Qual a natureza da ação declaratória?

Perguntado por: Gonçalo Cláudio de Cardoso  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

Natureza jurídica
Portanto, a natureza jurídica da ação declaratória trata-se de procedimento especial de jurisdição contenciosa, cujo objetivo é o declarar a existência ou não de situações, estado ou relações jurídicas.

O que é uma ação de natureza declaratória?

É uma ação cujo objetivo é reconhecer a existência ou inexistência de uma situação jurídica, ou seja, sua certificação. ... Por fim, tendo em vista, a finalidade da ação declaratória de dar certeza à uma situação jurídica duvidosa, a ação declaratória é imprescritível.

Quanto à natureza a ação meramente declaratória?

A ação meramente declaratória nada mais visa do que a declaração de existência ou inexistência de uma relação jurídica. Basta a declaração de existência ou inexistência da relação jurídica para que a ação haja atingido a sua finalidade (2003, p. 178).

Quais os tipos de ação declaratória?

A ação puramente declaratória pode ser positiva quando tem por objeto alcançar uma sentença que declare a existência de uma relação jurídica, ou pode ser negativa quando o objetivo é buscar uma decisão que declare a inexistência de relação jurídica.

O que é a natureza jurídica da ação?

Capítulo I: Natureza jurídica da ação. Ação é o direito do particular de solicitar prestação jurisdicional. Assim, segundo vários autores: "Ação, portanto, é o direito ao exercício da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exercício).

CPC COMENTADO - ART. 20 - ação declaratória

16 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de natureza da ação?

A natureza do direito de ação é subjetiva, pública, abstrata e genérica.

Qual a natureza jurídica da ação de cobrança?

A ação de cobrança visa cobrar uma dívida de alguém. Assim, existindo uma dívida vencida, a ação de cobrança pode ser utilizada para forçar o devedor a realizar o pagamento. Trata-se de uma ação pelo procedimento comum, ou seja, uma ação longa, com possibilidade amplas de produção de provas e de defesa.

Como se classificam as ações?

Segundo o ordenamento jurídico atual as ações se classificam em ações de conhecimento, de execução e cautelar, conforme o provimento jurisdicional solicitado pelo autor da demanda. A ação de conhecimento visa ao provimento de mérito, julgamento da causa, gerando um processo de conhecimento.

Quais são os quatro tipos de sentenças?

Como regra, todas as sentenças são, a um só tempo, condenatórias, declaratórias e constitutivas.

Quais os tipos de sentença no processo civil?

Em resumo, podemos afirmar que as sentenças, previstas no NCPC, classificam-se como declaratórias, condenatórias e (des) constitutivas (com base na Teoria Trinária), como também mandamental e executiva lato sensu (conforme a Teoria Quinária), ao passo que também nelas se incluem as inibitórias, de remoção do ilícito e ...

O que é ação meramente declaratória exemplo?

É um pedido que a pessoa faz para que o Judiciário declare a existência (ou inexistência, se o juiz assim entender) de uma relação ou situação jurídica. Por exemplo, ação de pedido de naturalização.

Qual o principal efeito da sentença declaratória?

A eficácia principal da decisão declaratória é a certeza jurídica acerca da existência, inexistência ou modo de ser de uma situação jurídica (ou falsidade/autenticidade de documento — CPC-2015, artigo 19).

É admissível a ação meramente?

É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

Qual o objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.

Qual a prescrição para ações declaratórias?

Ação declaratória – Prescrição – Inexistência. As ações meramente declaratórias não prescrevem e a elas não se aplica a disposição constitucional relativa à prescrição extintiva do direito de ação (Constituição Federal, art. 7º, XXIX).

É possível executar uma sentença de ação declaratória?

STJ define que sentença declaratória pode ser executada nos mesmos autos. A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que sentenças declaratórias (que reconhecem um direito) podem ser executadas nos mesmos autos, evitando assim o ajuizamento de um novo processo.

Quais os tipos de sentença no processo penal?

Destarte, temos os seguintes tipos de sentenças: a executável, não executável, sentença suicida, sentença vazia, sentença autofágica, a subjetivamente coletiva ou plúrimas e subjetivamente complexa, a sentença inexistente, a condenatória própria e imprória e a anômola.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como classificar as sentenças?

Classificação das sentenças
  1. Sentença declaratória: declara a existência ou inexistência de uma relação jurídica.
  2. Sentença constitutiva: cria ou modifica uma relação jurídica. ...
  3. Sentença condenatória: "condena" o réu à prestação de uma obrigação.

Como são classificadas as ações teoria geral do processo?

Ações são classificadas de acordo com o tipo de direito em questão, sendo civis, penais ou trabalhistas. Ações civis classificam-se de acordo com a natureza da pretensão e seu pedido mediato.

Quais são os tipos de ações existentes explique cada uma?

Na bolsa de valores, existem dois tipos de ações principais na bolsa de valores: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN). Cada ação ordinária confere um voto ao acionista durante as assembleias gerais e principais decisões da empresa.

Quais são os elementos da ação?

São elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. A expressão utilizada deixa claro, desde logo, que há elementos da ação que não as identificam, como o "interesse de agir".

Qual a classe processual de uma ação de cobrança?

Nestes casos, portanto, a CLASSE é o PROCEDIMENTO ORDINÁRIO, entrando como ASSUNTO o TÍTULO que está sendo executado ("cobrado"), conforme exemplificado acima. Então, verifique nos autos o histórico dos fatos, bem como o título anexado, para classificar corretamente a ação.

Qual a competência para ação de cobrança?

100, IV, d, do CPC, é competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, sendo esse lugar, em regra, o domicílio do devedor, mas cabendo ao credor a escolha do lugar.

Qual o foro competente para a ação de cobrança?

AÇÃO DE COBRANÇA. ... Nas ações derivadas de relação de consumo, o foro do domicílio do consumidor caracteriza-se como regra de competência absoluta. No caso concreto, tratando-se de ação de cobrança decorrente de relação de consumo, a ação deve tramitar no foro do domicílio do réu-consumidor (art. 101, I, do CDC).

Artigo anterior
Em qual filme a Viúva Negra morre?
Artigo seguinte
O que são operações de crédito?