Qual a principal alteração cardíaca causada pela intoxicação por monensina?

Perguntado por: Júlia Neuza Domingues Monteiro  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

A causa da morte nos eqüinos intoxicados por AIs é geralmente atribuída à insuficiência cardíaca associada à cardiomiopatia degenerativa (Novilla 1992). Entretanto, sinais de insuficiência cardíaca podem ser encontrados mesmo em animais sem evidências macro ou microscópicas de lesões no miocárdio.

O que a monensina causa em equinos?

Surtos de intoxicação por monensina em equinos têm sido relatados com apresentação clínica de taquicardia e arritmia cardíaca, incoordenação, sudorese, mucosas cianóticas, decúbito, dificuldade respiratória e movimentos de pedalagem antes do óbito.

Qual o mecanismo de ação da salinomicina em Perus?

A salinomicina facilita o fluxo iônico através da membrana citoplasmática e membrana mitocondrial (MITANI et al., 1976).

Quais patologias podem ocorrer em casos de intoxicação por antibióticos ionóforos?

Os casos crônicos apresentam atrofia dos músculos dos membros posteriores e um andar rígido (RADOSTITS et al., 2002). As lesões associadas à intoxicação são caracterizadas por degeneração nos músculos esqueléticos e no miocárdio.

O que é monensina sódica?

A Monensina Sódica é um aditivo muito utilizado em rações e suplementos para gado de corte e leite. A substância age sobre as bactérias do rúmen, trazendo diversos benefícios para os bovinos, como o ganho de peso, melhora da conversão alimentar e controle preventivo de coccidiose.

Curso EAD Intoxicação por Agrotóxicos na APS. Diagnóstico e tratamento - Inseticidas parte 2

18 questões relacionadas encontradas

Qual a função da monensina?

Monensina: Os ionóforos são compostos melhoradores de desempenho, sendo a monensina sódica o mais utilizado em dietas de ruminantes. Ela age sobre bactérias Gram-positivas, influenciando a fermentação ruminal e resultando em maior produção de ácido propiônico, em detrimento do acético.

O que é monensina e virginiamicina?

aditivos como a monensina e virginiamicina melhora o desempenho animal otimizando a produção animal, aumento do ganho de peso e degradabilidade, e diminuição do consumo de matéria e da quantidade e metano gás esse que tem grande influência no efeito estufa.

Quais as consequências do uso indiscriminado de ionóforos na produção bovina?

Efeitos provocados pelo uso de ionóforo

Em diversos estudos, verificou-se que em dietas com altas proporções de volumosos, entre 80 e 90%, com a adição de 30 ppm de monensina, ocorre um aumento significativo de ganho de peso, na ordem de 14%. ... A salinomicina é mais tóxica que a monensina.

Quais as consequências do uso indiscriminado de ionóforos na produção bovina e quais são os efeitos negativos sobre a fisiologia da digestão desses animais?

A utilização de ionóforos pode levar a uma queda na produção de metano tornando o processo digestivo mais eficiente através da diminuição das perdas energéticas. Ao utilizar ionóforos, as bactérias gram-negativas irão predominar sobre as gram-positivas, que são as bactérias predominantemente produtoras de metano.

O que são antibióticos ionóforos?

Os ionóforos são antibióticos que deprimem ou inibem seletivamente o crescimento de microrganismos do rúmen.

Qual mecanismo de ação tem um ionóforo em um equino?

Os ionóforos medeiam trocas de cátions por pró- tons através das membranas celulares sem usar os ca- nais iônicos, promovendo a passagem de um íon específi- co (K+, Na+ ou Ca++) para dentro da célula.

Quais as consequências do uso de antibióticos em animais?

O uso de antibióticos em animais pode aumentar o risco de transmissão de bactérias resistentes a drogas para humanos, seja por infecção direta ou pela transferência de "genes de resistência da agricultura para patógenos humanos" , alertam os pesquisadores .

Como os ionóforos modificam o gradiente de concentração iônica Transmembrana?

Os ionóforos causam a disrupção do gradientes de concentração iônica transmembranares permitindo que os íons passem enquanto evitam o contacto com o interior hidrofóbico da membrana.

O que acontece se o cavalo comer ureia?

O problema se caracteriza por deficiências motoras, tremores musculares e colapsos, sendo um problema grave que pode levar à morte do animal. Os primeiros sintomas da intoxicação, normalmente, começam a aparecer após 20 minutos da ingestão da substância, deixando o animal apático e debilitado.

O que é Flavomicina?

Já a flavomicina é um inibidor da síntese da camada peptidoglicana, que atua primariamente contra bactérias gram-positivas e apresentam parede externa formada por peptidoglicanos, permeável a esse aditivo (HUBER; NESEMANN, 1968, adaptado de SANCHES, 2014).

Quais os efeitos dos aditivos nas bactérias Gram-positivas e Gram negativas?

Os aditivos ionóforos atuam selecionando bactérias ruminais. Parte das bactérias Gram Positivas, sensíveis à ação da monensina e lasalocida, são eliminadas e, por consequência, permitem que mais substratos sejam utilizados pelas bactérias Gram Negativas.

Quais são os ionóforos?

Ionóforos são antibióticos que deprimem ou inibem seletivamente o crescimento de microrganismos do rúmen, e, atualmente, os mais utilizados são a monensina, a lasalocida e a salinomicina.

Para que serve a Narasina?

é um aditivo melhorador de desempenho para ser utilizado em suplementos nutricionais e indicado para melhorar as taxas de ganho de peso e eficiência alimentar de bovinos à pasto.

Qual a relevância do uso de aditivos na alimentação de animais de produção?

Os aditivos podem melhorar a conversão alimentar e/ou produção (ganho de peso/leite) e/ou sanidade. ... O uso de lactobacilos tem-se dado, principalmente, na alimentação de monogástricos e bezerros jovens.

Quais as principais funções da utilização de aditivos na dieta de animais ruminantes?

Geralmente os aditivos alimentares empregados na alimentação de ruminantes agem como moduladores da fermentação ruminal, maximizando ou minimizando reações no rúmen, dependendo do tipo e do teor de alimentação, da produção animal e dos compostos utilizados na modificação da fermentação ruminal (ZEOULA et al., 2008).

O que são aditivos para Bovinos?

Os aditivos são substâncias orgânicas ou inorgânicas que são adicionados ao alimento do ruminante com alguns objetivos, ou seja, para fermentação ruminal ou proteção da saúde do animal, que pode se resumir em melhorar o crescimento microbiano, reduzir, eliminar ou modificar os processos ineficientes de digestão e ...

Qual o papel da virginiamicina?

A virginiamicina (VM) é um antibiótico produto da fermentação de cepas de bactérias Streptomyces virginae que possui ação como promotor de crescimento quando utilizada em doses baixas. Em ruminantes, a VM age contra bactérias gram-positivo, inibindo assim o crescimento de bactérias ruminais produtoras de ácido láctico.

Qual sal dar para o gado?

Sal mineral, por definição é uma mistura entre minerais inerentes a produção animal com o sal comum (sal branco ou NaCl). Naturamente, os bovinos possuem uma necessidade por sal branco inicialmente para balancear a bomba de sódio e potássio.

O que é coccidiose em bovinos?

A coccidiose é uma doença infecciosa, causada por protozoários do gênero Eimeria e por isso também conhecida como eimeriose ou curso negro. Essa doença é frequente em ruminantes, sendo mais comum em bezerros e caracterizada principalmente por causar diarreia nos animais parasitados (OLIVEIRA et al., 2007).

Como funcionam os mecanismos de transporte Transmembranar?

Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado.

Artigo anterior
Como limpar couro nobuck?
Artigo seguinte
Para que serve a paleta de cores?