Qual a importância do uso de EPI na construção civil?

Perguntado por: Luana Mendes Rocha  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

O uso de EPI na construção civil é essencial para manter a proteção dos profissionais, reduzindo riscos de acidentes de trabalho e ameaças. O uso correto dos equipamentos evita transtornos para os funcionários e para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência.

Qual a importância dos EPIs na construção civil?

Assim, os EPIs são equipamentos indispensáveis na construção civil, pois garantem a proteção à inúmeros riscos e ajudam a evitar possíveis acidentes que possam ocorrer durante o período de trabalho.

Qual a importância de uso de EPI?

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. ... Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.

Quais são os EPIs utilizados na construção civil?

7 EPIs para construção civil que são extremamente necessários
  1. Capacete de segurança. ...
  2. Óculos de proteção. ...
  3. Luvas de segurança. ...
  4. Cinturões de segurança. ...
  5. Máscaras e respiradores. ...
  6. Protetores auditivos. ...
  7. Calçados.

Qual NR fala sobre EPIs?

A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

Importância do Uso de EPI na Construção Civil

17 questões relacionadas encontradas

O que é o NR 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

O que diz a NR 08?

8.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

Qual EPI O pedreiro deve usar?

São diversas luvas de proteção que podem ser utilizadas neste segmento, como: Luva Nitrílica, Luva de Látex Natural, Luva de Malha com a palma vulcanizada, Luva de PVC e Luva Pigmentada. Botinas de segurança: Para proteção dos pés contra torção, escoriações, derrapagens e queda de ferramentas.

Quais EPI para engenheiro?

Os 7 principais EPIs para utilizar em obras
  1. Capacete de segurança. ...
  2. Protetores auditivos tipo concha e plug. ...
  3. Óculos de proteção. ...
  4. Máscaras para poeira e produtos químicos. ...
  5. Cinto de segurança. ...
  6. Calçados de segurança. ...
  7. Luvas de proteção.

Quais os grupos de EPI e quais EPIs existem em cada grupo?

Proteção dos membros superiores: Luva, creme protetor, manga, braçadeira, braçadeira e dedeira. Proteção dos membros inferiores: Calçado, meia, perneira e calça. Proteção do corpo inteiro: Macacão, conjunto e vestimenta de corpo inteiro. Proteção contra quedas com diferença de nível: Dispositivo trava-queda e cinturão.

Qual a importância do uso correto de EPI e EPC?

A utilização de EPI e EPC serve para minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, garantindo a segurança da equipe.

Que ações podem ser criadas para conscientizar os trabalhadores a respeito da importância de usar os equipamentos de proteção individual?

Fazer reuniões periódicas. Muitas vezes, as pessoas relutam sobre usar ou não os equipamentos de proteção por conta da falta de informação. Por isso, é muito importante que você faça o seu colaborador entender a necessidade dos EPI's, para evitar negligência da parte deles e também garantir a proteção adequada.

Como sensibilizar o operário da construção civil quanto ao uso de equipamentos de proteção individual EPI )?

4.1 IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE
  1. Fornecer o tipo de EPI apropriado à atividade;
  2. Exigir o seu uso;
  3. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  4. Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  5. Substituir os equipamentos de proteção imediatamente quando danificado ou extraviado;

O que você acredita ser o principal motivador de tantos acidentes na construção civil brasileira?

Equipamentos obsoletos

E uma das principais causas é o fato dos colaboradores usarem máquinas que os expõem à um maior risco. Por isso a NR 12, entre outras normas, foi implementada em 2010, determinando a troca por equipamentos mais seguros.

O que é EPI engenharia?

O equipamento de proteção individual (EPI) é de uso obrigatório na construção civil por representar a principal forma, em conjunto com o EPC (equipamento de proteção coletiva), de preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador no canteiro de obras.

Quais equipamentos são utilizados e quais itens de segurança são necessários?

Confira a lista de quais são os equipamentos de segurança do trabalho que não podem faltar e como eles devem ser usados.
  1. Luvas de proteção. ...
  2. Botas de segurança. ...
  3. Capacete de segurança. ...
  4. Máscara de proteção. ...
  5. Óculos de proteção. ...
  6. Capas, coletes e aventais. ...
  7. Proteção auricular. ...
  8. Cinto de segurança.

Qual o CA do capacete de segurança?

CA 8304 - CAPACETE CLASSE A - MSA DO BRASIL EQUIP E INSTRUMENTOS DE SEGURANCA LTDA.

Qual a melhor luva para pedreiro?

A luva de raspa tem sua atuação muito melhor contra agentes abrasivos, escoriantes, soldas e trabalhos mais pesados. Já a luva vaqueta é idela para os trabalhos que necessitam de maior tato, como exemplo montar uma estrutura metálica.

Quais são os itens básicos de segurança que de deverão ser usados pelos funcionários em um canteiro de obras por exemplo?

Máquinas e equipamentos precisam estar em bom estado.

Sendo assim, gruas, elevadores, andaimes suspensos, rampas, escadas fixas, passarelas, cancelas, torres de transmissão, ferragens, instalações hidráulicas e elétricas e as demais proteções coletivas devem ser consideradas.

Quais são as exigências com relação à proteção contra intempéries?

Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes. 21.3. Aos trabalhadores que residirem no local do trabalho, deverão ser oferecidos alojamentos que apresentem adequadas condições sanitárias. 21.4.

Qual a altura mínima especificada pela NR 8 de um guarda corpo e quando vazados qual seu espaçamento máximo?

Quando a mureta tem mais de 10 cm e menos de 45 cm de altura, os guarda-corpos precisam ter 90 cm de altura, acima da mureta. Se a mureta tiver acima de 45 cm, os guarda-corpos terão que ter 1 m a partir do piso.

Quais são itens da política de SST?

É essencial que a política de SST seja comunicada e promovida pela alta Administração dentro da organização. ... A identificação de perigos, a avaliação de riscos e o controle de riscos são o coração de um Sistema de Gestão da SST bem-sucedido, e deveriam estar refletidos na política de SST da organização.

O que se trata a NR 36?

A NR 36 determina que o mobiliário de trabalho da indústria de abate e processamento de carne e derivados ao consumo humano satisfaça às características antropométricas dos trabalhadores, proporcionando condições de boa postura, de boa visualização e operação.

Quais são as normas da NR-35?

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. ... A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.

O que é NR 35 e 33?

NR33 curso de trabalho em Espaço Confinado e NR 35 Trabalho em Altura, são treinamentos que dão base para os profissionais que enfrentam essas condições de trabalho. O treinamento é voltado à segurança e a forma de realizar as atividades, mas os cursos abordam mais que apenas boas práticas.

Artigo anterior
Quais os tipos de EPI e EPC são utilizado em laboratório químico?
Artigo seguinte
Quem é o Pain na verdade?