Qual a periodização da história grega e sua principal característica?

Perguntado por: Mónica Neto Vicente  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

A periodização da história grega é a seguinte: Período Pré-Homérico (2000-1100 a.C.): corresponde ao momento de formação do povo grego e nele se destaca a existência das civilizações minoica e micênica. Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico.

Quais são as principais características da Grécia Antiga?

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania.

Quais são os períodos da história da Grécia antiga de a principal característica de cada uma?

Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...

Quais são os 5 períodos da história grega?

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.

Quais os primeiros povoadores da Grécia?

Os primeiros a chegarem foram os aqueus, vindo depois os eólios, os jônios e os dórios. Eram povos indo-europeus que vinham do norte da península.

A Linha do Tempo e a Periodização da História | Prof. Thiago Rodrigues

16 questões relacionadas encontradas

Quem foram os povoadores da Grécia Antiga onde Instalaram-se?

O povoamento da Grécia Antiga contou com a participação de vários povos originários do norte da Europa. Os aqueus foram os primeiros povos indo-europeus a entrarem na Grécia. A estabelecimento deste povo ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C. Os aqueus se estabeleceram, principalmente, na ilha de Creta.

Quais foram os primeiros povos a chegar na Grécia?

Os primórdios da civilização grega estão relacionados ao processo de ocupação dos povos arianos que chegaram à Hélade, por volta de 2000 a.C.. Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região após se deslocarem sucessivamente atrás de pastagens que suprissem seus rebanhos.

São períodos gregos?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Quais são os períodos da Grécia Antiga?

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.

Quais as fases de divisão da história grega?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Quais as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Quais as principais características do período pré-homérico?

Características do Período Pré-homérico: Resumo

O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

O que foi o período pré-homérico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

Quais principais características da sociedade grega?

A sociedade da Grécia Antiga era marcada por desigualdades sociais, econômicas e políticas. Era o grupo social em maior quantidade em Atenas. Eram, principalmente, prisioneiros de guerras, capturados e comercializados.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C. O período grego não mencionado nas alternativas foi o Arcaico (800-500 a.C.).

Como foi o Período Homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.

Como foi a formação da Grécia Antiga?

Formação da Grécia

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

O que foi a pólis grega?

Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.

O que significa o termo Oikos?

O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.

Como era a cultura grega?

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo.

Qual foi a primeira civilização grega?

Creta desenvolveu-se, entre aproximadamente 2000 e 1400 a.C, uma das mais brilhantes civilizações da Antiguidade: a civilização cretense.

Quais povos indo-europeus invadiram a Grécia?

Além dos aqueus, diversos povos indo-europeus invadiram as regiões gregas como os eólios, os jônios e os dórios que resultaram na mescla de etnias e culturas.

Quais foram os povos que deram origem à Grécia Antiga no período pré homérico?

As duas grandes civilizações existentes no território grego nesse período foram formadas pelos cretenses, também conhecidos como minoicos, e pelos micênicos, chamados também de aqueus.

Quem foram os Pelágios?

Pelasgos (em grego: Πελασγοί, Pelasgoí, singular Πελασγός, Pelasgós) era um termo usado por alguns autores da Grécia Antiga para se referir a populações que teriam sido ancestrais dos gregos ou que os teriam antecedido na colonização do território onde hoje em dia está a Grécia, "um termo abrangente que englobava ...

O que foram os dórios?

Os dórios ou dóricos são um dos povos indo-europeus da antiguidade que contribuíram para o desenvolvimento da cultura grega, ao invadirem o território da hélade. Além deles, os aqueus, jônios e eólios foram outros grupos étnicos responsáveis pela produção da cultura grega.

Artigo anterior
Quem é Tina em quanto mais vida melhor?
Artigo seguinte
Como funciona um alvará de soltura?