O que é benefício Pós-emprego?

Perguntado por: Wilson Sérgio Silva Pinho  |  Última atualização: 6. April 2022
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Benefícios pós-emprego são benefícios a empregados (exceto benefícios de desligamento) que serão pagos após o período de emprego. 7. Planos de benefícios pós-emprego são acordos formais ou informais pelos quais a entidade compromete-se a proporcionar benefícios pós-emprego para seus empregados.

O que é pós-emprego?

Benefícios pós-emprego são os benefícios a empregados (exceto benefícios rescisórios e benefícios de curto prazo a empregados), que serão pagos após o período de emprego.

O que são os benefícios do empregado?

Benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho.

O que são benefícios rescisórios?

Benefícios rescisórios resultam da decisão da entidade de rescindir o contrato de trabalho ou da decisão do empregado de aceitar uma oferta de benefícios por parte da entidade em troca da rescisão do contrato de trabalho.

Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?

O objetivo da contabilização dos planos de benefício definido é refletir adequadamente o valor justo dos ativos e passivos dos planos, o custo (não o valor dos pagamentos) é reconhecido no resultado no período em que os benefícios são adquiridos pelos funcionários.

Benefícios pós emprego:: Como reduzir os impactos financeiros, com Francisco Bruno

31 questões relacionadas encontradas

Como é feito o reconhecimento dos benefícios de curto prazo a empregados?

Os benefícios de curto e de longo prazo devem ser reconhecidos contabilmente pelo empregador no resultado do período no qual o empregado presta o serviço em troca desses benefícios.

O que fala o CPC 33?

O Pronunciamento Técnico CPC 33 (R1) (2012) - benefício a empregados traz que benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela empresa pela troca de serviços prestados pelos seus colaboradores ou pelo término do contrato de trabalho, a norma aponta ainda as subdivisões benefícios de curto ...

Quais os benefícios ajustáveis em caso de demissão?

– Levantamento de 80% do FGTS; – Saldo de salário, pago pelos dias trabalhados no mês da demissão; – Férias vencidas ou proporcionais, com adicional de ⅓; – 13º salário proporcional aos meses trabalhados.

Como contabilizar passivo atuarial?

O valor do Passivo Atuarial deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial pela diferença positiva entre o valor presente da obrigação por benefício definido e o valor justo dos ativos do plano.

Quais são os tipos de benefícios?

Quais são os tipos de benefícios concedidos?
  • Benefícios legais. ...
  • Benefícios espontâneos. ...
  • Benefícios monetários. ...
  • Benefícios não-monetários. ...
  • Benefícios assistenciais. ...
  • Benefícios recreativos. ...
  • Programas de bem-estar financeiro. ...
  • Adiantamento de salário.

O que é o CPC 30?

O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.

O que são despesas antecipadas exemplos?

Exemplos de despesas antecipadas

No Brasil, de modo geral, o aluguel é pago no mês seguinte à entrada do inquilino no imóvel. ... O aluguel de três meses pago no ato do fechamento do contrato é, então, uma despesa antecipada.

Quantos CPC existem?

Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.

O que é um passivo atuarial?

Passivo atuarial é o valor necessário para pagar todos os benefícios, ou o déficit atuarial estimado de cada um dos três regimes de natureza previdenciária fiscalizados, que totalizaram cerca de R$ 1,86 trilhão.

Como são mensurados os ativos atuariais e os passivos atuariais?

Conforme definido na Política de Passivo Atuarial, todos ativos do plano devem ser mensurados pelos seus respectivos valores justos, inclusive os ativos não monetários, para fins de mensuração da obrigação do plano e retorno esperado do ativo.

Quais variáveis podem interferir na valorização do passivo atuarial?

Demográficas, Financeiras e econômicas.

Pode descontar benefícios na rescisão?

Existindo saldo do vale-alimentação, a Empresa pode descontar o seu valor da rescisão do trabalhador, desde que o motivo para haver a quantia restante seja referente a dias em que o empregado faltou ou que não trabalhará, em razão da demissão.

Quando pede as contas têm direito do que?

Via de regra, quem pede demissão tem direito a receber suas verbas rescisórias normalmente: o salário ou saldo de salário que falta, o décimo terceiro salário proporcional aos meses que trabalho, as férias vencidas, as proporcionais e 1/3 do valor das férias, calculado sobre as parcelas vencidas e/ou proporcionais (no ...

Quais meus direitos quando peço demissão 2021?

O trabalhador tem direito a sacar o valor existente na conta do FGTS, que esteja vinculado ao contrato de trabalho atual. De acordo com a CLT, a empresa deverá pagar uma multa de 40% do FGTS ao trabalhador demitido sem justa causa, incluindo o total da rescisão do contrato.

O que é CPC 35?

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil e as divulgações requeridas para investimentos em controladas, em coligadas e em empreendimentos controlados em conjunto, quando da elaboração de demonstrações separadas.

O que é CPC 48?

Desde 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor a nova norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 48 – Instrumentos Financeiros. Esse pronunciamento substitui o CPC 38 – Instrumentos Financeiros – reconhecimento e mensuração.

O que é ICPC 01?

Em 6 de novembro de 2009, o CPC emitiu o ICPC 01 que é uma instrução normativa que define como deve ser feita a contabilização de concessões de serviço público a entidades privadas. Tal instrução é tradução fiel do IFRIC 12, a mesma instrução que foi emitida pelo IASB.

Como contabilizar plano de saúde dos funcionários?

Nesse caso, a parcela da participação dos empregados no custo da assistência médica, descontada em folha de pagamento de salários, deverá ser registrada a débito em conta a receber do "Ativo Circulante (AC)" ou na própria conta de "Salários e Ordenados a Pagar (PC)", no "Passivo Circulante (PC)".

Como contabilizar seguro de vida de funcionários?

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

Como contabilizar cursos para funcionários?

O curso sendo profissionalizante e a parte paga pela empresa deverá está em nome da empresa,para contabilização da referida despesa do mês e conforme mencionsado pela zenaide no caso das empresas do lucro real as deduções devem ser cosnsiderados.

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