Qual a organela responsável pela eliminação de muco?
Perguntado por: Diana Torres | Última atualização: 8. März 2025Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)
A organela citoplasmática diretamente responsável pelo empacotamento e eliminação do muco é o complexo de golgi.
Qual organela faz a secreção?
O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias.
Qual a organela responsável pela liberação do muco das células para a parte externa?
Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.
Quais são as organelas celulares envolvidas diretamente na síntese do muco?
Com base nas informações do texto, as organelas celulares envolvidas diretamente na síntese deste muco são Retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso e complexo de Golgi (letra B).
O que o complexo de Golgi secreta?
Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.
Organelas
Qual a relação do complexo golgiense com a secreção celular?
O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas no retículo endoplasmático e também por secretar as macromoléculas produzidas por ele próprio, como a pectina.
Como ocorre o processo de secreção celular?
Secreção e Excreção celular
É o processo de liberação de substâncias não úteis para a célula ou para o organismo, geralmente partículas que não foram degradadas no processo de digestão celular. O processo de exocitose para excreção de substância pode ser chamado de defecação celular ou ainda clasmocitose.
Qual é a função de lisossomos?
O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas. Lisossomo é uma organela celular encontrada apenas em células eucarióticas que atua na digestão intracelular, garantindo a degradação de materiais capturados pela célula, bem como a reciclagem de alguns componentes celulares (autofagia).
Qual é a função do Peroxissomo?
A principal função dos peroxissomos é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres.
O que é uma célula secretora?
São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior. São encontradas em glândulas exócrinas, como as sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias, apresentando um formato fusiforme ou de forma estrelado.
Qual é a relação entre o retículo endoplasmático e complexo golgiense na secreção?
Relação entre Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi: O Retículo Endoplasmático está diretamente ligado ao Complexo de Golgi, uma vez que é responsável pelo transporte de substâncias para o Complexo de Golgi, onde são processadas e empacotadas.
Qual é a função das mitocôndrias?
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
Qual é a estrutura do citoplasma armazena e elimina as secreções?
É o Complexo de Golgi a Organela Celular responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias.
Qual a função de cada organela celular?
Resumo sobre organelas celulares
Mitocôndria atua na produção de energia para a célula. Lisossomo atua na digestão intracelular. Retículo endoplasmático liso está relacionado com a síntese de lipídios, metabolismo de carboidratos e processos de desintoxicação.
Quais são as 7 organelas?
Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.
Qual é a função do aparelho de Golgi?
O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...
Qual a função dos lisossomos e peroxissomos?
Os peroxissomos ainda participam de metabolização de álcool e ácido úrico. Já os lisossomos, possuem enzimas digestivas. Eles podem sofrer fusão com vesículas de fagocitose ou pinocitose, digerindo seu conteúdo.
Qual a diferença entre os lisossomos e os peroxissomos?
apenas os peroxissomos produzem, nas reações de oxidação, peróxido de hidrogênio. o organismo é desintoxicado do álcool pelos lisossomos hepáticos. apenas as enzimas lisossômicas degradam ácidos graxos e aminoácidos. ambos degradam estruturas obsoletas para reutilizar suas moléculas.
Qual a principal enzima dos peroxissomos?
Dentre as enzimas presentes nessas organelas, podemos destacar a D-aminoácido oxidase, a urato oxidase e a catalase. Os peroxissomos são assim chamados devido ao peróxido de hidrogênio produzido como um intermediário em seu metabolismo oxidativo.
Qual é a função do retículo endoplasmático liso?
Armazenamento de cálcio: O retículo endoplasmático liso nas células musculares estriadas esqueléticas tem a função de armazenar cálcio, que é fundamental para que ocorra o processo de contração muscular.
Qual é a função do cloroplasto?
Os cloroplastos são organelas ricas em clorofila, responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Estão presentes em células de plantas e algas. Ouça o texto abaixo! Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde.
Qual é a função do retículo endoplasmático rugoso?
Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.
O que é excreção e secreção?
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Como se chama o processo de eliminação dos resíduos celulares?
A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula.
Para que serve vesícula de secreção?
As vesículas secretoras contêm enzimas que são usadas na fabricação da parede celular de plantas, protistas, fungos, bactérias e arqueas ou da matriz extracelular das células animais.
Como é feito o enquadramento das empresas?
O que significa anaeróbico?