O que diz a Lei do Inquilinato sobre reajuste?

Perguntado por: Francisco Diogo Ferreira de Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

A lei que dispõe sobre as regras do contrato de locação, conhecida como Lei do Inquilinato, permite que o aluguel seja reajustado a cada 12 meses desde que contenha uma cláusula explicando os critérios utilizados. O reajuste do aluguel tem como objetivo corrigir o valor pago de acordo com os índices de mercado.

É certo o aluguel aumenta todo ano?

Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. De fato, avisar o locatário sobre o reajuste é uma situação delicada, mas que todo corretor de imóveis deve estar preparado para lidar.

Qual o reajuste de aluguel permitido por Lei?

FGV lançou novo índice de reajuste de aluguel

Com dados atuais, o índice terminou 2021 com uma baixa de -0,61%, o que reforça que muitos dos contratos foram negociados com base na crise econômica, deixando de lado a alta do IGP-M ou os 10% do IPCA.

Sou obrigado a aceitar o reajuste de aluguel?

Cinge-se a controvérsia a definir se, não tendo exercido o direito de reajustar os aluguéis durante o período de 5 (cinco) anos, com base em cláusula contratual expressa, pode o locador exigir o pagamento de tais valores, inclusive de retroativos, após realizada a notificação do locatário.

Qual o índice de reajuste de aluguel para 2021?

IGP-M, índice de reajuste do aluguel, encerra 2021 com alta acumulada de 17,78% O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como 'a inflação do aluguel', aumentou 0,87% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em divulgação nesta quarta-feira (29). Em novembro, a variação foi de 0,02%.

DIREITOS que VOCÊ INQUILINO TÊM! Você aluga um imóvel? Conhece seus direitos?

15 questões relacionadas encontradas

Qual o índice correto para reajuste de aluguel?

O IGP-M, calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, é a base usada pelo QuintoAndar pro reajuste anual dos contratos de aluguel. O cálculo considera a variação acumulada nos últimos 12 meses.

Qual IGPM acumulado 2021?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel no país, fechou 2021 com uma inflação de 17,78%, acumulada no ano. A taxa ficou abaixo da observada em 2020 (23,14%).

Tem que avisar antes de aumentar o aluguel?

É sempre importante informar ao locatário com uns 2 meses de antecedência,que haverá o reajuste do aluguel, e o indice, estimado,para que assim o locatário, tenha a possibilidade de colocar sua possibilidade ou pedir uma alteração no valor de reajuste.

Pode aumentar o aluguel na pandemia 2021?

Sim! O proprietário tem direito ao reajuste previsto no contrato de aluguel, mas ele também entende que existe um contexto econômico em volta deste contrato. Por isso, é possível, sim, tentar negociar o aumento do aluguel – em 2021 ou em qualquer outro ano.

Como pedir para não aumentar o valor do aluguel?

Como renegociar o aluguel: passo a passo
  1. Comece pesquisando o mercado.
  2. Prepare sua argumentação.
  3. Escreva para o proprietário ou imobiliária.
  4. Proponha um valor menor ou extensão do contrato.
  5. Sugira a troca do índice de reajuste.
  6. Combine um parcelamento.
  7. Recorra à via judicial.

Qual o reajuste do aluguel para 2022?

Com variação positiva de 1,82% em janeiro de 2022, fecha-se o comportamento dos preços no período de 12 meses compreendido entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022. O IGP-M é um dos principais indicadores utilizado para reajuste do contrato de locação em vigor, por ser divulgado dentro do mês de referência.

Qual o índice de reajuste do aluguel para 2022?

Assim, a divulgação de variação mensal positiva de 1,83% no mês de fevereiro fecha o comportamento dos preços no período compreendido entre os meses de março de 2021 a fevereiro de 2022 (12 meses) de 16,12%.

Qual o Igp-m de janeiro de 2022?

Com este resultado, o índice acumula alta de 16,71% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia subido 2,91% e acumulava elevação de 26,55% em 12 meses.

Pode haver reajuste de aluguel antes de um ano?

O contrato pode ser reajustado em menos de um ano? Não. A Lei 10192/2001 veda o reajuste em prazo inferior a um ano, sendo considerada nula.

Como funciona o reajuste anual de aluguel?

O reajuste é calculado através do índice de inflação, que é definido pelo locador (a pessoa que recebe o aluguel) e pelo locatário (pessoa que paga o aluguel), lá no primeiro contrato.

Pode reajustar aluguel na pandemia?

O Projeto de Lei 631/21 impede reajustes de contratos de aluguéis, em qualquer modalidade, residencial, comercial e não residencial, até dezembro de 2022.

Qual é o prazo mínimo para reajuste de aluguel?

A correção do valor pago pelo inquilino deve ser feita no mês de aniversário da contratação. A regra vale até o fim do contrato que, na maioria das vezes, tem vigência mínima de 30 meses.

Como fica aluguel na pandemia?

Se a tentativa de acordo entre locador e locatário não tiver sucesso em relação a desconto, suspensão ou adiamento do pagamento de aluguel durante a pandemia, o locatário poderá desistir do contrato sem multas ou aviso prévio de desocupação também até 31 de dezembro de 2021.

Qual o valor do IGPM dos últimos doze meses?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,87% em dezembro, após variar 0,02% no mês anterior. Entre janeiro e dezembro de 2021, o índice acumulou alta de 17,78%. Em dezembro de 2020, o índice havia subido 0,96% e acumulava alta de 23,14% em 12 meses.

Qual o Igp-m dos últimos doze meses?

Janeiro de 2022

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,82% em janeiro, após variar 0,87% no mês anterior. Com este resultado o índice acumula alta de 16,91% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia subido 2,58% e acumulava alta de 25,71% em 12 meses.

Onde consultar IGPM acumulado?

Então, na tabela IGP-M, é possível consultar os índices mensais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE).

Qual o melhor índice de correção monetária IGPM ou IPCA?

Ele pondera que, não existindo um índice específico para os alugueis, o IPCA parece ser a melhor alternativa, pois é um índice menos "dolarizado" -- ou seja, menos influenciado pelo câmbio e pelos preços praticados no mercado internacional.

Qual o melhor índice para corrigir contratos?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o índice mais utilizado nos contratos de prestação de serviço por ser uma espécie de “derivação” do Índice Geral de Preços (IGP) e também por ser divulgado antes do final do mês (de modo a servir como base de reajustes que ...

Qual índice é maior IPCA ou Igp-M?

Em 2021, o IGP-M acumulou alta de 17,78%. Ou seja, o IGP-M está atualmente muito mais alto que o IPCA, que acumulou 10,54% entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022.

Como pedir para abaixar o aluguel?

Formalize o acordo em um contrato

Além de se informar sobre como pedir desconto no aluguel, é preciso entender também de questões contratuais. Ao chegar a um acordo com o locador, o recomendado é que essa nova regra seja formalizada em um documento, que deverá ser assinado por ambas as partes.

Artigo anterior
Quem tem epilepsia pode beber vinho?
Artigo seguinte
Quais bichos enxergam colorido?