Qual a importância do planejamento familiar para os jovens?

Perguntado por: Matheus Araújo  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

A assistência em planejamento familiar é de primordial importância para a experiência de vida sexual e reprodutiva saudável, especialmente entre adolescentes e jovens que devido aos comportamentos de risco estão mais expostos às consequências negativas de práticas sexuais inseguras, sejam elas no âmbito biológico, ...

Qual é a importância do planejamento familiar?

Fundamental para que a pessoa ou o casal tenham acesso as melhores alternativas alinhadas às suas vontades, o planejamento familiar é indicado para quem quer aumentar a família ou prevenir que isso aconteça, nesse caso atuando com medidas contraceptivas e de esterilização.

O que falar sobre planejamento familiar?

Conforme a lei federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Quais são os objectivos do planeamento familiar?

O Programa de Planejamento Familiar (PLF), tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável, sem que necessariamente se parta para um procedimento cirúrgico de difícil ou até impossível reversão.

Quais os métodos do planejamento familiar?

Além dos métodos naturais (Muco, temperatura e tabela), os métodos artificiais de planejamento familiar são classificados como hormonais (pílulas, injetáveis e implantes subdermais) espermaticida (esponjas e geléias), de barreira (capuz cervical, preservativos e diafragma) e os de ação mecânica, combinados ou não com ...

Planejamento familiar para adolescentes

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os métodos contraceptivos oferecidos às pessoas que desejam fazer um planejamento familiar?

Os métodos químicos (anticoncepcionais injetáveis, orais, dispositivo intrauterino – DIU) e métodos de barreiras (preservativos) são considerados reversíveis e podem ser obtidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde da SES.

Quais são os métodos contraceptivos hormonais?

Os métodos hormonais de contracepção contêm progestina ou uma combinação de progestina e estrogênio. As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo.

Qual o objetivo do planejamento reprodutivo?

O planejamento reprodutivo nos remete aos direitos reprodutivos. Todas as pessoas devem ter direito a fazer sua escolha reprodutiva e de ter acesso a informações qualificadas e seguras, além de ter acesso aos meios e métodos para ter seus objetivos atingidos.

Quais são os desafios do planejamento familiar?

Por conseguinte, as pessoas mais carentes tendem a ter mais filhos, logo existe um aumento de pessoas miseráveis. Ademais, a falta de planejamento familiar está diretamente relacionada com o abandono parental, uma vez que no Brasil há 5,5 milhões de pessoas que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento.

Qual a importância de se fazer um planejamento?

Quando você cria um planejamento, fica mais fácil priorizar as tarefas e estimular quanto tempo é possível gastar em cada uma delas. Outra vantagem é que você consegue diminuir as chances de atraso, e até mesmo de esquecimento de atividades.

Qual a importância do planejamento reprodutivo na vida das famílias e da sociedade?

O planejamento é fundamental que a pessoa ou o casal tenha acesso às melhores alternativas para que os seus planos se realizem. Aqui, o ponto fundamental é destacar que isso não se aplica somente aos momentos em que há o desejo de aumentar a família, mas também, quando não existe a vontade de ter filhos.

Porque planejamento familiar no Brasil é tão difícil?

Outra justificativa para a falta de políticas públicas destinadas a universalizar o direito ao planejamento familiar no País é a da má distribuição de renda: o problema não estaria no número de filhos, mas na falta de dinheiro para criá-los, argumentam.

O que define o conceito de planejamento?

O que é Planejamento:

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Como foi criado o planejamento familiar?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro, com intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

Como envolver o homem trabalhador no planejamento reprodutivo?

Como você pode participar das consultas de planejamento reprodutivo, do pré-natal, do parto, apoiar a amamentação e compartilhar com a parceira os cuidados com o desenvolvimento da criança e as atividades domésticas.

Qual a importância do planejamento de uma gravidez?

Por todo o seu impacto social, psíquico e biológico, a gravidez não planejada pode trazer transtornos que atrapalham os cuidados com a saúde durante os nove meses, os preparos para a chegada do bebê e a recepção da criança após o nascimento.

Qual o papel dos profissionais de saúde incluindo o enfermeiro em relação ao planejamento reprodutivo?

Dessa maneira, o trabalho do enfermeiro para efetivação desta política de planejamento reprodutivo é estratégico e indispensável, tanto no âmbito da gestão quanto na execução das práticas assistenciais, educativas e preventivas, promovendo informações adequadas sobre educação sexual e reprodutiva à população.

Quais são os métodos contraceptivos hormonais e não hormonais?

Todos os métodos hormonais são incluídos nessas restrições, independente da via de administração (oral, injetável, transdérmico, anel vaginal). Os métodos contraceptivos não hormonais são liberados, como por exemplo, DIU de cobre e preservativos.

Quais os métodos contraceptivos não hormonais?

Tipos de contraceptivos não hormonais
  • Sexo sem penetração e estimulação externa.
  • Métodos de barreira.
  • Métodos de consciência da fertilidade/planejamento familiar natural.
  • Retirada (coito interrompido)
  • DIUs de cobre (dispositivos intrauterinos)
  • Esterilização.

Qual a relação do planejamento familiar com o uso de contraceptivos?

O planejamento familiar reforça os direitos das pessoas de determinar o número e espaçamento de tempo entre seus filhos. Ao impedir a gravidez indesejada, o planejamento familiar/contracepção impede mortes de mães e crianças.

O que é o planejamento na administração?

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção. Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.

Quais são os tipos de planejamento?

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

O que é planejamento na educação?

É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente.

O que causa a falta de planejamento familiar?

A relação entre a renda oferecida pelo auxílio-maternidade e o aumento no número de filhos por mulher na zona rural é um indicativo da ineficiência do programa de planejamento. O aspecto socioeconômico presente no planejamento familiar é evidenciado diante dos impactos provocados na seguridade social.

O que mudou no Brasil depois do planejamento familiar?

Atualmente, podemos dizer que o país obteve sucesso em difundir a política de controle de natalidade pelas famílias. Isso não está somente relacionado com as ações públicas, mas também com as recentes melhorias nos padrões de vida de uma considerável parte da população, o que também diminui as taxas de natalidade.

Artigo anterior
Como acender churrasqueira rápido carvão?
Artigo seguinte
Como se defender no GTA 5?