Quais são as citocinas Anti-inflamatórias?

Perguntado por: Renata Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

As anti-inflamatórias são IL-4, IL-10, IL-13 e FTCβ (fator transformador de crescimento β) 2,4. As citocinas são mediadores necessários para conduzir a resposta inflamatória aos locais de infecção e lesão, favorecendo a cicatrização apropriada da ferida.

Quais são os tipos de citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Quais são as citocinas inflamatórias que interfere na resposta medular?

Existem citocinas que podem ser consideradas como “inflamatórias”, pois aumentam as diferen-tes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

O que é citocina e qual seu papel no processo inflamatório?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).

Qual citocina Anti-inflamatória e estimulada pela prática do exercício físico?

O exercício causa liberação de citocinas pró-inflamatórias e essas, por sua vez, desencadeiam a ativação de Mn-SOD e a produção de citocinas anti-inflamatórias como a IL-10, de antagonista dos receptores da IL-ip e do fator de crescimento transformante alfa (TGF-a).

Citocinas pró e anti-inflamatórias! [DESVENDADO]

19 questões relacionadas encontradas

O que são citocinas inflamatórias?

Citocinas pró-inflamatórias atuam promovendo o processo inflamatório, garantindo que as reações ocorram e o insulto inicial seja eliminado.

O que são citocinas Pró-inflamatórias e Anti-inflamatórias?

Dessa forma, as citocinas influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (pró-inflamatórias) ou atenuar (anti-inflamatórias) a resposta inflamatória.

Qual é a função de citocina?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

O que são citocinas e para que servem?

As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, variando entre 8 e 30 kDa, produzidas geralmente em resposta ao estímulo antigênico e que funcionam como um mensageiro químico para regulação do sistema imune adaptativo e inato.

O que são citocinas e como elas agem de forma geral?

As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.

Quais são as substâncias Pró-inflamatórias?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

As citocinas produzem seus efeitos celulares pela ativação de vários fatores de transcrição como o AP-1, o NF-kB e o STAT, os quais ativam ou reprimem os genes alvo.

Quais são as principais citocinas da resposta imune inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.

Quais são as 4 características das citocinas?

Características funcionais das citocinas

Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.

Qual a citocinas mais importante na resposta imune celular?

Interleucina-1 (IL-1): Produzida por monócitos e muitos outros tipos de células. Produz febre, estimula a síntese de proteínas da fase aguda, promove a proliferação de células Th2.

Quem libera as citocinas?

As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.

São fatores intestinais que estimulam o estado Pró-inflamatório?

A síntese de leptina é estimulada por infecção e por citocinas pro- inflamatórias como, por exemplo, o TNF-α e a IL-6. O aumento nas concentrações de leptina como resultado do aumento dessas citoci- nas pode contribuir para a anorexia e redução de massa corporal que acompanham as condições inflamatórias(88).

Quais são os papéis das citocinas Pró-inflamatórias no processo de reparo celular tecidual?

O principal papel das citocinas TNF e IL-1 no processo inflamatório consiste na ativação endotelial, estimulando a expressão de moléculas de adesão nas células endoteliais, o que resulta em aumento do recrutamento, aderência dos leucócitos e aumento da produção de citocinas adicionais, particularmente quimiocinas.

Como diminuir a produção de citocinas?

Na imunidade celular, a vitamina D aumenta a secreção de peptídeos antimicrobianos e reduz a tempestade de citocinas. Na imunidade adaptativa, a vitamina D modula a resposta, para aumentar o perfil Th2 (anti-inflamatório) e reduzir o perfil Th1 (pró-inflamatório).

O que é um processo inflamatório?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

Quais são os receptores da imunidade inata?

Os receptores do tipo Toll são uma classe de receptores relacionados à imunidade inata localizados na membrana plasmática ou estruturas endossomais, estão presentes em células endoteliais, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B, além de outros grupos celulares.

Como ocorre a resposta imune inata?

A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.

Como os fatores de transcrição interagem com o DNA?

Os fatores de transcrição são proteínas que contém pelo menos dois domínios funcionais: um de ligação com o DNA e outro de ligação com a RNA polimerase. Essas proteínas controlam, quando, onde e como os gene serão transcritos, sendo a base para o controle da expressão gênica.

O que são células Th1 e Th2?

Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.

Artigo anterior
Como funcionam as leis do universo?
Artigo seguinte
Qual o objetivo do padrão Decorator?