Quais as NRs que sofreram alterações?

Perguntado por: Lara Madalena de Rocha  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Em 2020 não foi diferente. As NRs 1, 7, 9 e 18 foram atualizadas entre fevereiro e março e, a partir de um consenso da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), formada por trabalhadores, empregadores e governo federal, a efetivação das atualizações acontecerá somente em 1° de agosto de 2021.

Quais NRs terão alterações em seus nomes?

Com o avanço da pandemia em 2020, a atualização das normas foi desacelerada. Mas já começamos o ano de 2021 com a atualização da NR 31. Recentemente, na quinta-feira, dia 07 de outubro de 2021, aconteceu as alterações das NR 5, NR 17, NR 19 e NR 30.

Quais as principais mudanças ocorridas com as alterações das NRs 01 07 e 09?

As principais mudanças com a revisão das NR´s 01, 07 e 09
  1. NR-1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. ...
  2. NR-7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO. ...
  3. NR-9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.

O que mudou nas NRs 2021?

A princípio, a partir de 09 de março, mas, por causa da pandemia de Covid-19, a partir de 09 de setembro de 2021, as empresas deverão implementar o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O que mudou nas NR?

Em julho, foi publicada a Portaria n° 916, que altera a NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e a Portaria nº 915 que, entre outras providências, altera a NR-1 (Disposições Gerais) e revoga a NR-2 (Inspeção Prévia). No entanto, já se falou em um corte de 90% das normativas, o que ainda não ocorreu.

NOVAS NR's OBRIGATÓRIAS EM 2021

34 questões relacionadas encontradas

O que mudou nas NRs 2020?

Em 2020 não foi diferente. As NRs 1, 7, 9 e 18 foram atualizadas entre fevereiro e março e, a partir de um consenso da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), formada por trabalhadores, empregadores e governo federal, a efetivação das atualizações acontecerá somente em 1° de agosto de 2021.

O que mudou nas normas de segurança do trabalho?

Foram revisadas quatro NRs e quatro anexos de outras três. As NRs são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho e são de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quais as principais mudanças que a NR 09 traz na sua versão atualizada?

A NR-9 sofreu importantes alterações, a principal foi a extinção e mudança de nome do então famoso termo PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) e sua própria elaboração, que deixa de ser obrigatória, passando a ser obrigatório a partir de então a elaboração do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) que ...

Quais NR foram atualizadas em 2021?

As NRs revisadas são as de número 5, 17, 19 e 30. Também foram realizados avisos de consulta pública das NRs 13 (caldeiras, vasos de pressão e tubulações e tanques metálicos de armazenamento); 33 (trabalho em espaços confinados); e 36 (abate e processamento de carnes e derivados).

Qual a principal mudança que ocorreu na NR-1 em 2021?

Principais mudanças da NR 01 de 2021

A principal alteração proposta pela NR-01 é com relação à criação de um PGR que pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade.

O que mudou na NR 07?

A nova redação da NR 7 fez alterações nos itens que devem constar do ASO, sendo eles: a) razão social e CNPJ ou CAEPF da organização; b) nome completo do empregado, o número de seu CPF e sua função; c) a descrição dos perigos ou fatores de risco identificados e classificados no PGR que necessitem de controle médico ...

Quais foram as mudanças na nr7?

Algumas mudanças em relação ao antigo texto da NR-7, como: A menção do PGR - Programa de Gerenciamento de Risco. O Artigo 7.1.1 traz a menção do PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, quando informa que o PCMSO deve ser desenvolvido levando em conta os riscos ocupacionais avaliados no PGR.

O que mudou na NR 01?

Em 09 de março de 2020, a NR 1 passou por uma nova mudança do seu texto. ... Seguindo as alterações, foi incluído na NR 1 a PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). Essa nova alteração prevê uma melhoria de condições para a implementação de programas de saúde e segurança, principalmente para pequenas e médias empresas.

Quais as NR foram revogadas?

Como mencionamos, o país já teve 37 Normas Regulamentadoras diferentes em vigor. Porém, duas delas foram revogadas. São elas: A NR 2 – Inspeção prévia e a NR 27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho. Logo, atualmente, são 35 normas regulamentadoras atualizadas vigorando no território nacional.

Quais foram as mudanças da NR-5?

Mudanças NR-5 CIPA: Estabilidade reduzida, treinamento de 8 horas, reuniões a cada 2 meses, encontros e capacitações EAD. ... Separamos trechos onde as mudanças foram bem significativas e alterarão drasticamente o atendimento das obrigações da Norma Regulamentadora.

Qual é a lei que permitiu a realização das NRs?

O artigo 200 da CLT diz que cabe ao Ministério do Trabalho, estabelecer as disposições complementares às normas relativas à segurança e medicina do trabalho. Dessa forma, em 08 de junho de 1978, o Ministério do Trabalho aprovou a Portaria nº 3.214, que criou as normas regulamentadoras presentes neste artigo.

Quais NR foram atualizadas?

NRS atualizadas em 2020
  • NR 01 – Disposições gerais.
  • NR 07 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
  • NR 09 – Programas de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
  • NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
  • NR-5 – CIPA.
  • NR-10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Quando as novas NR entram em vigor?

O novo texto da NR 01 publicado pela Portaria Nº 6.730, de 9/03/2020, entrará em vigor em 03 de janeiro de 2022, de acordo com o estabelecido na Portaria SEPRT nº 8.873, de 23/07/2021, conforme já noticiado aqui.

Onde consultar as normas regulamentadoras atualizadas?

Todas as Normas Regulamentadoras Atualizadas [MTE] - OnSafety.

Como ficou a nova nr9?

Nessa nova versão, a NR-09 estabeleceu a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA, considerando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, decorrentes dos agentes químicos, físicos e biológicos.

Quais as principais mudanças ocorrida na implantação do PGR?

Mudanças ocorridas após a implantação do PGR

Enquanto o PPRA lidava apenas com os agentes físicos, químicos e biológicos, o recente Programa de Gerenciamento de Riscos opera em todos os riscos no local de trabalho, sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de acidentes, para, assim, poder controlá-los.

Quais itens deve constar no PGR conforme a nova NR 9?

De acordo com a nova norma, o PGR deverá conter, no mínimo, os seguintes documentos (i) inventário de riscos ocupacionais e (ii) plano de ação. Os documentos integrantes do programa deverão estar sempre disponíveis aos trabalhadores ou a seus representantes e à Inspeção do Trabalho. Classificação dos riscos.

Quais são normas de segurança do trabalho?

Normas Regulamentadoras - NR
  • NR-1 - DISPOSIÇÕES GERAIS.
  • NR-2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (REVOGADA)
  • NR-3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO.
  • NR-4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO.
  • NR-5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
  • NR-6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI.

O que mudou na segurança do trabalho em 2021?

O governo federal anunciou nesta 5ª feira (7. out. 2021) a revisão de normas ou anexos que regulamentam a saúde e segurança do trabalho. O objetivo é simplificar a legislação, para reduzir a burocracia e o custo das empresas brasileiras.

O que mudou na NR 19?

A Norma Regulamentadora 19, que dispõe sobre os requisitos e as medidas de prevenção para garantir as condições de segurança e saúde dos trabalhadores em todas as etapas da fabricação, manuseio, armazenamento e transporte de explosivos, foi alterada pela Portaria/ MTP 424/2021.

Artigo anterior
Qual a origem e inserção do músculo pterigóideo lateral e medial?
Artigo seguinte
Qual a diferença de preempção por tempo e preempção por prioridade?