Qual a importância dos jesuítas para a educação brasileira?

Perguntado por: Tomé Andrade de Branco  |  Última atualização: 29. April 2022
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Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.

Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios.

Quais as principais características da educação jesuítica?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Como se dava a educação dos jesuítas?

A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.

Qual era o objetivo dos jesuítas ao vir para o Brasil?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

A Importância dos Jesuítas para a Educação

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Qual era o objetivo das missões jesuíticas?

Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.

Por que os jesuítas queriam catequizar os índios?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Como era o ensino dos jesuítas no Brasil colonial?

O ensino jesuítico era dividido entre a catequese e o ensino de humanidades. Aos índios era ensinado a ler e escrever, mas, também os ensinamentos católicos e todos esses ensinamentos eram baseados em livros bíblicos coma intenção de aculturá-los.

Como ficou conhecida a pedagogia desenvolvida pelos jesuítas?

A metodologia educacional jesuíta

Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum. ... Esse método tem como objetivo principal expandir a fé cristã aos povos que habitavam a Europa e toda região do Novo Mundo.

Como foi tratada a educação escolar durante o período do Estado militar 1964-1985 10?

Ensino público e pátria: a doutrinação nos currículos escolares. Os militares não descuidaram do ensino técnico, incentivando-o no então chamado segundo grau para obter a mão-de-obra qualificada de que necessitavam as empresas. O governo também apoiou iniciativas privadas no sentido de formar mão-de-obra.

O que podemos destacar na atuação jesuíta?

- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

Quais as principais características da educação na época do Brasil Colônia?

Nesse novo período, a educação no Brasil consistia apenas nas chamadas Aulas Régias, com aulas de Latim, Grego e Retórica feitas por professores vitalícios e despreparados; sendo que este novo sistema gerou o verdadeiro caos no processo de ensino no território brasileiro.

Qual era o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?

O Ratio Studiorum não era um tratado sistematizado de pedagogia, mas sim uma coletânea de regras e prescrições práticas e minuciosas a serem se- guidas pelos padres jesuítas em suas aulas. Portanto, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas.

Qual o legado pedagógico que os jesuítas deixaram para educação brasileira?

Podemos ressaltar que foram os jesuítas os primeiros a utilizar a pedagogia, eles ensinaram aos índios a ler e escrever, mas havia um jogo de interesses mútuos que destituíram os indígenas de sua cultura, da sua identidade, dos seus valores e ideologias.

Quem os jesuítas ensinavam?

Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta. Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles.

Como ficou a educação depois da expulsão dos jesuítas?

No Brasil, entretanto, as conseqüências do desmantelamento da organização educacional jesuítica e a não-implantação de um novo projeto educacional foram graves, pois, somente em 1776, dezessete anos após a expulsão dos jesuítas, é que se instituíram escolas com cursos graduados e sistematizados.

Quais eram os métodos utilizados pelos jesuítas em suas práticas de ensino?

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.

Por que os jesuítas reuniam indígenas em locais chamados de missões ou reduções?

As reduções jesuíticas, também chamadas povos, doutrinas ou missões, eram povoados em que os padres da Companhia de Jesus (ou jesuítas) reuniam indígenas com o objetivo de convertê-los à religião católica e formar comunidades autossustentáveis.

Quais os impactos da catequização para os indígenas?

O impacto da catequização para os indígenas

A ação dos jesuítas, causou um profundo impacto ao impor aos nativos um modo de vida cristão, condenar suas práticas e crenças tradicionais, alterar suas estruturas sociais desvalorizando a função dos pajés e substituindo seu tipo de moradia.

O que aconteceu com as missões jesuíticas?

As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.

Quem destruiu as missões?

As missões sofreram sucessivos ataques, principalmente pelos mercadores de escravos. Como estratégia para livrar os índios, em 1818, os jesuítas propuseram que os indígenas se tornassem vassalos do rei.

O que eram as missões jesuíticas escreva o nome de três missões jesuítas no território que hoje é o Rio Grande do Sul?

Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz ...

Como era o ensino com a utilização do Ratio Studiorum?

A estrutura pedagógica das escolas do Ratio Studiorum era idêntica à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, já que os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam provas, geralmente orais.

Como era o ensino com Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?

Embora houvesse preleções, lições memorizadas, ditados e outras atividades típicas de uma pedagogia chamada de tradicional, surpreendentemente os alunos eram ativos, professor e aluno trabalhavam juntos e havia muita colaboração entre eles.

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