Qual a medida utilizada como indicador epidemiológico?

Perguntado por: Lourenço João de Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

Em epidemiologia, podemos elaborar dois tipos de indicadores, utilizando coeficientes para mensuração de eventos de prevalência e de incidência. O coeficiente de prevalência expressa a proporção que, em determinado momento, é portadora do evento de interesse em relação ao total.

Quais são os indicadores epidemiológicos?

Destacam-se, como indicadores convenientes, a mortalidade infantil, a mortalidade até cinco anos por doenças diarréicas e a morbidade até cinco anos por doenças diarréicas com base na MDDA – monitorização de doenças diarréicas agudas.

O que é medida epidemiológica?

O Objeto Medidas de freqüência de doença esclarece que o principal objetivo da epidemiologia é medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas e que para isso é utilizado as medidas de incidência e prevalência.

Quais são as medidas de saúde da epidemiologia?

As medidas de controle de uma doença ou dano à saúde são organizadas ao redor dos quatro níveis de prevenção básicos: primordial, primária, secundária e terciária.

Como calcular indicadores epidemiológicos?

É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes. Permite comparar o nível de saúde de diferentes regiões ao longo do tempo.

Epidemiologia - Introdução aos Indicadores de Saúde

35 questões relacionadas encontradas

Como calcular o indicador?

Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.

Como elaborar indicadores de saúde?

  1. Exemplos:
  2. Passo 1. Examinar a integridade dos dados completos e válidos que compõem o indicador.
  3. Passo 2. Examinar a consistência do indicador estimado quanto aos atributos de indivíduo.
  4. Passo 3. ...
  5. * UAD = último ano disponível. ...
  6. Passo 4. ...
  7. Passo 5. ...
  8. Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA).

Quais são as três aplicações básicas da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Como são classificadas as medidas preventivas em epidemiologia?

Como são classificadas as medidas preventivas? Prevenção primária, secundária e terciária. Período pré-patogênico: - As ações primárias são aplicadas em fases anteriores ao início biológico da doença, e estão dirigidas para a manutenção da saúde.

O que são medidas de associação epidemiologia?

É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte.

Qual é o objetivo da vigilância epidemiológica?

A Vigilância Epidemiológica (VE) do DCCI tem por objetivo a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se em um conjunto de ações destinadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?

Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.

Quais os indicadores mais utilizados?

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?
  • Indicadores de lucratividade. Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. ...
  • Indicador de eficácia. ...
  • Indicador do valor de ticket médio. ...
  • Indicador de turnover. ...
  • Indicadores estratégicos.

Quais são os indicadores de saúde mental?

Os indicadores definidos foram agrupados em oito temas: Atenção à situação de crise; Qualificação dos atendimentos grupais; Trabalho em rede; Gestão dos Caps; Educação permanente; Singularização da atenção; Atenção às pessoas com deficiência intelectual; e Uso de medicação.

Quais são os principais indicadores demográficos?

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Quais são os principais sistemas de informação epidemiológica?

Índice
  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)
  • OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.

Quais são os pilares da epidemiologia?

Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.

Quais linhas de aplicação do método epidemiológico?

  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
  • DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.

O que é epidemiologia e qual a sua aplicação?

O que é Epidemiologia:

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

O que é um indicador de saúde?

Para a finalidade deste compêndio, os indicadores de saúde são definidos como medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho de um sistema de saúde.

Como elaborar indicadores de avaliação?

Para a seleção dos indicadores, sugerimos iniciar pelos seguintes critérios: 1. Deve estar acessível ou ser obtido em curto prazo e sem demandar muito recurso; 2. Deve ter sua utilidade reconhecida por outros atores envolvidos na avaliação.

Quais os principais atributos que o indicador de saúde deve conter?

Outros atributos de um indicador são: mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), relevância (responder a prioridades de saúde) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).

O que é taxa em indicadores?

Um indicador (taxa, índice) é uma medida em geral quan- titativa dotada de significado substantivo e usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito.

Artigo anterior
Quais são os três tipos mais comuns de plano de negócios?
Artigo seguinte
O que é Gama RGB completa?