Qual a importância do pKa?

Perguntado por: Eduarda Carvalho de Fernandes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

As titulações de base de ácido são usadas para determinar a constante de acidez, chamada pKa. A variação de pH observada de acordo com o volume de reagente adicionado pode interferir qualitativamente com as constantes de acidez. pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas.

Qual a importância do pKa de uma droga?

É esse pH que influencia diretamente a absorção do fármaco em um dado compartimento. O pK (constante de ionização de substâncias ácidas e básicas) determina a capacidade do ácido ou da base de doar ou receber prótons, respectivamente. BH+ e A- representam, respectivamente, uma base e um ácido na sua forma iônica.

Qual a importância do pKa na fase farmacocinética?

Esta propriedade é fundamental na fase farmacocinética, pois as espécies não ionizadas, mais lipofílicas, conseguem atravessar a membrana plasmática por transporte passivo (sem gasto de energia e sem a necessidade de transportador); já as espécies carregadas são polares e normalmente se encontram solvatadas por ...

Qual é a importância de saber o pKa de um ácido fraco?

A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!

O que representa o valor de pKa?

Vamos falar dos pKa. O pKa é definido como o log negativo do Ka. Se a gente quiser calcular, por exemplo, o pKa do metanol, o que a gente tem que fazer é pegar o Ka dele e fazer o log negativo. Então, o pKa seria o log negativo de 2,9 vezes 10⁻¹⁶.

Qual a importância de entender o pKA?

35 questões relacionadas encontradas

O que é pKa em Farmacologia?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada. As formas ionizadas (BH+ ou A-) possuem lipossolubilidade muito baixa, sendo incapazes de atravessar as membranas, exceto quando existe um mecanismo de transporte específico.

Como saber o valor de pKa?

De acordo com o site "Chem Tutor", isso é expresso pela equação: pKa = -log(Ka). O logaritmo do número em parênteses - Ka - é o expoente da potência que o número 10 é elevado para dar aquele número.

Quanto maior o pKa mais fraco e o ácido?

Assim como o pH, esta constante também é expressa na forma logarítimica, dando origem ao pKa. Por causa do sinal negativo nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.

Qual a importância de pK para uma solução tampão?

O pKa, portanto, representa o valor logarítmico da constante de dissociação (constante de equilíbrio) de um ácido fraco em sua base e ácido conjugado. A equação de Henderson-Hasselbalch pode ser usada para calcular a o pH final de uma solução tampão, após a adição de alguma substância que muda o pH.

Qual a diferença entre pH e pKa?

As titulações de base de ácido são usadas para determinar a constante de acidez, chamada pKa. A variação de pH observada de acordo com o volume de reagente adicionado pode interferir qualitativamente com as constantes de acidez. pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas.

O que são fármacos Hidrofilicos?

Fármacos hidrofílicos de massa molar intermediária (>300-500 Da) geralmente são pouco permeáveis através das membranas biológicas; e; por isto; apresentam baixa biodisponibilidade por essas vias.

Como o coeficiente de partição pode influenciar na farmacocinética de medicamentos?

O coeficiente de partição octanol/água (P) indica a tendência de um composto em se difundir em óleo ou água. ... Valores muito baixos de LogP dificultam a permeação pelas membranas celulares, por outro lado, valores muito elevados podem manter as moléculas retidas na membrana, devido a sua alta lipossolubilidade.

Qual a importância do volume de distribuição para a correlação fármaco organismo?

O volume de distribuição propicia uma referência para a concentração plasmática esperada para uma dose determinada, mas fornece pouca informação sobre o padrão específico de distribuição. Cada fármaco tem distribuição corporal única.

Quanto maior o pKa menor o pH?

pH maior pKa e pH menor que pKa. Se o seu pH é maior que o pKa, isso significa que este termo que a gente tem aqui em cima, vou desenhar embaixo, por exemplo, a gente tem 10 e a gente tem pH menos pKa.

Qual a relação entre o pH é o pKa?

pH = pKa + log [A-] / [HA]

Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa. Neste caso, log ([A-] / [HA]) = 0, e [A-] / [HA] = 1. Em palavras, isso significa que quando o pH é igual ao pKa do ácido, as quantidades de moléculas protonadas e desprotonadas são iguais.

Qual a influência e importância da verificação do pH nas formulações?

O pH das formulações é ponto chave e um dos focos que asseguram a estabilidade física, química, microbiológica, toxicológica e terapêutica, além, é claro, das boas práticas de manipulação, do emprego de técnicas adequadas de preparo, do emprego de adjuvantes e dos veículos, assim como da escolha da embalagem e o modo ...

Qual a importância de um tampão para um organismo vivo?

Os pares ácido-base são muito comuns no organismo. O tampão composto por ácido carbônico/bicarbonato ajuda a controlar o pH sanguíneo.

Qual é a finalidade de um sistema tampão?

A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução.

Quanto mais baixo o pH mais ácido?

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.

Quanto maior o Ka mais forte e o ácido?

Deste modo, quanto maior for Ka, mais extensa é a reação no sentido direto. A força de um ácido pode, portanto, ser comparada quantitativamente através da constante de acidez. Quanto maior for, mais forte é o ácido, uma vez que a sua ionização se dá em maior extensão.

Como saber se é um ácido forte ou fraco?

- Se tivermos um hidrácido (ácido sem oxigênio em sua fórmula): Ácido forte: Apenas HCl, HBr ou HI; Ácido moderado ou semiforte: Apenas HF; Ácido fraco: qualquer outro hidrácido.
...
Com isso, se:
  1. α ≥ 50 % → Ácido forte.
  2. 50% < α > 5% → Ácido moderado ou semiforte.
  3. α ≤ 5% → Ácido fraco.

Como calcular o pKa na calculadora passo a passo?

Descubra o Ka calculando o antilog do valor negativo do pKa. Na maioria das calculadoras, o botão antilog é representado por 10^x, ou 10 elevado a x, onde x representa um número inserido na calculadora. Continuando o exemplo do passo 1, 10^(-9,23) = 0,000 000 000 923, ou, em notação científica, 9,23 x 10^(-10).

Como saber o percentual de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

Como determinar o valor de Ka a partir da titulação?

A expressão de equilíbrio para a concentração desconhecida seria Ka = [deconhecida-]. [H3O++]/[H desconhecida] e, já que a concentração de H desconhecida é igual à [desconhecida-], essa equação pode ser reescrita como Ka = [H3O+]. Tire o logaritmo de ambos os lados, multiplique-os por -1 e a equação torna-se pKa = pH.

Qual o pKa do paracetamol?

A fórmula molecular do paracetamol é C8H9NO2 , seu peso molecular é de 151,16 g/mol. A faixa de fusão é entre 168 e 172ºC. O pH da substância em solução aquosa saturada é entre 5,3 e 6,5. O fármaco é considerado um ácido fraco, pois seu pKa varia entre 9,0 e 9,5.

Artigo anterior
Quem defende o Ibama?
Artigo seguinte
Qual o melhor primer para madeira?