Qual a primeira etapa do ciclo de replicação de um vírus?

Perguntado por: Valentim Marco Neves Costa  |  Última atualização: 21. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

A primeira etapa da replicação dos vírus é o contato com a superfície das células a serem infectadas. Através de uma “porta de entrada” no hospedeiro os vírus atingem um tecido alvo em que as células são suscetíveis à infecção (Fig 1).

Quais são os ciclos de replicação viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Como ocorre o processo de reprodução dos vírus?

Reprodução viral

Uma vez dentro da célula, o ácido nucleico do vírus (DNA ou RNA) se duplica e comanda a síntese das proteínas virais. A reunião dos dois componentes – ácido nucleico e proteínas – origina novos vírus, que saem da célula onde se formaram e vão infectar novos hospedeiros.

Qual o nome dado a etapa da replicação viral que caracteriza a ligação do vírus a receptores da célula hospedeira?

Adsorção é a primeira etapa do processo de replicação viral. É nela que ocorre a ligação do vírus com a célula hospedeira.

O que o vírus precisa para se reproduzir?

Para sobreviver, se reproduzir e se multiplicar, eles precisam invadir alguma célula saudável presente no organismo de um ser humano, se aproveitando das estruturas dessa célula para obter nutrientes.

Ciclo Replicativo Viral

32 questões relacionadas encontradas

O que é a replicação viral?

A replicação viral requer a síntese de pelo menos uma proteína viral (as vezes várias). Vírus simples dependem mais de proteínas do hospedeiro (economia genômica). Vírus complexos codificam várias proteínas, mas não todas as necessárias para a replicação.

Como é o ciclo de vida de um vírus?

No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.

Qual o ciclo de replicação dos vírus está ocorrendo na imagem lítico ou Lisogênico Justifique sua resposta?

Alternativa “d”. O ciclo lítico ocorre quando, ao final do processo de multiplicação viral, a célula rompe-se. No caso do ciclo lisogênico, a célula permanece preservada.

Qual etapa da reprodução dos vírus ocorre a introdução do material genético do vírus no interior da célula?

→ Penetração: acontece a entrada do vírus em sua totalidade ou parcialmente na célula. → Desnudamento: o ácido nucleico do vírus é liberado no interior da célula, separando-se do seu capsídio. → Biossíntese: o material genético é duplicado e ocorre a síntese das proteínas necessárias para formar o capsídio.

Como os vírus se replicam dentro das células hospedeiras?

Para um vírus se replicar, deve induzir uma célula hospedeira viva a sintetizar todos os componentes essenciais à produção de mais vírus. Ácido nucléico viral codifica poucos genes necessários à biossíntese de novos vírus. Célula hospedeira geralmente “fornece”: enzimas para a síntese protéica, ribossomos, tRNA e ATP.

O que são como se constituem e onde se reproduz o vírus?

Os vírus são organismos acelulares que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica. Os vírus são organismos que não possuem células. Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células.

Quais são as formas de transmissão do vírus?

Assim, pode haver transmissão da doença por meio de abraços, beijos ou mesmo carícias. O contato muito próximo com gotículas respiratórias (gotinhas que saem da nossa boca e nariz quando falamos, espirramos ou tossimos) de uma pessoa com a doença também pode ser um meio de transmissão.

Quais são as etapas do processo de replicação?

A replicação desenrola-se em 3 etapas: iniciação, elongação e terminação. O mecanismo de replicação, embora comum a todos os organismos, sejam eles eucariotas ou procariotas, apresenta grandes diferenças no processo.

O que ocorre na fase de liberação da replicação viral?

Ocorre então a montagem dos capsídeos por essas proteínas, que incorporam os novos genomas, ocorrendo um processo de maturação das partículas virais no núcleo (etapas 14 a 20). Finalmente com o acúmulo de partículas virais, ocorre a ruptura do núcleo e da célula e liberação dos novos adenovírus (21).

Qual enzima abre a fita de DNA?

Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.

Como é formado o vírus?

Eles são formados por cápsulas proteicas, chamadas de capsídio, que envolvem o ácido nucleico, que, por sua vez, pode ser um DNA ou um RNA, com exceção de poucos vírus que apresentam os dois tipos.

O que é RNA do vírus?

Vírus ARN ou Vírus RNA são vírus que têm RNA como material genético. Os vírus ARN são mais propensos a sofrer mutações genéticas, se comparados aos vírus ADN.

Por que o vírus é considerado um ser acelular?

Os vírus não possuem células (acelulares): a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Essa característica contraria a teoria celular, que diz que todos os seres vivos são formados por células. Assim sendo, por não possuírem células, muitos afirmam que os vírus não são seres vivos.

Como funciona o ciclo lisogênico de reprodução dos vírus?

No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.

Quais vírus tem ciclo lisogênico?

AIDS e herpes são bons exemplos disso: como a célula continua desempenhando suas funções enquanto o vírus está no ciclo lisogênico, o surgimento de qualquer sinal ou sintoma da doença se torna dificílimo.

Quantos tipos de vírus tem?

A partir dos estudos da virologia, nós conhecemos aproximadamente 200 vírus que podem causar doenças em seres humanos.

Quais são os dois ciclos virais?

Ciclo lítico e ciclo lisogênico.

Quanto tempo vive um vírus?

O tempo de sobrevivência irá depender das características dessa superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

Qual as 5 etapas da replicação viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Artigo anterior
Qual é valor de uma consultoria de um arquiteto?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o processo de reabilitação profissional?