Qual a necessidade de juntas de dilatação em pontes?

Perguntado por: Adriana Gabriela Araújo  |  Última atualização: 23. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

A vedação de uma junta por meio de uma junta de dilatação para pontes é fundamental para o sucesso da operação, pois impede a infiltração de água, óleo, poeira, agentes agressores e de materiais sólidos, como areia e pedra.

Porque as pontes possuem juntas de dilatação?

As juntas de dilatação são utilizadas para aliviar as tensões de tração do concreto e localizam-se em intervalos regulares, perpendicular ao eixo do pavimento.

Quando é necessário junta de dilatação?

As juntas de dilatação podem ser aplicadas nas seguintes situações:
  • Construção civil (horizontais e verticais);
  • Em pontes (juntas abertas, enterradas, asfaltos, compressão, placas metálicas, dentada);
  • Ferroviais;
  • Pisos e azulejos;
  • Estruturas de gesso;
  • Fachadas, paredes e muros;
  • Tubulações (metálicas e poliméricas).

Qual é a importância das juntas de dilatação?

A junta de dilatação tem como objetivo criar espaços entre as placas de concreto ou revestimentos para garantir que a expansão térmica do material seja possível. Dessa forma, ela evita fissuras, quebras e outros prejuízos para a edificação.

Por que é importante que um prédio tenha juntas de dilatação?

Dessa maneira, em edificações residenciais, as juntas de dilatação nas fachadas tem o objetivo criarem espaços entre as placas do material utilizado. Consequentemente, permitindo que elas possam expandir e retrair livremente e assim evitando as fissuras e o descolamento do revestimento.

JUNTAS DE DILATAÇÃO EM PONTES E VIADUTOS

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a função das juntas?

É o espaço regular entre estruturas. A função é aliviar tensões provocadas pela movimentação do concreto.

Qual a distância da junta de dilatação?

As juntas devem ser espaçadas seguindo as orientações do projeto, mas, em geral, são colocadas a cada 3 a 5 m em pisos de concreto.

Qual a diferença entre junta de dilatação e Junta de movimentação?

Como já falamos, as juntas de dilatação são espaços necessários para garantir que a expansão do material não danifique a estrutura. As juntas de movimentação também possuem essa mesma função, porém referem-se à quando apenas o revestimento se move, não necessariamente exercendo proteção estrutural.

Quais são os tipos de juntas de dilatação?

Juntas de dilatação podem ser confeccionadas com diferentes tipos de matérias, como EPDM, Neoprene e Nitrilíca, que são resistentes a transmissão de esforços causados pela estrutura, estruturas essas, de pontes, viadutos, aeroportos e outros locais.

Como calcular o tamanho da junta de dilatação?

A profundidade ideal da junta (D) calcula-se aplicando a seguinte fórmula: Numa junta de por ex: 18 mm de largura: Recomendação: Em juntas até 12 mm de largura, a profundidade do selante deve ser igual à largura. Em juntas de largura superior a 12 mm, a profundidade pode ser igual a metade da largura.

Qual o melhor material para junta de dilatação?

O EPDM, Neoprene e nitrílica são os materiais ideais utilizados como perfis elastoméricos para aplicação de junta de dilatação. O Neoprene e a Nitrílica são os perfis elastoméricos mais indicados para aplicação de junta de dilatação em construções onde o concreto terá a possibilidade de contato com óleos.

O que é junta de dilatação estrutural?

O tratamento junta de dilatação estrutural consiste em instalar perfis elastoméricos para a vedação das juntas, também conhecidas como sedes, com o objetivo de evitar que haja infiltrações ou a entrada de materiais sólidos que podem ocasionar problemas as estruturas.

Como recuperar juntas de dilatação?

É de suma importância que a recuperação de junta de dilatação seja realizada com o uso de materiais de boa procedência. Um material comum para esse serviço é a argamassa polimérica, que é altamente resistente contra trincas e falhas e garante maior durabilidade e resistência.

Qual a concepção estrutural mais eficiente em pontes?

Os elementos estruturais de concreto com força normal à compressão tendem a ter melhor desempenho pela redução da fissuração e consequente aumento de rigidez, por exemplo nas pontes estaiadas (tabuleiro comprimido pela componente horizontal da força nos estais), pilares, estruturas aporticadas, etc.

Quais elementos devem ter destaque no projeto de pontes?

Sequenciadamente, os projetos de pontes tem o seguinte roteiro: estudo/cálculo dos elementos geométricos (larguras das pontes e gabaritos destas; estudo dos elementos topográficos; estudo dos elementos hidrológicos; elementos geotécnicos (principais) e elementos acessórios.

Por que as linhas ferroviárias e pontes de juntas de expansão?

Os trilhos de trem contam com pequenos espaços entre suas barras, chamados juntas de expansão, usados para diminuir os efeitos da dilatação térmica.

Qual isopor usar para junta de dilatação?

As placas de EPS (isopor) são ideias para as juntas de dilatação, principalmente por sua elasticidade, além de possuir características como baixa absorção de água, mantendo a região impermeabilizada e a termicamente protegida.

Quais são os tipos de juntas?

Existem quatro tipos:
  • Juntas de Assentamento.
  • Juntas de Movimentação.
  • Juntas de Dessolidarização.
  • Dilatação ou Estrutural.

Quais os principais tipos de juntas de vedação?

Conheça os principais tipos de juntas de vedação para a indústria
  1. Papelão Hidráulico: Composto por borracha NBR e diversas fibras. ...
  2. Fibra Inorgânica: Substitui o papelão de amianto. ...
  3. Amianto: Amplamente utilizado em diferentes setores industriais. ...
  4. Celulose: ...
  5. E.V.A.: ...
  6. Aramida: ...
  7. PTFE (Politetrafluoretileno): ...
  8. Grafite Flexível:

O que diz a norma NBR 13755?

Esta Norma estabelece as condições exigíveis para projeto, execução, inspeção e aceitação de revestimentos de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas ou pastilhas assentadas com argamassa colante.

O que diz a NBR 13754?

As normas (NBR 13754, NBR 13755 e NBR 8214) estabelecem que quando o desvio do prumo da base (parede) é maior que L/600 (onde L é sua altura) é preciso executar uma camada de regularização antes do emboço.

O que diz a NBR 13753?

No caso de placas cerâmicas assentadas com argamassa colante, a NBR 13753:1996 recomenda que o rejuntamento seja iniciado no mínimo três dias após o assentamento; caso haja alguma placa cerâmica que apresente som cavo, a mesma é removida e reassentada.

Qual limite de junta para muro?

Nesse contexto, um importante detalhe construtivo para as alvenarias estruturais é a manutenção das juntas de construção entre 8 a 10 m, permitindo adotar um valor máximo de 12 m para as paredes internas.

Como calcular junta de dilatação em piso de concreto?

Normas de referência:

Vale ressaltar que no Brasil não existe uma norma específica para projeto e construção de pisos em concreto. A NBR 6118:2014 estabelece que as juntas de dilatação devem existir pelo menos a cada 15 m e que qualquer armadura que exista no concreto simples deve terminar no mínimo a 6 cm das juntas.

Qual a espessura da junta de assentamento?

De acordo com Marcia, a junta horizontal que liga dois blocos precisa ter a espessura ideal de 10mm. Caso essa medida varie muito, tanto para mais quanto para menos, a alvenaria estrutural se torna bem menos resistente.

Artigo anterior
Como atualizar os novos emoticon no Instagram?
Artigo seguinte
Como ocultar colunas no Excel pelo teclado?