Qual a NR que fala do PPRA?

Perguntado por: Joaquim Jorge Moreira Paiva  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Nessa nova versão, a NR-09 estabeleceu a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA, considerando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, decorrentes dos agentes químicos, físicos e biológicos.

O que a NR 09 estabelece?

9.1 Objetivo

9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR, previsto na NR-1, e subsidiá-lo quanto às medidas de prevenção para os riscos ocupacionais.

O que é a PPRA NR 9?

A norma regulamentadora NR 9 é responsável pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, também conhecida como PPRA. Originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, sob o título “Riscos Ambientais”, a norma serve para assegurar a saúde física e mental dos trabalhadores.

O que diz a NR 9 sobre riscos ambientais?

Para efeito da NR 9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho. Que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

O que visa a NR 09?

A Norma Regulamentadora - NR9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que visa a preservação de saúde e de integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ...

O QUE É NR 9 - Você Conhece PPRA ?

28 questões relacionadas encontradas

Quais os benefícios de seguir a NR-09?

Quais são os benefícios de seguir a NR 9? De forma geral, o principal benefício é reduzir os índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Promovendo, desta forma, qualidade de vida aos colaboradores. E, ao mesmo tempo, trazendo conforto à sua jornada de trabalho.

Qual a importância da NR-09?

A NR 9 é a Norma Regulamentadora que estabelece a obrigatoriedade de implementar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). No caso, ela incide sobre todas as empresas que contam com a admissão de profissional. Essa norma é importante porque visa preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Quais os 5 tipos de riscos ambientais tratados na NR 9?

Os agentes nocivos presentes no ambiente se tornam riscos quando estão acima dos limites de tolerância. Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.

O que são os riscos ambientais?

Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Qual a estrutura mínima do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais prevista na nr9 é que toda empresa deve ter?

9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura: a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; b) estratégia e metodologia de ação; c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados; d) periodicidade e forma de avaliação do ...

O que é PPRA e sua finalidade?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

O que vem a ser PPRA e qual NR que o regulamenta?

PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela NR 9. Faz parte de um conjunto de medidas amplas que possuem o objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O que estabelece o PPRA?

O que é o PPRA, de acordo com a NR-09

A Norma Regulamentadora 9 é bem abrangente, ela estabelece que o PPRA compreenda todos os riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos que constam no ambiente de trabalho.

Qual a finalidade das medidas de proteção coletiva?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

O que são riscos ambientais e como eles são divididos?

O que são e quais os tipos de Riscos Ambientais

Segundo a NR 9 – Norma Regulamentadora referente ao PPRA, os riscos ambientais podem ser divididos entre físicos, químicos e biológicos. Além disso, dependendo de sua intensidade, natureza ou do tempo de exposição do trabalhador, podem causar sérios danos à saúde.

Quais são os tipos de riscos?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Quais são os 5 tipos de riscos?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Quais são os 5 riscos ambientais Cite um agente de cada risco?

Podemos citar alguns exemplos de riscos ambientais:
  • – Agentes físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc.
  • – Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele, etc.

Quais os 5 tipos de riscos ocupacionais?

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais em 5 tipos. De acordo com suas características, são:
  • Riscos físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Ergonômicos;
  • Acidentais.

Quanto aos riscos nos ambientes laborais podem ser categorizados em 5 grupos?

O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Qual a importância da análise de risco e plano de ação dentro dos postos de serviços?

Todo empreendimento tem riscos inerentes, como financeiros, regulatórios, fiscais, operacionais e estratégicos. Por isso, é fundamental que faça uma análise de risco para identificar quais são eles e, assim, se proteger de prejuízos e transtornos que possam causar.

Qual a importância dos programas Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA NR 09 e o Programa de Controle Médico e saúde Ocupacional PCMSO NR 07?

Em suma, os programas trabalhistas PCMSO e PPRA são fundamentais por promoverem o controle e a preservação da saúde do trabalhador, evitando riscos resultantes de situações de trabalho e garantindo a manutenção da relação entre empresa e funcionários, colaborando para um ambiente mais saudável.

Qual a importância dos riscos ambientais?

A importância do mapeamento de riscos ambientais para a prevenção de acidentes do trabalho. ... Utilizado nas empresas para a identificação das características ocupacionais, o mapeamento de riscos ambientais é importante ferramenta para a prevenção dos acidentes de trabalho.

Que vantagens podemos ter com o uso do programa de prevenção de riscos ambientais?

Benefícios do PPRA
  • garantir o cumprimento da legislação (NR 09);
  • proporcionar qualidade de vida para os colaboradores no ambiente de trabalho;
  • maior facilidade na identificação e na neutralização dos riscos;
  • evitar perdas financeiras decorrentes de afastamentos e ações trabalhistas, por exemplo;

Qual o objetivo da NR 09 Atualizada em 2020?

Nessa nova versão, a NR-09 estabeleceu a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA, considerando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, decorrentes dos agentes químicos, físicos e biológicos.

Artigo anterior
Vai ter segunda parcela do renda Minas?
Artigo seguinte
Quais são os princípios básicos do fordismo?