Qual a portaria da NR-35?

Perguntado por: Leticia Miranda de Cardoso  |  Última atualização: 29. November 2024
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

A nova redação da NR 35 foi dada pela Portaria MTP nº 4.218, de 20/12/2022, e fixou duas etapas para a sua entrada em vigor: A primeira etapa terá início em julho e abrangerá o corpo da norma, bem como os Anexos I (Acesso por cordas) e II (Sistemas de Ancoragem); e.

Qual a portaria que regulamenta as NR?

As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.

Quais são as normas da NR-35?

A NR 35 determina que toda atividade com risco de queda superior a 2 metros do nível inferior se enquadra como trabalho em altura. Como falamos anteriormente, as quedas por falta de segurança no trabalho em altura é uma das principais causas de morte dos trabalhadores, por isso existe a NR 35.

O que é estabelecido na NR-35?

A NR-35 define e regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade. A NR-35 estipula as exigências mínimas de proteção para o trabalho em altura.

Qual é a norma para trabalho em altura?

O que é trabalho em altura? Segundo o Ministério do Trabalho, trabalho em altura é aquele realizado acima de 2 metros do nível inferior, onde existe o risco de queda.

REVISÃO DA NR 35 - Publicada Portaria Que Define CTPP para Nova NR 35

29 questões relacionadas encontradas

O que é condições impeditivas NR 35?

Condições impeditivas: situações que impedem a realização ou continuidade do serviço que possam colocar em risco a saúde ou a integridade física do trabalhador.

O que diz a NR 35 sobre trabalho em altura?

35.5.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado e organizado. c) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado. 35.5.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma é definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.

O que deve conter na permissão de trabalho NR 35?

A Permissão de Trabalho deve conter:

a) os requisitos mínimos a serem atendidos para a execução dos trabalhos; b) as disposições e medidas estabelecidas na Análise de Risco; c) a relação de todos os envolvidos e suas autorizações.

O que a NR 35 fala sobre andaimes?

Andaime deve ser feito por profissional habilitado (18.12.6) A montagem e desmontagem de andaime deve ser executada por profissional qualificado e habilitado, tanto com experiência no dia a dia, tanto com treinamento em trabalho em altura, conforme NR-35 (35.3.2).

O que impede o trabalho em altura?

Entre as condições de saúde que impedem o trabalho em altura, podemos citar: Problemas cardíacos: pessoas com doenças cardíacas devem evitar atividades que exijam esforço físico e que possam comprometer o sistema cardiovascular, como subir escadas, por exemplo.

Quais são os oito itens da NR-35?

Para você entender melhor, segue um breve resumo das disposições da NR 35 para o trabalho em altura.
  • Obrigações do empregador. ...
  • Obrigações do colaborador. ...
  • Capacitação e treinamento. ...
  • Planejamento. ...
  • Sistema de proteção contra queda. ...
  • Revise os procedimentos. ...
  • Identifique problemas reais. ...
  • Alerte sobre outros riscos.

Por que surgiu a NR 35?

A NR-35 surgiu da necessidade de regulamentar e fornecer orientações sobre procedimentos relacionados à segurança e saúde do trabalhador no trabalho em altura, e assim diminuir os altos índices de acidentes fatais relacionados à esta atividade.

O que fala a Portaria 3275 89?

- Portaria 3275/MTE, de 21/09/1989. - Decreto nº 92.530, de 09/04/1986. Dispõe sobre formação do Técnico de Segurança do Trabalho.

O que é a Portaria SIT?

Portaria que disciplina os procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho.

Quais das NR listadas abaixo tem ligação com a NR 35?

💡 1 Resposta. A NR 35 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. A alternativa correta é a letra D, pois as NRs 34, 36 e 37 também tratam de segurança e saúde no trabalho, mas não têm relação direta com o trabalho em altura.

Quais os tipos de equipamentos metálicos conforme a NR 35?

  • Andaimes e Escoramento Metálico.
  • Bomba d'água.
  • Compressores de Ar.
  • Equipamentos de Compactação de Solo.
  • Equipamentos de Limpeza.
  • Ferramentas Elétricas.
  • Geradores de Energia.
  • Movimentação de Carga.

Qual a altura padrão do Guarda-corpo NR 35?

O guarda corpo é um equipamento de proteção, estabelecido dentro das normas regulamentadoras que deve, obrigatoriamente, ter estrutura com altura de guarda corpo de 1,20m do solo, com estrutura reforçada e que aguente 150 kgf/metro.

Qual o limite de altura para andaimes?

Qual a altura de um andaime? De acordo com as normas técnicas (assunto que abordaremos mais para frente), podemos dizer que para bases de 1 x 1 m, as torres podem atingir no máximo 4 metros de altura. Agora quando a base passa para 1,5 x 1m, a altura máxima chega a 6 metros.

Qual a metodologia a NR 35 exige que seja aplicada?

A NR 35 não estabelece uma metodologia específica a ser empregada, mas não há que se olvidar que a análise de risco deve ser documentada e é fundamentada em metodologia de avaliação e procedimentos conhecidos, divulgados e praticados na organização e, principalmente, aceitos pelo poder público, órgãos e entidades ...

Quem pode autorizar trabalho em altura?

35.4.1 Todo trabalho em altura deve ser realizado por trabalhador formalmente autorizado pela organização. 35.4.1.1 Considera-se trabalhador autorizado para trabalho em altura aquele capacitado cujo estado de saúde foi avaliado, tendo sido considerado apto para executar suas atividades.

Quem aprova a permissão de trabalho em altura?

Quem pode emitir a permissão de trabalho em altura? O recomendado é que a permissão de trabalho seja emitida por profissionais da área, capacitados, como técnicos e engenheiros de segurança do SESMT ou bombeiros da empresa.

O que mudou na nova NR 35?

Uma das mudanças mais notáveis na NR 35 é a inclusão de um anexo que visa padronizar o uso de escadas em trabalhos em altura. Anteriormente, o uso de escadas estava restrito a trabalhos realizados a partir de uma altura de dois metros ou mais.

Quais as responsabilidades do empregador e empregado na NR 35?

NR35 atualizada: responsabilidades do empregador e do trabalhador
  • QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR FRENTE À NR-35?
  • a) garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas na Norma;
  • b) assegurar a realização da Análise de Risco – AR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho – PT;

Quem tem perda auditiva pode trabalhar em altura?

Caso a pessoa seja considerada apta, ela pode realizar o trabalho em altura sem problemas, desde que siga os demais procedimentos de segurança indicados.

Quem trabalha em altura pode trabalhar sozinho?

A percepção do próprio trabalhador em relação à sua saúde durante a realização da tarefa, assim como a percepção do supervisor, também devem ser consideradas como fatores impeditivos. O trabalho em altura não deve ser realizado nos seguintes casos: Trabalhador sem autorização para realizar trabalho em altura.

Artigo anterior
Qual o melhor banco para investir na poupança?
Artigo seguinte
O que acontece com o piruvato em anaerobiose?