Qual a natureza da operação do CFOP 5949?

Perguntado por: Duarte Henrique Matos Campos  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

- CFOP 5949 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços não especidicados; - Natureza da Operação: Ajuste de Estoques; - Finalidade de Emissão da NF-e: 3 - NF-e de ajuste.

Qual a natureza do CFOP 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

O que se enquadra no CFOP 5949?

5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Qual é a natureza da operação?

A Natureza da Operação é um campo em que é descrito o que vai ser feito com o produto, ou seja, a operação da nota fiscal. Por exemplo: Se foi feita uma venda de produto, a natureza da operação consequentemente será Venda, já se foi feita devolução de produto, a Natureza será Devolução de Mercadoria.

Como contabilizar 5949?

Ao emitir a nota fiscal com o CFOP 5949, também é preciso ficar atento ao preenchimento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Por se tratar de uma situação em que há isenção desse tributo, em vez de colocar a numeração comum para situações que esse tributo é pago, é preciso colocar IPI 99.

CFOP 5949 - Como e quando utilizar

25 questões relacionadas encontradas

Qual CFOP usar para simples remessa?

Nota fiscal de simples remessa

Deve-se usar o CFOP (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais).

Qual o CFOP de remessa em garantia?

REMESSA EM GARANTIA CFOP 5949/6949 RICMS/PR.

Quais são os tipos de natureza de operação?

O que é natureza da operação?
  • Venda ou compra de mercadoria;
  • Prestação de Serviço;
  • Devolução de mercadoria;
  • Remessa;
  • Importação ou exportação;
  • Retorno..

Qual a natureza de operação de uma nota fiscal?

A Natureza da Operação tem o papel de indicar a finalidade da emissão da nota, ou seja, a que operação comercial se destina a mesma. Esse campo é onde se encontra a operação final de cada NFe, sendo um código que identifica o tipo da natureza de circulação da mercadoria.

O que é código da natureza da operação?

A natureza de operação, também conhecida como CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) diz respeito a todas as entradas e saídas de mercadorias entre cidades e estados.

O que é uma simples remessa?

As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.

Qual a diferença entre CFOP 5949 e 6949?

bom o CFOP 5949 é para vendas/prestação de serviços que não se enquadra nos outros cfop que vc esta prestando dentro do estado; e o 6949 é para vendas e prestação de serviços que nao se enquadra nos outros cfop so que para fora do estado.

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que é o CFOP 1949?

CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.

Qual o código de remessa para conserto?

6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual é a CFOP de troca de mercadoria?

Para acobertar essa operação o fornecedor emite Nota Fiscal referente a “retorno de remessa para troca”, com CFOP 5.949.

Qual a natureza da operação de nota fiscal para quem é MEI?

O MEI microempreendedor individual só precisa emitir Notas Fiscais em operações que envolvam pessoas jurídicas. Por lei, ele não tem a necessidade de emitir Nota Fiscal para o cliente final, apenas quando o consumidor for uma outra empresa ou órgão público.

O que é uma operação fiscal?

Por certo, quem realiza compra e venda de mercadorias e serviços declara e paga impostos sobre esses itens. E a cada transação há uma um tipo de operação fiscal sendo aplicada. Por exemplo: remessa para conserto, devolução de compras, devolução de vendas, compra de mercadorias para revenda, entre outras.

O que é tipo de operação?

Tipo de Operação. É uma categorização do transporte que está relacionada ao romaneio de cargas. Pode ser utilizada para determinar negociações de frete direcionadas a operações específicas. São exemplos de tipo de operação: despacho de vendas, transferência entre filiais, entrega emergencial, entre outras.

Qual a natureza da operação para serviços?

Por sua vez, a Natureza da Operação é a descrição de qual processo seu produto será submetido – se ele será vendido, transferido, etc. Ela também pode identificar casos de prestação de serviço.

Qual a diferença entre CFOP e natureza da operação?

Diferença entre CFOP e Natureza de Operação

Como explicado anteriormente, o CFOP é o código numérico que identifica diversas coisas sobre a nota. Já a natureza da operação é a operação fiscal e contábil que é realizada com o produto. Dessa forma, temos a natureza da operação como parte do código numérico que é o CFOP.

Qual a natureza da operação para venda de mercadoria?

A natureza da operação é o campo que você deve descrever o que está fazendo com o produto. Por exemplo: se você está vendendo, a sua natureza da operação deve ser venda. Se é produto em consignação, a natureza da operação deve ser remessa em consignação.

Quando utilizar o CFOP 5915?

5915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual o CFOP de entrada para 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

Artigo anterior
Quais são os critérios de qualidade na educação?
Artigo seguinte
O que significa claque em Portugal?