Qual a natureza jurídica do contrato de seguro?

Perguntado por: Clara Rafaela Nogueira Almeida  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

195. entende-se por contrato “o acordo de vontades para o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. O seguro é um contrato oneroso, pois implica dispêndios para segurado e segurador, pois, as vantagens econômicas são onerosamente obtidas por ambas as partes.

Qual é a natureza jurídica do contrato de seguro?

É negócio jurídico bilateral, precisa de partes capazes, o segurado deve ser pessoa física, não exige condições especiais para legitimação e o objeto do contrato é o risco do qual o segurado quer se proteger.

Qual a classificação do contrato de seguro?

Nominado: É considerado um contrato nominado porque é estabelecido por lei. Os elementos jurídicos do contrato de seguro são regulamentados pelo Código Civil, Código Comercial e pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O que é a natureza jurídica de um contrato?

Entende-se que a natureza jurídica dos contratos é uma espécie de negócio jurídico, uma vez que quando não há negócio, não há contrato.

O que é o contrato do seguro?

Contrato que estabelece para uma das partes, denominada Sociedade Seguradora, a obrigação de pagar determinada importância, no caso de ocorrência de um sinistro, à outra parte, denominada Segurado, desde que este tenha efetuado previamente o pagamento de uma quantia denominada prêmio.

Vídeo 60 - Natureza Jurídica do Contrato de Seguro

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de um contrato de seguro?

De modo geral, o seguro é uma proteção contra riscos que algo ou alguém corre. Nesse sentido, é caracterizado pelo fato de que existem pelo menos duas partes envolvidas e que uma paga um determinado valor para a outra, garantindo que ela será indenizada, caso ocorra uma situação que lhe cause prejuízo ou dano.

Quais são as principais características de um contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

Qual é a natureza jurídica?

O que é natureza jurídica? Existem diversos tipos de instituição no brasil: empresas públicas, empresas privadas, ONGs, MEIs e muito mais. Dessa forma, cada uma dessas entidades é classificada de uma forma diferente. Essa classificação é conhecida como natureza jurídica ou forma jurídica.

Quais são os tipos de natureza jurídica?

São exemplos de natureza jurídica o Empresário Individual (EI), Sociedade Simples e Sociedade por Ações (SA). No Brasil, as formas jurídicas das empresas são determinadas pela Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

Quais são os 5 elementos do contrato de seguro?

Em todo contrato de seguro deverão estar presentes os elementos essenciais a esta operação, são eles: risco, o segurado, o segurador, o prêmio, a indenização.

Qual a diferença entre contrato de seguro e apólice?

Ou seja: é um documento que faz parte do contrato de seguro. Já a proposta, que também faz parte do contrato, é um instrumento que representa a vontade do segurado de transferir o risco para o segurador. A apólice pode ser preenchida pelo próprio segurado, pelo seu representante legal ou pelo corretor de seguros.

Quais as espécies de contratos de seguros existentes?

Quais são os principais tipos de seguro no Brasil?
  • Seguro de vida. O seguro de vida é um dos principais contratos para a proteção pessoal. ...
  • Seguro de morte acidental. ...
  • Seguro contra acidentes pessoais. ...
  • Seguro patrimonial. ...
  • Seguro automotivo. ...
  • Seguro residencial. ...
  • Seguro viagem. ...
  • Seguro empresarial.

Qual é a definição de contrato de seguro de acordo com o Código Civil?

4 DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO CIVIL ACERCA DO CONTRATO DE SEGURO

O art. 757 do CC preceitua que “pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou coisa, contra riscos predeterminados”.

Quem pode ser segurador?

Qualquer pessoa pode ser titular do seguro, caso respeite os critérios de contratação da seguradora ou insurtech.

Quais são os contratos aleatórios?

Contrato aleatório é aquele em que a prestação pode deixar de existir em razão da ocorrência de acontecimento futuro e incerto. Em outras palavras, é o contrato em que a prestação depende de um evento causal. O instituto encontra regramento no Código Civil , a partir do artigo 458 .

Qual o código da natureza jurídica?

A Tabela de Natureza Jurídica 2021 inclui os códigos 234-8 (Empresa Simples de Inovação - Inova Simples), 235-6 (Investidor Não Residente) e 332-8 (Plano de Benefícios de Previdência Complementar Fechada).

Quais são as 3 classificações jurídicas principais das empresas no Brasil?

Quais são os três tipos de empresa?
  • Sociedade Empresária Limitada – LTDA. Esse é um dos tipos de empresa mais usados no Brasil. ...
  • Microempreendedor Individual – MEI. ...
  • Sociedade Limitada Unipessoal – SLU. ...
  • Sociedade Anônima – S/A.

O que preencher em natureza jurídica?

A natureza jurídica de uma empresa nada mais é que a classificação que determina a estrutura do negócio. Ou seja, é ela quem define as regras, deveres que os sócios devem seguir, assim como os direitos que eles têm.

O que é a natureza jurídica da ação?

Capítulo I: Natureza jurídica da ação. Ação é o direito do particular de solicitar prestação jurisdicional. Assim, segundo vários autores: "Ação, portanto, é o direito ao exercício da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exercício).

Quais as três formas jurídicas das empresas?

São elas:
  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Empresário Individual (EI)
  • Sociedade Empresária Limitada.
  • Sociedade Empresária Unipessoal Limitada.
  • Sociedade Simples – Pura ou limitada.
  • Sociedade Simples Unipessoal Limitada.
  • Sociedade Anônima Aberta e Fechada.

Qual a natureza do seguro de vida?

“diferentemente do seguro contra danos – o qual possui caráter indenizatório – o seguro de vida possui natureza previdenciária: o segurado mira, em geral, garantir a disponibilidade de uma soma ou uma renda para os familiares ou herdeiros, quando de sua morte”.

Quais os princípios do seguro?

O mutualismo, a solidariedade e a boa-fé

O mutualismo é uma das características mais destacadas e importantes do contrato de seguro, sendo tratado pelos autores ora como elemento essencial do seguro, ora como um dos princípios que regem esses contratos.

Qual é o artigo 757?

Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

Como é chamado o documento que formaliza o contrato de seguro?

A apólice de seguro é o documento que formaliza o contrato, e, caso tenha informações erradas, pode cancelar a cobertura.

Artigo anterior
O que é aptidão zootécnica?
Artigo seguinte
Como saber se preciso fazer o Enade?