Qual a porcentagem de crianças no trabalho infantil no Brasil?

Perguntado por: Margarida Sofia Gonçalves Vieira Azevedo  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

No ano passado, havia 706 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade ocupadas nas piores formas de trabalho infantil. Em 2016, esse contingente era de 933 mil. Percentualmente, 45,9% das crianças que trabalhavam estavam ocupadas em atividades perigosas em 2019. Em 2016, esse percentual era de 51,2%.

Qual é a taxa de trabalho infantil no Brasil?

Para 2019, a gente teve uma baixa razoável de 4,6%.” Dos 38 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no país, cerca de 1,8 milhão se encontravam em situação de trabalho infantil. Desse número, 21,3% tinham de 5 a 13 anos; 25%, de 14 e 15 anos; e 53,7%, tinham de 16 e 17 anos de idade.

Quantas crianças têm no Brasil 2021?

Do total de habitantes do país, aproximadamente 69 milhões são crianças e adolescentes de até 19 anos de idade.

Quantas crianças são vítimas do trabalho infantil?

Em 2020, 160 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos foram vítimas de trabalho infantil no mundo (97 milhões de meninos e 63 milhões de meninas). Em outras palavras, uma em cada 10 crianças e adolescentes ao redor do mundo se encontravam em situação de trabalho infantil.

Qual a situação do trabalho infantil hoje no Brasil?

Alvo de campanhas e ações do Governo Federal, o trabalho infantil tem diminuído no país. Em 2016, havia 2,1 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos nessa situação. Em 2019, esse número caiu para 1,8 milhão. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Meia infância: o trabalho infantil no Brasil hoje

30 questões relacionadas encontradas

Como estão os casos de trabalho infantil?

Brasil: 1,8 milhão de crianças e adolescentes trabalhando

Há 1,8 milhão de crianças e adolescente, entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil no Brasil, segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como está o trabalho infantil em 2021?

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, por unanimidade, na semana passada, uma resolução que declara 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

O que diz o ECA sobre o trabalho infantil no Brasil?

“Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Quantas crianças são agredidas no Brasil?

Por hora, entre 4 e 5 crianças são estupradas no país. Em um dia, o número sobe para 107. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2020, foram 39.070 casos de estupro de vulnerável, crianças menores de 14 anos.

Qual a idade mínima para o trabalho infantil?

403, CLT, a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho brasileiro é 16 anos, exceto na condição de aprendiz, que pode iniciar a trabalhar a partir dos 14 anos. Logo, pessoas menores de 14 anos que exercem atividade laboral, estão em situação de trabalho infantil.

Quantas pessoas tem no Brasil por idade?

A população acima de 30 anos de idade registrou um crescimento em 2019, atingindo 57,7%- estimativa maior que a de 2012 (52,4%). Os grupos de 30 a 39 anos, correspondiam a 15,8% da população residente. Já os grupos de 40 a 49 anos, 13,8%, 50 a 59 anos, 12,4% e 60 a 64 anos, 4,9%.

Quantos adolescentes têm no Brasil em 2021?

O Brasil verá a população de jovens de 15 a 29 cair, a partir de 2021, em níveis sem precedentes na história do país, após se manter por quase duas décadas com pouco mais de 50 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Quantas pessoas tem mais de 18 anos no Brasil?

Segundo a PNS, em 2019, haviam no Brasil 159,1 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade.

Qual é o país que mais tem trabalho infantil?

MÉXICO, DE FÁBRICAS À PLANTAÇÃO DE PAPOULA: Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) indicam que o México em 2019 foi um dos países da região com maior índice de trabalho infantil. Segundo a Cepal, 7,5% da população infantil mexicana (2,2 milhões de menores) é obrigada a trabalhar.

Qual a porcentagem de crianças brasileiras entre 10 e 13 anos que trabalham?

Os adolescentes que trabalham também são minoria na porcentagem de pessoas com de 8 a 10 anos de estudo, 10,0%; enquanto que entre os não-ocupados essa porcentagem é de 14,2%. Quase metade, 47,3%, das crianças e adolescentes não recebem pelo trabalho que fazem.

Qual o país com mais trabalho infantil?

Entre os países analisados está Angola, onde existe um “risco elevado” de crianças a trabalhar, o segundo nível de risco mais elevado do índice. De acordo com dados da Organização Mundial do Trabalho (OMT), em 2012 existiam cerca de 168 milhões de crianças a trabalhar em todo o mundo.

Quantas crianças sofrem abuso por dia?

A história de Naiara aumenta o índice de violência infantil em um país onde, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de abuso, segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Do total de estupros no território brasileiro, 70% são contra essa parcela da população.

Como o ECA impactou o trabalho infantil?

"O ECA trouxe uma mudança paradigmática da criança como sujeito com direito ao lazer, à escola, à família." O combate ao trabalho infantil que se deu, desde então, reduziu o número de crianças e adolescentes nessa situação em 68% entre os anos de 1992 e 2015.

O que diz o artigo 60 do ECA?

60 da Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que passa a ter a seguinte redação: “Art. 60 – É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

O que diz o artigo 5.3 do ECA?

- A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: CF/88, art.

Porque o trabalho infantil cresceu tanto nos últimos anos?

As principais causas são o crescimento populacional, crises recorrentes, pobreza extrema e medidas de proteção social inadequadas. Mas em regiões em situações levemente melhor, como Ásia, Pacífico, América Latina e Caribe, a causa é a pandemia de covid-19.

Quando acabou o trabalho infantil no Brasil?

Plano de Erradicação

O governo brasileiro lançou no ano passado o 3° Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil com ações de 2019 a 2022. O plano é um instrumento para atender ao compromisso assumido pelo Brasil de eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025.

Porque ainda existe trabalho infantil no Brasil?

Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.

Quais são as causas e as consequências do trabalho infantil?

Causas do Trabalho Infantil
  • Pobreza e baixa renda.
  • Baixa escolaridade dos pais.
  • Grande quantidade de filhos.
  • Má qualidade da educação.
  • Busca de mão-de-obra barata.
  • Falta de mão-de-obra e de fiscalização.

Quais as possíveis soluções para o trabalho infantil no Brasil?

Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Outra alternativa é acessar a página de denúncias do Ministério Público do Trabalho.

Artigo anterior
Como o alho age na verruga?
Artigo seguinte
Quem passou da data de receber o Renda para?