Quais são os tipos de fundação?

Perguntado por: Eduardo Eduardo Ribeiro Carneiro Gonçalves  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Quais são os tipos de fundações?
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Quais são os tipos de fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.

Qual é o melhor tipo de fundação?

TIPOS DE FUNDAÇÃO, QUAL A MELHOR OPÇÃO?
  • SAPATA ISOLADA. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.
  • SAPATA CORRIDA. A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.
  • RADIER. ...
  • VIGA BALDRAME. ...
  • ESTACAS.

Quais são os dois tipos de fundações existentes?

Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Como saber o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE FUNDAÇÃO

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Quando se usa sapata ou estacas?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Quais os tipos de fundações profundas existentes?

Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

O que são fundações superficiais e profundas?

Ao contrário das fundações superficiais, as fundações profundas distribuem a carga da superestrutura no solo verticalmente, em vez de lateralmente. É por isso que elas são comumente usadas em projetos mais altos, que sofrem mais com os esforços de vento, como prédios ou obras com cargas muito grandes.

O que são fundações superficiais e fundações profundas?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

Qual o tipo de fundação mais barata?

A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.

Qual é o melhor tipo de fundação para casas de um só pavimento?

Em casos de baixa resistência do solo, será necessário utilizar fundações profundas ou indiretas. As fundações profundas que mais utilizam em casas são as estacas tipo broca, cilindros de concreto e aço enterrados que ligam as fundações com solos mais firmes. Existe também a fundação com estacas.

Como escolher o tipo de estaca?

Como escolher a melhor estaca para obra

Para conhecer as características do terreno é necessário a execução de sondagens do solo. O tipo de sondagem mais comum é o SPT, que fornece uma descrição das características das camadas do solo, a posição do lençol freático e também uma estimativa da resistência do solo.

O que são fundações profundas Cite 5 tipos e descreva os?

As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.

Qual é a função da fundação?

Dentro da construção civil temos diversos elementos estruturais, dentre eles podemos destacar as fundações, que tem como função à transmissão de cargas presentes na estrutura, para o solo de apoio. Com isso as fundações devem suportar as cargas e tensões que são causadas pelos esforços solicitantes.

O que são fundações diretas superficiais ou rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Quais são as fundações superficiais?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

Quais os tipos de fundações superficiais?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

São tipos de fundações superficiais?

São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.
  • Sapatas. As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. ...
  • Blocos de fundação. ...
  • Radiers.

Quais os tipos de estacas profundas?

Podem ser estacas do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua e estacas raiz. As vantagens das estacas escavadas são: Ausência de vibração no terreno pois a escavação se faz por rotação, podendo ser executadas próximos a divisas sem causar problemas ao vizinho.

Como são classificadas as fundações com relação a profundidade?

As fundações são classificadas em fundações diretas /rasas e indiretas/profundas. Como já vimos, a escolha do tipo de fundação a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

Quando são utilizadas as fundações profundas?

Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.

Quando se usa sapata?

As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais e suportam grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa ou direto como blocos não armados, radier e viga baldrame.

Quando é necessário bater estaca?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

Qual a diferença entre fundação e sapata?

Já a sapata é uma alternativa de fundação que tem a função de distribuir a carga da superestrutura da edificação para o solo. Esse tipo de estrutura é contínua e a de fundação onde a carga é distribuída de forma contínua e não pontual. As sapatas corridas são fundações diretas.

Artigo anterior
Quais os dois principais tipos de marketing hoje?
Artigo seguinte
É possível engravidar 4 dias após o término da menstruação?