Qual a importância do pH na administração de medicamentos?

Perguntado por: Henrique Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção.

Qual a importância do pH nas formulações farmacêuticas?

O pH das formulações é ponto chave e um dos focos que asseguram a estabilidade física, química, microbiológica, toxicológica e terapêutica, além, é claro, das boas práticas de manipulação, do emprego de técnicas adequadas de preparo, do emprego de adjuvantes e dos veículos, assim como da escolha da embalagem e o modo ...

Qual a relação do pH com a farmacocinética dos fármacos?

Se o pH do meio for menor que 8, o fármaco se apresentará mais na sua forma iônica (BH+), sendo assim não-lipossolúvel, permanecendo aprisionado nesse compartimento. Indo mais a fundo: se o pH do meio for 6, por exemplo, teremos uma fração x% ionizada. Se o pH diminuir mais ainda (pH=3, por exemplo), termos 2.

Qual a importância do pH na dissolução e absorção dos fármacos?

Influência na taxa de dissolução para absorção de fármacos pelo organismo. A taxa de dissolução pode ser afetada pelo pH do meio. Bases fracas têm velocidade de dissolução diminuída em pH alto, enquanto que ácidos fracos se dissolvem mais rapidamente nestas condições.

Qual a influência do pH para excreção de fármacos?

Em pH do meio igual ao seu, o fármaco tende a ser melhor absorvido, porém, ao encontrar um meio com pH diferente, tende a sofrer ionização, tornando-se hidrossolúvel e aumentando sua taxa de eliminação. Muitos fármacos são ácidos ou bases fracos, sendo, portanto, lipossolúveis e de difícil eliminação.

Influência do pH na absorção de fármacos

40 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores que influenciam na eliminação dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Quais os fatores que afetam a eliminação de fármacos?

eliminação do medicamento na urina
  • Fluxo de urina.
  • Fluxo sanguíneo pelos rins.
  • A condição dos rins.

Quais são os fatores que influenciam a absorção e a distribuição de fármacos no organismo?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Como o pH interfere na solubilidade?

Influência do pH da solução na solubilidade

Pelo princípio de Le Chatelier, verifica-se que ao aumentar a concentração de iões OH- (aumentando o pH) na solução, o equilíbrio desloca-se no sentido da formação de Ca(OH)2 sólido, reduzindo, então, a solubilidade deste.

O que é o processo de absorção de um fármaco?

A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç...

Qual a relação entre pH e pKa?

pH = pKa + log [A-] / [HA]

Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa. Neste caso, log ([A-] / [HA]) = 0, e [A-] / [HA] = 1. Em palavras, isso significa que quando o pH é igual ao pKa do ácido, as quantidades de moléculas protonadas e desprotonadas são iguais.

Quais são as etapas da farmacocinética que interagem com este fármaco?

A etapa farmacocinética é composta por cinco fases:
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Biodisponibilidade.
  • Excreção.

Como as propriedades físico-químicas afetam a atividade farmacológica?

As propriedades físico-químicas da molécula de um fármaco são determinantes no que diz respeito à sua capacidade de induzir um efeito biológico particular. Isto implica que existe uma relação entre as propriedades físico-químicas do fármaco e sua atividade biológica.

Qual a importância do pH no controle de qualidade?

Quando falamos em alimentos por exemplo, o ph é um dos principais parâmetros de qualidade, pois influencia na cor, na capacidade de retenção de água, na maciez e inclusive, na proliferação de micro-organismos, como a carne e embutidos.

Qual a importância do pH na indústria?

Você sabia que o valor de pH influencia diretamente na qualidade de muitos produtos e, por essa razão, que seu uso tornou-se indispensável. Além disso, a determinação do pH é uma das técnicas analíticas mais realizadas em laboratórios de controle de qualidade de indústrias químicas, por exemplo: Alimentos. Bebidas.

Qual a importância para o profissional entender sobre o pH e os ativos de transformação?

O pH ácido tem o poder de selar (fechar) as cutículas dos fios, preservando a umidade, as hidratações, nutrições e proteínas dentro da fibra capilar, mantendo assim o cabelo saudável. Além disso, ajuda a manter a cor nos cabelos coloridos por mais tempo.

Quais são os fatores que afetam a solubilidade?

A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.

Quais são os fatores que alteram a solubilidade?

A temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada.

São fatores que influenciam a solubilidade?

Além das propriedades do soluto e do solvente, dois fatores exercem influência sob a solubilidade: temperatura e pressão.

Quais fatores influenciam a distribuição metabolismo e excreção de fármacos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Como ocorre a distribuição de um fármaco no organismo?

Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

O que é a distribuição do fármaco?

Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.

O que é a excreção dos fármacos?

A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros.

Qual é o principal órgão responsável pela excreção de fármacos?

Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.

Qual a principal via de eliminação dos fármacos passei direto?

Pela urina são excretados fármacos na sua forma original e fármacos que sofreram alterações metabólicas (metabólitos).

Artigo anterior
Quanto ganha Anitta no Instagram?
Artigo seguinte
Como liberar um site no firewall do Windows 7?