Qual a importância dos Massalotes?

Perguntado por: Duarte Gonçalo Pinto de Nogueira  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Massalotes são reservas de metais previstas nos moldes para compensar a contração do material ainda líquido, ou seja, garantir o completo preenchimento da cavidade do molde.

O que são Massalotes e qual sua importância?

O que são massalotes e qual sua importância? R: São uma espécie de reserva de metal que preenche os espaços que vão se formando à medida que a peça vai solidificando e se contraindo.

Qual a função dos Massalotes?

Massalotes: São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido. Um massalote mal dimensionado irá causar um “rechupe” ou vazio de contração na peça.

Para que serve o Massalote na Fundição?

Na fundição de peças complexas pode ser necessário o uso de resfriadores para direcionar a solidificação para o massalote. Assim, pedaços de metal são acoplados ao molde e em contato com o metal fundido, diminuem a temperatura e aceleram o tempo de solidificação naquela parte da peça [3, 6].

Qual a condição para um bom funcionamento do Massalote?

Para garantir o bom funcionamento dos massalotes, estes devem conter metal líquido em seu interior quando a peça estiver no processo de solidificação, ou seja, o tempo de solidificação do massalote deve ser maior do que o tempo de solidificação da região da peça ser alimentada.

Dia 6 Aula 1 Projeto de Massalotes

28 questões relacionadas encontradas

Onde colocar o Massalote?

Para peças fundidas em moldes com partição horizontal é importante que o rechupe do massalote não fique abaixo do nível da peça, para minimizar o risco de apresentar rechupe na parte superior da peça, como ilustra a figura abaixo.

Para que serve uma Lingoteira de fundição?

A lingoteira é um molde que tem a função de receber metal ou liga metálica no estado líquido, quente, para formar determinada peça após o tempo de cura, quando o material se solidifica.

O que são e para que servem os moldes na fundição?

2- Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. ... Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.

O que causa o Rechupe?

Rechupe. O rechupe acontece principalmente devido a contração volumétrica após a solidificação. Um bom projeto do molde solucionará esse problema, e para isso deve-se colocar massalotes nas regiões mais críticas ou aplicar padding, que depois são removidos.

O que é a fundição centrífuga?

Processo de Fundição por centrifugação consiste no vazamento de metal líquido em um molde metálico com uma determinada rotação, gerando uma força centrífuga. ... Através do processo de Fundição por Centrifugação, é possível estabelecer um comparativo de vantagens analisando ao Processo de Fundição em Areia (estático).

Como dimensionar Massalote?

Dimensionamento do Massalote 1º - o massalote deve se localizar na parte que se solidifica por último 2º - deve solidificar depois da parte da peça que este alimentando 3º - deve possuir volume de metal suficiente para alimentar a peça - um massalote único - vários massalotes - um massalote para várias peças 4º - deve ...

O que fazer para evitar o Rechupe?

A localização indiscriminada de nervuras e a seleção imprópria das espessuras das mesmas podem provocar uma contração no molde capaz de alterar a forma da peça. A melhor maneira de minimizar o rechupe na orientação é fornecer um fluxo longitudinal para peças retangulares ou um fluxo radial para as circulares.

O que é Rechupe no processo de fundição?

A solidificação de um metal se inicia pelas partes que estão em contato com as paredes do molde ou na parte superior, onde o metal está exposto ao ar. O metal ao passar do estado líquido para o sólido diminui seu volume, portanto aparecerá uma região central no lingote ou peça que se chama rechupe.

Quais são os tipos de fundição?

Quais são os tipos de fundição?
  • Fundição por gravidade.
  • Fundição em molde permanente.
  • Fundição por centrifugação.
  • Fundição de precisão.

Por que a cura a frio e menos utilizada que a cura a quente Shell Molding )?

A cura a frio é mais caro e utiliza substâncias ácidas e corrosivas como catalisadores da reação química, que exigem muito cuidado na manipulação porque são tóxicas. Por estas desvantagens é pouco utilizado. A cura a quente é chamada de “shell molding” (moldagem em casca).

O que é o processo de fundição?

A fundição é um processo de fabricação que permite a obtenção de peças com formas simples ou complexas por meio da fusão da matéria prima, onde o metal líquido é despejado em um molde no qual sua cavidade terá a forma de uma peça ou objeto desejado.

O que é o Rechupe?

Definição - O que é Rechupes

Marcas na superfície da peça causadas pela falta de material plástico na cavidade.

Qual a diferença de Rechupe e porosidade?

Porosidade definição: As porosidades são vazios ou poros internos, que podem ser originados por contração ( rechupe ) ou gases no metal líquido se caracteriza por contrações concentradas em um único ponto da peça, que é a última região a se solidificar, resultando em um vazio grande e com superfície interna rugosa ...

O que provoca a porosidade em peças fundidas?

A porosidade por contração ocorre porque a maioria dos metais fundidos tem uma densidade ligeiramente menor no estado líquido do que no estado sólido. ... Esse “ponto quente” irá criar um poro de contração quando o líquido nessa área finalmente se solidificar.

Quais são os tipos de moldes?

Os moldes
  • Concreto – use molde de borracha de poliuretano;
  • Gesso – use molde de borracha de poliuretano;
  • Poliuretano, Poliéster, Resina Epóxi – use molde de borracha de silicone;
  • Espuma de Poliuretano – use molde de borracha de silicone;
  • Cera – use molde de borracha de poliuretan.

Quais são os tipos de moldes usados na fundição?

Os modelos podem ser de madeira, plástico, isopor, metal ou mesmo de cera e podem ser aplicados produtos desmoldantes (talco, grafite) para facilitar sua retirada de dentro do molde.

O que é confecção do molde?

2. Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.

O que é Lingoteira?

Molde onde se vaza o metal derretido para fazer barras.

O que é um molde de fundição?

O molde de fundição é um recipiente preparado única e exclusivamente para receber o metal em seu estado líquido, com o objetivo de imprimir nele determinado formato, previsto em um projeto de fabricação de peças e componentes metálicos.

Qual a principal vantagem do processo de fundição?

As maiores vantagens que o processo de Fundição Contínua oferece são: Grande redução de defeitos, bolhas de gás ou rechupes. Barras isentas de impurezas, escória. Elevada estanqueidade, sem presença de micro passagens.

Artigo anterior
Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
Artigo seguinte
Como descrever uma pessoa em palavras?