguida, o paciente passa pela intubação.

Qual a desvantagem da cirurgia bariátrica?

Uma das complicações a longo prazo das gastroplastias é a deficiências de algumas vitaminas e oligoelementos. A melhor forma de profilaxia é o inicio precoce de suplementos vitamínicos desde o pós-operatório recente, evitando-se carências nutricionais específicas.

Quanto tempo demora para cicatrizar o estômago após cirurgia bariátrica?

Após realizar a operação, a estimativa de tempo para que seu estômago se recupere é de 30 dias. É provável que, na metade desse tempo, 80% do órgão já esteja cicatrizado, mas os outros 20% levará, em média, mais 15 dias.

Tem gente que não emagrece com bariátrica?

Você já ouviu falar no efeito platô? Ele pode ser percebido quando o paciente estagnou o seu peso e não emagrece, mesmo se alimentando bem e fazendo exercícios. O efeito platô é muito comum para as pessoas que fazem a cirurgia bariátrica e não deve ser causa de grande preocupação.

Quais as complicações da cirurgia bariátrica a longo prazo?

Essas complicações incluem: fístula na linha de grampeamento, sangramento gastrointestinal, obstrução intestinal 4. Complicações cirúrgicas tardias APOS by-pass gástrico: Revisão da literatura.

Quantos dias o estômago cicatriza?

São necessários cerca de 30 dias para que o estômago cicatrize. Com 15 dias as chances de complicações pós-cirúrgicas como vazamentos da linha de grampos ou sangramentos.

Quantos furos faz na bariátrica?

A técnica de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é a mais usada em procedimentos de cirurgia bariátrica no Brasil. Usando 5 ou 6 pequenos furos, o cirurgião insere os instrumentos necessários e uma microcâmera, que orienta seus movimentos.

Quantos quilos o Bariatrico perde no primeiro mês?

Após 1 mês

A maioria dos pacientes após a cirurgia bariátrica costuma perder cerca de 17% do excesso de peso durante o primeiro mês após a cirurgia. Dessa forma, por exemplo, se o seu excesso de peso for de 46 kg, você pode esperar perder 7 ou 8 kg, no primeiro mês após a cirurgia.

Quantos kg se perde com 4 meses de bariátrica?

No primeiro mês, o paciente perde, em média, 10% de seu peso. Já no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial. De forma gradual.

Como saber se a cirurgia bariátrica deu certo?

Quando se fala em cirurgia bariátrica (gastroplastia), a perda de peso é o principal indicador de sucesso do procedimento. Com ela é possível verificar melhora nas condições clínicas em pessoas que apresentam alguma comorbidade e também na qualidade de vida.

Porque o Bariatrico sente tanto frio?

Muitos pacientes após a cirurgia bariátrica relatam sentir mais frio. Isso é bastante comum e vários são os motivos associados. A simples perda de peso e consequente redução da gordura corporal (resultado esperado e benéfico da cirurgia) diminui a proteção térmica que o tecido gorduroso é responsável.

Artigo anterior
Quanto custa a mão de obra para construir um sobrado de 120 M2?
Artigo seguinte
De quem a Liliana e filha?