Qual a NBR que regulamenta o cimento Portland composto?
Perguntado por: Matias Guilherme Antunes Castro | Última atualização: 27. Februar 2022Pontuação: 5/5 (33 avaliações)
Cimento Portland Composto – CP II (ABNT NBR 11578) Cimento Portland de Alto Forno – CP III (ABNT NBR 5735)
Quais os tipos de adições permitidas pela NBR 16697 para a produção de cimento Portland?
O teor máximo da somatória de adições ( escória granulada de alto –forno e material carbonático) deve ser de 75%. O teor máximo da somatória de adições ( material pozolânico e material carbonático) deve ser de 55%.
Quais normas são empregadas no Brasil como referência técnica para o Cimento Portland?
Hoje há oito normas técnicas relacionadas a Cimento Portland, que são: Cimento Portland Comum – CP I e CP I-S (ABNT NBR 5732); Cimento Portland Composto – CP II (ABNT NBR 11578); Cimento Portland de Alto Forno – CP III (ABNT NBR 5735); Cimento Portland Pozolânico – CP IV (ABNT NBR 5736); Cimento Portland de Alta ...
Qual is a S norma S brasileira s que regulam os cimentos produzidos no Brasil?
A ABNT NBR 16697 apresenta três conjuntos de inovações.
Qual é o composto adicionado na finalização do processo de produção do cimento Portland explique qual é a sua função?
· O gêsso é um agente adicionado com proporção de 4 a 5%, e tem a finalidade de regular o tempo de pega dos cimentos, ou seja, evitar um endurecimento muito rápido, o que iria impedir a trabalhabilidade do concreto.
Aula #75 Tipos e Aplicações do Cimento Portland
Qual é a variação da finura dos cimentos portland industriais?
SIMONETO, G.W. AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DA FINURA E COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND BRASILEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2020.
Quais são os tipos de adições aditivas no cimento Portland?
É aditivo ou adição? Os aditivos mais populares na construção civil são os plastificantes, retardadores de pega, incorporadores de ar e outros. As adições normalizadas para concreto, NBR 12653 – Materiais Pozolânicos, são o Metacaulim e a Sílica ativa.
Quais são as adições do cimento?
As adições são outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos.
Quais materiais podem ser incorporados no cimento Portland como adições?
Uma forma muito convidativa de fazer essa relação entre economia e meio ambiente é o investimento em cimentos com adições de materiais de descarte, como bagaço da cana-de-açúcar, casca de arroz, resíduo cerâmico, entre outros.
Quais as porcentagens de adições de cada cimento?
O Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) e o Cimento Portland Pozolânico (CP IV) contam com proporções maiores de adições: escória, de 35% a 75% (CP III), e pozolana, de 15% a 50% (CP IV).
Qual o tipo de cimento mais utilizado na construção civil?
Embora existam diversos tipos de cimento, o mais comum e utilizado nas obras é o cimento Portland, por conta de suas características que proporcionam grandes vantagens para a construção civil.
O que é cimento portland de composto?
Cimento Portland composto com Escória (CP II-E)
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Quais as matérias primas do cimento Portland?
...
O clinquer de cimento Portland é constituído por:
- Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
- Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
- Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.
Qual é a composição do cimento além do clínquer?
Composição química do cimento
Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
O que é um cimento Portland resistente aos sulfatos Qual é a sua aplicabilidade?
O Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos, como por exemplo ataque por sulfatos.
Qual é a composição do cimento?
O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...
Qual diferença de aditivos e adições?
Os aditivos não possuem propriedades ligantes e não causam alterações na cinética de hidratação do cimento. Por sua vez, as adições consistem em compostos minerais, empregados no concreto em grandes quantidades, objetivando substituir parte do cimento e conferir características especiais ao concreto.
Qual a diferença entre adições e aditivos?
Largamente empregados no setor da construção civil, os aditivos e adições são produtos químicos adicionados ao cimento, à argamassa ou ao concreto, para modificar uma ou mais propriedades das misturas cimentícias.
Quais adições minerais já são comercializadas embutidas nos cimentos?
As adições minerais pozolânicas utilizadas foram a sílica de casca de arroz, a sílica ativa e o metacaulim e, como adições inertes, o fíler calcário e o fíler quartzoso (pó de quartzo).
Como os aditivos tensoativos agem no cimento e quais efeitos podem produzir?
Os aditivos são incorporados na mistura de cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, e são exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.
O que são adições minerais utilizadas no concreto?
As adições minerais são materiais silicosos ou sílico alu- minosos, finamente moídos, que podem ser adicionados ao concreto em grande quantidades, na faixa de 20 a 100% da massa do cimento Portland, com o objetivo de melhorar as suas propriedades (MEHTA & MONTEIRO, 1994).
Qual a importância da finura no desempenho do cimento Portland nos concretos e argamassas?
A finura é o fator que governa a velocidade das reações de hidratação do cimento e tem também sua influência comprovada em muitas qualidades da pasta, das argamassas e dos concretos.
Quanto maior a finura do cimento?
Quanto mais fino o cimento maior será a resistência à compressão, principalmente nos primeiros dias. ... Quanto maior a finura do cimento maior a exsudação e menor a trabalhabilidade e coesão dos concretos.
Qual é a principal Matéria-prima na fabricação de cimento?
A produção de cimento exige um grande esforço até que o produto chegue às lojas e ao consumidor. Para chegar ao material esperado, é necessário um fluxo de fabricação com a extração de matéria-prima, processos de queima industrial e adições de materiais.
Que tipo de rocha calcária serve para a fabricação do cimento?
Os calcários são constituídos basicamente de carbonato e cálcio (CaCO3) e dependendo da sua origem geológica podem conter várias impurezas como Magnésio, Silício, Alumínio e Ferro. De acordo com o teor de magnésio o calcário se classifica em: Calcário Calcítico – serve para produção de cimento.
O que é fsh e lh?
O que são mbps?