Qual a natureza da conta prêmio de seguros?

Perguntado por: Leandro Neves Cunha  |  Última atualização: 29. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)

Em alguns exercícios a contaprêmio de seguros” foi classificada no ativo e em outros como despesa.

Como contabilizar prêmio de seguros?

O prêmio de seguro, que corresponde ao gasto com a cobertura do risco segurado, será registrado como custo de produção ou despesa operacional de acordo com a utilidade do bem ou da atividade a que se referir e pelo prazo de cobertura do seguro, observado o regime de competência.

Como contabilizar o prêmio de seguros a apropriar?

A apropriação do prêmio do seguro será feita mensalmente durante os doze meses de validade da apólice. Para isso, é preciso encontrar o valor residual mensal do prêmio, que é o resultado da divisão do valor de contratação pela quantidade de meses do período.

Como contabilizar despesa antecipada de seguros?

Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.

O que são seguros a vencer?

Prêmio de seguros a vencer (ou a apropriar): quando a empresa faz um contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato. Ex.: Seguro de vida dos funcionários, Seguro de automóvel, Seguro da empresa, etc.

Entenda agora por que as contas do Ativo tem natureza Devedora e as do passivo tem natureza Credora!

44 questões relacionadas encontradas

O que é prêmios de seguros a apropriar?

PRÊMIO DE SEGUROS A APROPRIAR

Desta forma, as despesas de exercício (s) seguinte (s) são aquelas que, embora registradas no exercício em curso, são de competência de exercício (s) subsequente (s) e, por isso, são classificadas no Ativo Circulante ou Ativo Realizável a Longo Prazo.

Quais as contas que compõem o ativo não circulante?

Existem algumas categorias de ativos não circulante que são lançadas em um balanço patrimonial, sendo elas: Realizável a Longo Prazo. Ativo Imobilizado. Investimento.

Onde classificar despesas antecipadas?

As despesas antecipadas são classificadas no grupo do ativo circulante. Essa classificação no ativo circulante deve observar o prazo de geração do benefício da despesa. Assim, classifica-se neste grupo a despesa cujo benefício será usufruído até o término do exercício social seguinte ao de sua efetivação.

O que entra como despesa antecipada?

O que são despesas antecipadas? Despesas antecipadas são gastos realizados por uma empresa que ainda não foram totalmente utilizados ou consumidos. São despesas pagas antecipadamente, mas que ainda não foram registradas como custos ou despesas operacionais no período contábil atual.

O que é considerado despesas antecipadas?

Compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte. Ex: seguros a vencer, alugueis a vencer e encargos a apropriar.

O que são despesas a apropriar?

Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços realizados.

Quais contas devem ser provisionadas na contabilidade?

Alguns exemplos de contas provisionadas são salários, 13º, férias, impostos. São contas que já sabemos que serão pagas e podem ser provisionadas para entendermos nossas obrigações.

Porque adiantamento de clientes e passivo?

Do ponto de vista contábil o adiantamento recebido do cliente representa uma obrigação da sua empresa com o seu cliente, e por se tratar de uma obrigação, deve ser classificada no Passivo no Balanço Patrimonial.

Quem paga o prêmio no seguro?

Embora a expressão “prêmio” possa remeter a algo recompensador, na esfera dos seguros, esta palavra diz respeito ao montante pago pelo contratante à empresa seguradora. Este valor é responsável por assegurar que o seguro de automóvel cubra os riscos estipulados em contrato.

Quais são as principais contas do ativo circulante?

Ativos circulantes
  • contas a receber dos clientes;
  • saldo disponível no caixa da empresa;
  • recursos disponíveis em conta bancária;
  • estoque;
  • matérias-primas;
  • investimento de curto prazo.

O que é uma apropriação contábil?

A Apropriação de receitas e despesas é um processo contábil que consiste em distribuir e registrar corretamente as receitas e despesas ao longo do período em que ocorrem.

Quais são os três tipos de despesas?

As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.

Como lançar uma despesa na contabilidade?

Como lançar o reembolso de despesas na contabilidade?
  1. Defina se a despesa é reembolsável. ...
  2. Realize o lançamento em conta de ativos. ...
  3. Sempre solicite a nota fiscal dos produtos. ...
  4. Crie um recibo de reembolso de despesas. ...
  5. Conte com um app de gestão de reembolso de despesas.

Quais são as contas que fazem parte do patrimônio líquido?

O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros, Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo. O que é patrimônio e patrimônio líquido? Patrimônio é a soma de todos os ativos de uma entidade.

Quais são as classificações de despesas?

duas categorias econômicas da despesa: Despesas Correntes; • Despesas de Capital.

Quais são as despesas gerais e administrativas?

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

Como contabilizar despesas diferidas?

Dicas para contabilização de receita diferida
  1. Etapa 1. Determinar o período de relatório. ...
  2. Etapa 2. Determinar os pedidos realizados do cliente. ...
  3. Etapa 1. Preencher o balanço patrimonial. ...
  4. Etapa 2. Registre a receita ganha. ...
  5. Etapa 3. Faça registros até que toda a receita seja ganha.

Quais são os 4 subgrupos do ativo não circulante?

Os ativos não circulantes podem ser de quatro tipos: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizável e intangível.

Quais os 4 subgrupos do ativo não circulante?

Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Qual a diferença de ICMS a recuperar e ICMS a recolher?

O imposto a recolher é uma obrigação que uma pessoa física ou jurídica possui e que obrigatoriamente precisa pagar. Já o imposto a recuperar é um direito dessa empresa, por isso ele é classificado como um ativo. Nesse caso, os impostos recolhidos são recuperados segundo a compensação de tributos.

Artigo anterior
Quando devo trocar o carvão ativado?
Artigo seguinte
O que o macarrão vira no organismo?