Qual a origem e inserção do músculo pterigóideo lateral e medial?

Perguntado por: Mafalda Clara Torres de Neto  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Origem e inserção
O músculo pterigóideo lateral está localizado profundamente aos músculos temporal e masseter, estendendo-se entre o osso esfenoide e a articulação temporomandibular. ... As fibras superiores inserem-se na parte anteromedial da cápsula articular e no disco articular da articulação temporomandibular.

Qual a origem e inserção do músculo Pterigoideo lateral e medial?

Origem e inserção

O músculo pterigóideo medial possui duas cabeças, superficial e profunda, que são separadas na sua origem pela cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral. A parte profunda forma a maior parte do músculo e se origina na superfície medial da placa pterigóidea lateral do osso esfenoide.

Qual a origem e inserção do músculo Pterigoideo medial?

É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, origina-se na fossa pterigoidea. Quanto à sua inserção, ocorre na tuberosidade pterigoidea, localizada no ramo da mandibula.

Qual a função do músculo Pterigoideo lateral e medial?

Os músculos pterigóides são músculos da mastigação e auxiliam na movimentação da articulação temporomandibular. A contração do pterigóide medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente (protrusão). ...

Qual a função do músculo Pterigoideo medial?

Músculo Pterigóideo Medial – paralelo ao masseter, é também elevador e age em conjunto com o masseter na protrusão e na lateralização da mandíbula, com boca fechada.

#5 Músculo Pterigoídeo Medial

32 questões relacionadas encontradas

Qual a função do músculo Pterigoideo lateral?

Todos esses músculos agem na articulação temporomandibular (ATM) para possibilitar a mastigação e a mordida. O pterigóideo lateral contribui para essa função fazendo a protrusão e o abaixamento da mandíbula ao se contrair bilateralmente, e a rotação da mandíbula ao contrair-se unilateralmente.

Quais são as inserções anteriores do músculo Pterigoideo lateral?

A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide. A Cabeça inferior origina-se na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide. A inserção fica no colo da mandíbula, disco articular e cápsula da ATM.

Como palpar o músculo Pterigoideo interno?

A palpação do músculo pterigoideo medial se faz por via intrabucal, introduzindo-se o dedo indicador na região que corresponde à metade do músculo masseter.

Qual músculo possui inserção na cápsula da ATM e borda inferior do disco articular e fóvea Ptergoidea?

Inserido pelo seu feixe superior no colo do côndilo, no disco articular e na cápsula articular, temos o músculo pterigóideo lateral, que por seu feixe inferior se insere somente no colo do côndilo, e que possui origem nos processos pterigóideos do osso esfenóide e na superfície infratemporal.

Qual o músculo responsável por agir no côndilo da mandíbula e no disco ao mesmo tempo na abertura da boca?

Note o músculo pterigóideo externo com 2 cabeças: uma para tracionar o disco e outra para o côndilo. Fig. 2 - No movimento de translação (ântero-posterior), e com a boca aberta, o disco se interpõe entre o côndilo e a eminência articular.

Qual a origem e inserção dos músculos da mandíbula?

Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.

Onde é a inserção do músculo temporal?

O músculo temporal é um dos músculos da mastigação, classificado como músculo em leque, sendo que, sua parte superficial possui origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide da mandíbula.

Qual a origem do músculo Milo Hióideo?

Origem: Tubérculos anteriores dos processos transversos das vértebras cervicais C3 a C6, Inserção: Tubérculo escaleno na borda interna e superfície superior da 1ª costela.

Quais são os nervos da mandíbula?

O nervo mandibular se subdivide nos seguintes ramos:
  • Do tronco principal do nervo (antes da divisão) Ramificações musculares, que são nervos eferentes aos músculos pterigóide medial, ao tensor do tímpano, e ao tensor do véu palatino (motor). ...
  • Da divisão anterior. nervo masseterico (função motora) ...
  • Da divisão posterior.

Quais os movimentos e os seus respectivos músculos agonistas da ATM?

A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.

Quais são os compartimentos divididos pelo disco articular na ATM?

A ATM é dividida em um compartimento superior e um inferior, separado pelo dico articular. ... O compartimento inferior tem o disco articular como uma borda superior e o côndilo da mandíbula como uma borda inferior.

Quais músculos fazem parte da ATM?

MÚSCULOS DA ATM
  • Temporal.
  • Masseter.
  • Pterigoideo Medial.
  • Pterigoideo Lateral.

Em que região não é possível palpar o músculo trapézio?

Não é possível palpá-la. Sobre a clavícula. Na região da escápula. ... De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula: Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.

Qual músculo da mastigação que se articula com a ATM?

A elevação da mandíbula é um dos principais movimentos da Articulação Temporomandibular (ATM). Esse deslocamento é responsável, entre outras funções, pelo fechamento da boca e pelo apertamento dos dentes. Os principais músculos que realizam essas contrações são o Masseter e a porção anterior do Temporal.

O que é o músculo Digastrico?

Músculo do pescoço, formado por duas partes ou ventres unidos por um tendão, inervado pelo nervo facial e nervo miloioide. A parte anterior eleva o osso hioide e baixa o maxilar inferior e a parte posterior eleva o osso hioide e é extensor do pescoço.

Qual o músculo que tem origem na fossa temporal?

O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.

Qual músculo se insere no processo Coronoide?

O Processo coronoide é uma eminência triangular achatada do osso mandibular, em cujas margens se insere o feixe superficial do tendão do músculo temporal.

Artigo anterior
Qual área do direito está em alta 2021?
Artigo seguinte
Quais as NRs que sofreram alterações?