Qual a influência da pressão na solubilidade?

Perguntado por: Francisco Mendes Valente  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Quando o gás não reage com o líquido, a influência da pressão é expressa pela Lei de Henry, que estabelece: em temperatura constante, a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás.

Como a pressão afeta a solubilidade?

A pressão tem grande influência nas soluções que contêm gases. A solubilidade de gases em solventes líquidos muito depende da pressão. Quando aumentamos a pressão sobre o gás, de certa forma, o gás é “empurrado” para dentro do líquido, ou seja, sua solubilidade aumenta.

Quais são os fatores que influenciam a solubilidade?

A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido.

O que acontece com a solubilidade?

A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente. ... O soluto e solvente são os principais compostos deste processo.

O que diz a regra de solubilidade?

Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.

Solubilidade de gases em líquidos

34 questões relacionadas encontradas

O que se entende por solubilidade?

A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.

O que diz a Lei de Henry?

A lei de Henry, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1801 pelo químico britânico William Henry (1775-1836). Segundo esta lei, a uma temperatura constante a massa de um gás dissolvido num líquido em equilíbrio (solubilidade) é diretamente proporcional à pressão parcial do gás.

O que ocorre com a solubilidade de um soluto quando dobramos a quantidade de solvente?

Se alterarmos a quantidade de água, alteramos proporcionalmente a quantidade a ser dissolvida, (soluto), ou seja: se dobrarmos a quantidade de água, dobramos a massa de sal que conseguimos dissolver. Se multiplicarmos a massa de água por dez, fazemos o mesmo com a massa de sal, a ser dissolvida.

Porque o álcool dissolve na água?

O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.

Por que a solubilidade aumenta com a temperatura?

Todavia, se o soluto for um líquido ou um sólido, a mudança de temperatura poderá influenciar de diferentes formas a solubilidade. Dessa forma, há casos em que, quanto mais quente está solvente, mais soluto é dissolvido; e outros em que, quanto mais quente está o solvente, menos o soluto dissolve-se e vice-versa.

Quando a pressão aumenta a solubilidade dos gases diminui?

Os gases, em geral, são pouco solúveis em líquidos. Sua solubilidade depende consideravelmente da pressão e da temperatura. Aumentando-se a temperatura ,o liquido tende a “expulsar” o gás e, consequentemente, a solubilidade do gás diminui.

Por que a pressão afeta a solubilidade de o2 em água?

Como a pressão afeta a solubilidade do oxigênio dissolvido? O oxigênio dissolvido aumenta à medida que a pressão aumenta. Isto é verdade para as pressões atmosféricas e hidrostáticas. A água em altitudes mais baixas pode reter mais oxigênio dissolvido do que a água em altitudes mais altas.

Por que a pressão afeta a solubilidade de o2 em água mas não a solubilidade de NaCl em água?

O ponto de saturação depende do soluto, do solvente e das condições físicas ( a temperatura sempre influi e a pressão, em especial, em soluções que contêm gases). ... o2 pode ser gás... já NaCl não, então a pressão só afeta gás....

O que acontece quando mistura água e álcool?

O álcool etílico (álcool comum) forma com a água uma mistura azeotrópica (95,5% de álcool e 4,5% de água) que destila à temperatura de 78,1° C. Este é um caso de mistura homogênea de líquidos que não pode ser separada por processo físico como, por exemplo, a destilação.

Pode misturar água com álcool?

Quando se adiciona água ao álcool, estes vão formar uma mistura não ideal, porque o volume final não corresponde ao total adicionado. Isso é devido à possibilidade das moléculas de água interagir com as moléculas de álcool, porque possuem ligações intermoleculares semelhantes, do tipo ligações de hidrogênio.

Por que o álcool evapora mais rápido do que a água?

Isto acontece em decorrência da sua volatilidade. Logo, líquidos com alta pressão de vapor, como o álcool, terão mais facilidade para evaporar, visto que vencerão mais rapidamente a pressão atmosférica.

Quando um soluto se dissolve num solvente O que ocorre?

A dissolução entre o soluto (disperso) e o solvente (dispersante) ocorre através de interações entre suas moléculas. A diferença entre esses dois componentes de uma solução é que o soluto é a substância que será dissolvida e o solvente é a substância que irá realizar a dissolução.

Qual a relação entre a quantidade de soluto e solvente?

Com relação entre a quantidade de soluto e solvente que compõe a solução (saturação da solução), classificamos as mesmas em: Soluções insaturadas: Possuem menor quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente. Soluções saturadas: Possuem a máxima quantidade de soluto em determinada quantidade de solvente.

O que ocorre com a massa do soluto quando mais solvente é adicionado a solução?

A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada.

Qual é o valor da constante da lei de Henry?

= 298.15 K, se obtém: Essa expressão acima não se aplica à variante que utiliza concentração gasosa, pois tem uma dependência diferente com a temperatura.

Quando a lei de Henry se aplica?

A lei de Henry aplica-se somente quando a concentração do soluto e a sua pressão parcial são baixas, isto é, quando o gás e sua solução são essencialmente ideais, e quando o soluto não interage fortemente de nenhuma maneira com o solvente.

Por que o oxigênio se dissolve na água?

O oxigênio se dissolve nas águas naturais proveniente da atmosfera, devido à diferença de pressão parcial. Este mecanismo é regido pela Lei de Henry, que define a concentração de saturação de um gás na água, em função da temperatura: CSAT = α.

O que se entende por dissolução Exotérmica?

DISSOLUÇÃO EXOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for menor que a energia liberada na sua solvatação.

Qual a diferença entre materiais solúveis e insolúveis?

E a diferença entre elas é muito simples. As solúveis são as substâncias que dissolvem em água, já as insolúveis são as substâncias que não dissolvem em água.

Quais são os principais fatores que interferem na solubilidade do oxigênio dissolvido?

Águas com temperaturas mais baixas têm maior capacidade de dissolver oxigênio; já em maiores altitudes, onde é menor a pressão atmosférica, o oxigênio dissolvido apresenta menor solubilidade.

Artigo anterior
Como se chama a esposa do neto?
Artigo seguinte
Quais são os dois tipos de pressão arterial?