O que está estabelecido nos artigos 227 da Constituição Federal e 4º do ECA?

Perguntado por: Júlia Soares Nascimento  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Destaca-se: Art. 227.... intimidade dos menores, em tenra idade ou prestes a alcançar a maturidade, é reflexo do comando constitucional da sua proteção integral, com absoluta prioridade em assegurar seus direitos fundamentais (arts.... 227 , da CF/88 , 4º do ECA ).

O que diz o artigo 227 do ECA?

O artigo 227 estabeleceu, também, que a responsabilidade de garantir os direitos de crianças e adolescentes é compartilhada entre Estado, famílias e sociedade. Isso significa dizer que todos somos responsáveis por todas as crianças e adolescentes.

O que quer dizer o artigo 4 do ECA?

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e ...

Quais os 3 principais princípios norteadores do ECA?

Princípios Norteadores do ECA
  • I) Princípio da Prioridade Absoluta, art 4º do ECA:
  • II) Princípio da Prevalência dos interesses, art. 6º do ECA:
  • IV) Princípio da Sigilosidade, artigo 143 do ECA:

Quais os mais importantes princípios que regem os direitos da criança e do adolescente agregados ao ECA?

Essa sistemática se ampara em três princípios que orientam o Estatuto da Criança e do Adolescente, quais sejam (i) o princípio da prioridade absoluta, (ii) o princípio do melhor interesse, e (iii) o princípio da municipalização.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - ART 227 - PARTE I - PROFª. ANGÉLICA

31 questões relacionadas encontradas

Quais os principais princípios do Estatuto da criança e adolescente?

Princípios do ECA (Lei nº 8.069/90)
  • INTRODUÇÃO. ...
  • Princípio da Proteção Integral. ...
  • Princípio da Prioridade Absoluta. ...
  • Princípio do Melhor Interesse. ...
  • Princípio da Municipalização. ...
  • Princípio da Convivência Familiar. ...
  • CONCLUSÃO. ...
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Quais são os princípios dos direitos das crianças?

Para isso, a criança deve ser considerada como prioridade e deve ter acesso a direitos como: saúde, alimentação, educação, dignidade, segurança, bem-estar e convívio familiar e social.

Quais os 3 três princípios ou fundamentos constitucionais de proteção à maternidade dos quais todos os demais decorrem?

Sendo assim “entende-se por proteção integral a defesa, intransigente e prioritária, de todos os direitos da criança e do adolescente” (SILVA, 2000, p. 1). Art. 1º.

Como um dos principais princípios do ECA A atual doutrina da proteção integral que rege o direito da criança e do adolescente reconhece crianças e adolescentes como?

A atual doutrina da proteção integral, que rege o direito da criança e do adolescente, reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direito, devendo o Estado, a família e a sociedade lhes assegurar direitos fundamentais.

Quais as prioridades trazidas no ECA?

A lei estabelece: "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência ...

O que diz o artigo 5.4 do ECA?

§ 1º - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. § 2º - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

O que significa primazia de receber proteção e socorro?

Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, desde que não esteja a criança ou adolescente sob poder familiar, guarda ou tutela de qualquer dos pais ou de seu representante legal. ... Preferência ao adolescente portador de deficiência, assegurando-lhe trabalho protegido e estabilidade.

O que é tratamento cruel ou degradante?

O tratamento cruel ou degradante é a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente, que humilhe ou ameace gravemente ou a ridicularize.

O que diz o artigo 277 da Constituição?

- É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a ...

O que é o princípio do melhor interesse do menor?

12.010/2009 prevê a “garantia do direito à convivência familiar a todas as crianças e adolescentes”, devendo o enfoque estar sempre voltado aos interesses do menor, que devem prevalecer sobre os demais. ...

O que é o princípio da proteção integral?

A proteção integral tem como fundamento a concepção de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, frente à família, à sociedade e ao Estado. ... O princípio da proteção integral, em síntese, norteia a construção de todo o ordenamento jurídico voltado à proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Que doutrina rege no Brasil os direitos das crianças e dos adolescentes e por ela quem são os responsáveis pelo desenvolvimento salutar dos menores?

Direitos consagrados no ECA

O ECA reitera que as crianças e adolescentes têm os mesmos direitos fundamentais assegurados pela Constituição a todos os brasileiros, como direito à vida, à saúde, ao lazer, à dignidade, à cultura e à liberdade.

Quais são os principais aspectos que diferenciam a doutrina da situação irregular e a doutrina da proteção integral?

Diferentemente da doutrina da situação irregular, onde o adolescente era estigmatizado como um mero objeto de direitos, na doutrina da proteção integral, o adolescente ganha status de sujeito de direitos. ... Ela não se limita a amparar os adolescentes que se encontram em situação irregular.

Quais são os direitos garantidos pelo ECA?

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda ...

Quais são as 3 dimensões dos direitos fundamentais?

Conforme a doutrina, os direitos fundamentais são divididos de três (estado liberal com a liberdade; estado providência com a igualdade material; e estado subsidiário com a fraternidade) a cinco dimensões ou gerações (estado liberal com a liberdade; estado providência com a igualdade material; estado subsidiário com a ...

Quais são os direitos fundamentais?

A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos: ... Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Quais são os princípios constitucionais do direito das famílias?

Para Paulo Lôbo, destacam-se como princípios constitucionais aplicáveis ao direito de família os princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade, além dos princípios gerais da igualdade, liberdade, afetividade, convivência familiar e melhor interesse da criança.

São princípios que regem a aplicação das medidas especificas de proteção à criança e ao adolescente?

São princípios que regem a aplicação das medidas de proteção: a intervenção precoce; a privacidade; a intervenção mínima; e a responsabilidade primária e solidária do Poder Público.

Quais são as principais características de um estatuto qual é sua finalidade?

Estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, instituição, órgão, estabelecimento, empresa pública ou privada. Conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas que possam incidir sobre as pessoas ou coisas.

O que seria tratamento cruel ou degradante nos termos do art Art 18 A do ECA?

II - tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente."

Artigo anterior
Qual a importância de higienizar as sobrancelhas antes do design?
Artigo seguinte
Qual a estrada mais íngreme do mundo?