Qual a origem do material digerido nos lisossomos?

Perguntado por: Doriana Branco de Freitas  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

As enzimas encontradas no interior dos lisossomos são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso e posteriormente enviadas para o complexo golgiense, onde são armazenadas em pequenas vesículas. Essas vesículas soltam-se do complexo golgiense e originam os lisossomos.

O que os lisossomos digerem?

Estrutura e tipos de lisossomos

O interior dessa organela possui várias enzimas, cada uma delas é capaz de digerir determinado tipo de substância, por exemplo: proteases (digerem aminoácidos), lipases (digerem lipídios), nucleases (digerem ácidos nucleicos), entre outras.

Qual é a origem dos lisossomos?

Os lisossomos são organelas cujas membranas tem origem nos sáculos da face TRANS do complexo de Golgi (CG), principalmente de suas margens, ou na TGN enquanto suas enzimas hidrolíticas são sintetizadas no RER e adicionadas de açúcares marcadores nas cisternas do CG.

Porque os lisossomos não se auto digere?

Os lisossomos são envolvidos por uma membrana única que garante que as enzimas digestórias presentes na organela não entrem em contato com o citosol (a parte do citoplasma localizada entre as organelas).

Quais os tipos de digestão intracelular realizada pelos lisossomos?

Função. A função dos lisossomos é fazer a digestão intracelular, que pode ser por fagocitose ou autofagia.

LISOSSOMOS E DIGESTÃO CELULAR - Citologia | Biologia com Samuel Cunha

33 questões relacionadas encontradas

Quem faz a digestão intracelular?

Existem três tipos de digestão: Intracelular: processo que ocorre no interior da célula por meio dos lisossomos. Exemplos de organismos que apresentam digestão intracelular são os protozoários.

O que é lisossomo e qual sua função?

Lisossomo é uma organela presente em células eucarióticas que apresenta formato esférico e é rica em enzimas que garantem a digestão intracelular. O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas.

O que acontece quando o lisossomo se rompe?

Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula. Esse fenômeno pode ser observado na cauda do girino, que aos poucos vai desaparecendo durante o processo de metamorfose.

O que é a digestão extracelular?

Digestão extracelular - tipo de digestão que se verifica em seres vivos inferiores, como os espongiários, celenterados e platelmintes, e que ocorre em vacúolos digestivos que se encontram em células especializadas.

O que é vacúolos?

→ O que são vacúolos? Os vacúolos são grandes vesículas originadas do retículo endoplasmático e do complexo golgiense. São estruturas celulares membranosas e, por isso, típicas de células eucariontes. Apresentam membrana seletiva, como todas as membranas celulares.

Como ocorre a acidificação interna do lisossomo?

Como ocorre a acidificação do lúmen dos lisossomos? Os lisossomos são sacos membranosos de enzimas hidrolíticas que conduzem a digestão intracelular. A membrana lisossômica contém uma bomba de prótons dirigida por ATP que bombeia H+ para dentro do lisossomo, mantendo assim seu pH ácido.

Qual é a organela responsável pela autofagia?

O processo de autofagia celular ocorre com a ação dos lisossomos (organelas responsáveis pela digestão celular), que ajudam as células a degradar e digerir partes do citoplasma. Os lisossomos aproximam-se da célula e a envolvem, formando o vacúolo autofágico (ou autofagossomo), uma bolsa membranosa rica em enzimas.

O que o complexo golgiense produz?

O complexo golgiense é uma organela que apresenta diversas funções, sendo alguma delas: adição de açúcares às proteínas e aos lipídios sintetizados no retículo endoplasmático (glicosilação); adição de sulfato às proteínas e aos lipídios (sulfatação); fabricação de certas macromoléculas; formação da parede celular e do ...

Qual a diferença de digestão intracelular e extracelular?

A partir de nematódeos, seres heterotróficos multicelulares, a digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, esta é chamada de digestão extracorporal, como os fungos. As que ocorrem no interior do organismo, digestão intracorporal, como acontece nos animais.

Quais as principais diferenças entre a digestão intracelular e a extracelular?

Diferentemente do que ocorre na digestão intracelular, na extracelular tudo o que é ingerido pelos seres é fragmentado dentro de órgãos, portanto as células não desempenham esse papel diretamente. Esse processo digestivo surgiu a medida que os seres vivos foram evoluindo e ficando mais complexos.

Quais as vantagens da digestão extracelular?

Há, ainda, a digestão extracelular, que, como é de se imaginar, ocorre totalmente fora das células. Isso só foi possível com o surgimento de estruturas mais complexas, ou órgãos, especializados para tal função. É considerada uma vantagem evolutiva, pois possibilitou a ingestão de maiores variedades de alimentos.

Como ocorre o processo de autólise?

A autólise ou citólise corresponde à destruição da célula por liberação de enzimas no citoplasma. Ela resulta da ruptura dos lisossomos no interior da célula, liberando suas enzimas digestivas, o que leva à destruição da célula por dissolução.

Qual a origem dos corpos residuais?

A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula.

Qual a função dos ribossomos?

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

Quais são as características dos lisossomos?

Os lisossomos são organelas pequenas situadas no citoplasma da célula, envoltas por membrana e apresentando morfologia arredondada. Em seu interior estão armazenadas as enzimas que realizam a digestão intracelular, podendo conter lipases, proteases, nucleases e outros tipos de enzimas digestivas.

Quais são os seres vivos que possuem digestão intracelular?

1 – Digestão Intracelular

Os protozoários e poríferos são exemplos de seres vivos que possuem esse tipo de digestão.

Qual é o órgão que produz a bile?

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

O que o retículo endoplasmático produz?

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Qual é a função da mitocôndria?

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

Artigo anterior
Quem recebe Bolsa Família vai receber o abono de Natal?
Artigo seguinte
Pode-se afirmar que a finalidade da DVA Demonstração do Valor Adicionado e?