Qual a metodologia do SCFV?
Perguntado por: Eduarda Mónica Assunção Azevedo | Última atualização: 17. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)
QUAL A METODOLOGIA DO SCFV? O SCFV é organizado em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertencimento e de identidade.
Quais são os 3 eixos do SCFV?
O planejamento das atividades deve observar os três eixos orientadores do SCFV, a saber: Convivência social; Direito de ser; e Participação social.
Quais são as ações do SCFV?
O SCFV oferta encontros periódicos com ativi- dades em grupo, tais como atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, entre outras, para crianças jovens e adultos que estejam vivencian- do situações de vulnerabilidade e/ou violação de direitos.
Quais recursos metodológicos serão utilizados Scfv?
Os parâmetros metodológicos são diretrizes de tempo, formato, abordagem, planejamento, acompanhamento, integração e intersetorialidade do SCFV 0 a 6 anos. Eles auxiliam no entendimento das diferenças, da complementaridade e das conexões com outros serviços e programas, sejam estes socioassistenciais ou intersetoriais.
Quem faz o planejamento do SCFV?
É importante que o técnico de referência do CRAS participe da etapa de planejamento das atividades, pois dessa forma será possível garantir a articulação entre SCFV e PAIF, fazendo com que seja efetivo o trabalho do SCFV de complementar o trabalho social com as famílias.
O QUE É O SCFV E COMO ACESSÁ-LO
Qual o principal objetivo do SCFV?
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Qual a meta do SCFV?
O SCFV realiza o atendimento a crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil e/ou dela retirados, visando garantir especialmente o direito à convivência familiar e comunitária, além de outros objetivos descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).
Quais são os eixos e subeixos do SCFV?
O eixo "participação" tem como subeixos: participação no serviço; participação no território; participação como cidadão; participação nas políticas públicas.
Qual a função de um coordenador do SCFV?
O coordenador pedagógico é aquele que faz com que o que foi proposto aconteça realmente, é aquele que está presente no dia a dia da instituição, incansavelmente buscando sempre que o SCFV seja um divisor de águas nas vidas das famílias atendidas pelo programa.
Como funciona o Scfv no CRAS?
O SCFV tem como funcionalidade e finalidade fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de intervenções sociais através das oficinas e dos facilitadores, realizado em grupos de acordo com o ciclo de vida de desenvolvimento.
O que não é Scfv?
Nesse sentido, bailes, festas, atividades físicas, confecção e exposição de artesanato, passeios e palestras não caracterizam, por si só, o SCFV. Todavia, essas atividades podem ser desenvolvidas como meio para promover a convivência entre os usuários, sempre conjugadas com os objetivos do SCFV.
Qual papel do assistente social no Scfv?
O serviço social atende com matricialidade sociofamiliar oferecendo aos familiares e usuário, escuta familiar, orientação jurídica, encaminhamentos para atendimento no posto de saúde, psicólogos e aprendizado de artesanato e atividades que complementam a renda familiar.
O que é o percurso do SCFV?
Um percurso é um roteiro a ser estabelecido por cada equipe do SCFV com início, meio e fim, segundo o qual as atividades do SCFV são organizadas, sempre de acordo com as especificidades dos grupos e da gestão.
Como trabalhar o fortalecimento de vínculos?
- Gestos de carinho. ...
- Diálogo. ...
- Acompanhamento das atividades. ...
- Momentos juntos. ...
- Leitura antes de dormir. ...
- Compartilhamento de histórias. ...
- Aprendizados novos.
O que é Scfv para crianças?
São estratégias para proteger o usuário, no escopo da proteção social básica de assistência social, garantindo o seu direito à infância e à adolescência e fortalecendo seus vínculos com a família, a comunidade e a sociedade.
O que pode gastar com o recurso do SCFV?
► Pagamento de Alimentação, tais como, lanches, entre outros para atender as ações desenvolvidas no SCFV; ► Aquisição de ingressos para os usuários para participar de eventos culturais como museus e teatro, entre outros desde que estejam de acordo com a metodologia do serviço e previsto no planejamento.
O que é trabalhado no Scfv?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Como identificar o público prioritário do SCFV?
As crianças que constituem o público prioritário para o atendimento no SCFV são as que foram identificadas em situação de violência ou risco de violações de direitos.
Quais as principais funções do coordenador?
Um Coordenador é um líder/gestor responsável pela gestão de uma equipe. As responsabilidades do coordenador incluem garantir que os trabalhos sejam concluídos dentro dos prazos e orçamentos especificados, além de motivar os membros da equipe, realizar avaliações e monitorar a qualidade de todos os processos executados.
O que o Scfv deve oportunizar aos usuários?
Resolução CNAS nº 11/2015, que caracteriza os direitos dos usuários da assistência social, afirma, entre outras coisas, que o atendimento socioassistencial deve oportunizar e garantir o respeito da dignidade dos usuários. O tratamento deve ser atencioso e respeitoso, isento de procedimentos vexatórios e coercitivos.
Qual a carga horária do SCFV?
Os grupos devem ter atividades previamente planejadas em turnos de até 1h30 por dia. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as atividades poderão ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em turnos diários de até quatro horas.
Qual objetivo do SCFV para idosos?
Além de proporcionar o convívio entre os idosos, o SCFVI deve ser também um espaço de estímulo à integração de gerações, de percepção de potencialidades, de inclusão e de respeito às diferenças individuais e coletivas.
O que fazer no serviço de convivência?
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do Serviço de Convivência será por meio de oficinas reflexivas, oficinas socioculturais e oficinas esportivas, com atividades diversas como palestras, cantinho da leitura, contação de histórias, cinema educativo, brincadeiras, jogos livres, entre outros.
O que é o fortalecimento de vínculo?
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
Qual o papel do pedagogo no Scfv?
O pedagogo colabora na dinamização dos resultados nos SCFV, responsabilizando-se pelo resultado junto com a equipe, tornando-se referência específica no acompanhamento dos resultados junto com o PAIF. Fortalecendo o resultado das intervenções dos usuários e famílias.
Qual é o valor do preparo da apelação?
Quantos fonema tem a palavra nascer?