Qual a origem dos espartanos?

Perguntado por: Gabriel Joaquim Garcia de Matos  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

A civilização que deu origem à cidade-estado de Esparta, na antiga Hélade, ou Grécia Antiga, desenvolveu-se no centro da Península do Peloponeso a partir da herança dos povos indo-europeus chamados dórios, que ali se estabeleceram por volta do século X d.C. Esparta, ao lado de Atenas e Tebas, tornou-se uma das ...

Qual a origem de Esparta?

Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. ... Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos.

O que são os espartanos?

Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade. ... Licurgo era famoso como quem comandava as legislações de Esparta.

Qual é a principal característica dos espartanos?

Sociedade espartana

Esparta desenvolveu-se como uma pólis aristocrática e era pautada em valores como disciplina e ordem. O militarismo era uma característica muito forte na sociedade espartana, e a hierarquização também foi um traço marcante.

Qual é a cultura dos espartanos?

A política espartana era constituída pelos reis, assembleia, Gerúsia e pelos Éforos. A organização política de Esparta era oligárquica, regida por leis não escritas atribuídas ao lendário legislador Licurgo. Havia dois reis, hereditários, com funções religiosas e militares.

Espartanos: Nascidos para Guerra (A Educação Espartana) - História Antiga #02

34 questões relacionadas encontradas

Qual era o lema dos espartanos?

Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Desde o nascimento a criança espartana já era julgada sob o olhar de valores guerreiros, uma educação militarizada.

Como era o governo em Esparta e Atenas?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. ... Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.

Como era a organização social dos espartanos?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Quem era considerado espartano?

Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Quem eram os espartanos Brainly?

Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos.

Como foi a destruição de Esparta?

Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a. C.)

Como era Esparta na Grécia Antiga?

Esparta foi uma cidade-estado da Grécia antiga. Ela era a principal cidade de uma região chamada Lacônia. Os espartanos veneravam a rigidez militar e gostavam de governar com dureza. ... Os espartanos eram conhecidos por venerar a rigidez militar e governar com dureza.

Onde ficava a antiga Esparta?

Esparta era uma cidade-estado situada na planície do Eurotas, na Lacônia, região da península do Peloponeso. Anteriormente, a região onde se formou o território espartano era de domínio dos povos dóricos.

Onde fica Esparta nos dias de hoje?

Esparta (em grego Σπάρτη, Spárti) é um município da Lacônia, Grécia.

Quais as características da sociedade espartana?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Como era a sociedade espartana e ateniense?

As duas cidades possuíam uma divisão social. Em Esparta, a sociedade era dividida em: espartanos, os descendentes dos dórios (e únicos a possuírem direitos políticos), periecos (que se dedicavam às atividades ligadas ao comércio e artesanato) e os hilotas, que eram escravos de guerra.

Qual a diferença entre o governo de Atenas e o de Esparta?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

Quais são as principais características de Atenas e Esparta?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

O que significa a frase Molon Labe?

Molon Labe, em grego, significa “venham pegá-las”. Foi a desafiadora resposta do Rei Leônidas ao emissário do imperador persa Xerxes que exigiu a deposição das armas pelos aguerridos espartanos.

Quantos homens os 300 espartanos mataram?

Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil.

Qual o maior guerreiro espartano?

Leonidas de Esparta

Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.

Qual é a religião dos espartanos?

Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.

Quais as principais características da cultura Atena?

Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates. Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga.

Artigo anterior
O que fazer para ficar com o corpo definido?
Artigo seguinte
O que é amor Para Spinoza?