Qual a lei que trata sobre os direitos autorais e o que seria o plágio?

Perguntado por: Henrique Martim Gomes Carvalho Almeida  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

A Lei 5.988, de 14 de dezembro de 1973, vigorou por muitos anos até ser revogada pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. O direito autoral também é regido por diversos acordos e convenções onde participam muitos Estados signatários.

Qual é a lei que define o plágio?

Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.

O que é plágio e direitos autorais?

A violação dos direitos autorais só ocorre quando estamos a falar do titular dos direitos autorais, o qual pode não ser o autor ou o criador real. O plágio é uma ofensa contra o autor ou criador, independentemente de quem possa ter os direitos legais sobre o seu trabalho.

Qual a lei que trata dos direitos autorais?

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

O que é um Ecad?

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação) foi fundado em 1976 com o objetivo de efetuar cobranças sob a exibição de conteúdo de direitos autorais ligados a entidade. É uma instituição privada embasada na Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira – 9.610/98.

O que é Plágio?

43 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei sobre direito de imagem?

Qual a Lei do Direito de imagem? Na Constituição Federal, artigo 5, inciso X, a lei dispõe que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Quais são os tipos de plágio?

Testes para detecção de possível plágio
  • FORMAS DE PLÁGIO. ...
  • Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.
  • Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  • Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

O que é considerado plágio de imagem?

Tomar o trabalho de alguém sem autorização e usá-lo como seu sem o consentimento do autor é chamado de plágio, seja de texto, imagem ou de qualquer conteúdo, um ato que transgride as leis de direitos autorais. O plágio de imagem é especificamente o roubo de imagens originais de um autor ou designer.

O que é o plágio na internet?

Propriedade Intelectual e Plágio

Ninguém pode pegar uma obra, texto, vídeo, música ou qualquer outra coisa e publicar ou distribuir como se fosse de outra pessoa sem autorização do criador daquele conteúdo. O roubo de propriedade intelectual é conhecido como “plágio” e é considerado crime.

Qual o percentual para ser considerado plágio?

O percentual aceitável de plágio é 0%, porém é importante considerar que exitem algumas exceções: De modo geral, há um percentual máximo tolerável de 3% para “termos comuns” que acabam se repetindo nos trabalhos, por exemplo, “de acordo com”, “conforme mencionado acima”, “nesse sentido”, etc.

Como caracterizar o plágio?

Caracteriza-se como plágio a cópia parcial, integral ou conceitual de uma obra sem a apresentação da fonte original ou quando os créditos do trabalho são dados a outra pessoa sem a permissão explícita do autor(a) inicial.

É possível plagiar a si mesmo?

Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e os distribuindo em diferentes mídias como se fossem originais. Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados em artigos científicos pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".

Como evitar o plágio na internet?

Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

O que é plágio é pirataria?

Como se vê, a pirataria autoral é a prática ilegal cometida estritamente contra obras artísticas e literárias. ... A seu tempo, o plágio pode ser definido como a reprodução, mesmo que apenas parcial ou mesmo levemente disfarçada, dos elementos criativos de obra de outrem, conjugada com a usurpação de paternidade.

Quais são os direitos autorais da internet?

Relacionando o direito autoral digital e produto digital, vemos que os produtos digitais têm os direitos do autor assegurados pela LDA. E-books, artigos acadêmicos, fotos, vídeos, músicas, entre outros materiais produzidos com ferramentas digitais são obras intelectuais resguardadas pela legislação.

O que é plágio e quais são os tipos de plágio?

Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito. Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial. O plágio é considerado crime, tipificado no código penal.

Quais os 4 tipos de plágios que são muito comuns no meio acadêmico?

Tipos de plágio
  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

O que é plágio indireto?

Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

Quais são as exceções ao direito de imagem?

Todavia, se as imagens forem utilizadas com finalidades lucrativas, há a proteção do direito de imagem do retratado. Outra exceção ao direito de imagem diz respeito às pessoas públicas, sendo estas artistas, esportistas, políticos, influenciadores digitais, entre outros.

Quando o direito de imagem é violado?

Caracteriza-se a violação ao direito à imagem pelo teor da captação, sendo esta contextualizada ou específica, e em ambiente público ou privado, e pela utilização, seja informativa, biográfica ou comercial, com a última acarretando diretamente a indenização por danos morais.

Quando a pessoa tem direito de imagem?

O direito de imagem, consagrado e protegido pela Constituição Federal da República de 1988 e pelo Código Civil Nacional de 2002 como um direito de personalidade autônomo , se trata da projeção da personalidade física da pessoa, incluindo os traços fisionômicos, o corpo, atitudes, gestos, sorrisos, indumentárias, etc.

O que fazer para não cometer plágio?

7 Dicas para um TCC sem Plágio
  1. 1 – Tome nota das referências. ...
  2. 2 – Cada afirmação precisa ter uma fonte. ...
  3. 3 – Utilize corretamente as citações. ...
  4. 4 – Busque muitas referências bibliográficas. ...
  5. 5 – Relacione as ideias dos autores. ...
  6. 6 – Use uma ferramenta para detectar plágio (com cuidado) ...
  7. 7 – Respeite as correções do orientador.

Como burlar o sistema de plágio?

É possível enganar os sistemas detectores de plágio? Mudança de lugar das palavras em uma frase. Substituição das palavras do texto original por sinônimos, inclusive existem softwares que fazem isso automaticamente para eles. Uso de caracteres de outros alfabetos.

Como não cair em plágio?

A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!

Como citar a si mesmo?

Quando o autor citar a si mesmo, não deve chamar atenção com expressões tais como "no meu livro tal". Todas as citações devem receber aspas, sendo necessária a identificação do citado, ano de publicação e página da obra consultada. As citações de até 03 linhas devem receber aspas.

Artigo anterior
Em qual situação os agentes de tratamento não serão responsabilizados?
Artigo seguinte
O que é o teste ergométrico?