Qual exame detecta mieloma múltiplo?

Perguntado por: Miguel Renato Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

Como identificar mieloma múltiplo no hemograma?

O hemograma é geralmente o primeiro exame que fornece indícios do mieloma. Há normalmente uma anemia normocrômica e normocítica e eritroblastos podem estar presentes no sangue. A contagem de leucócitos está freqüentemente diminuída (4000 a 5000/µl), podendo estar normal ou levemente aumentada.

Quando suspeitar de mieloma múltiplo?

Para confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, é preciso fazer alguns outros testes. Deve-se verificar se há um aumento da porcentagem de um tipo de célula do sangue, o plasmócito, na medula óssea. Isso é feito por meio do mielograma e da biópsia de medula óssea.

Qual sinal caracteriza o mieloma múltiplo na TC?

Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são: Problemas ósseos. Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio. Fraqueza óssea no corpo todo (osteoporose) ou onde houver um plasmocitoma.

O que é mieloma múltiplo mm e quais informações laboratoriais podem levar ao diagnóstico?

É uma neoplasia dos plasmócitos que produz imunoglobulina monoclonal e invade e destrói o tecido ósseo adjacente. As manifestações comuns incluem lesões líticas nos ossos que provocam dor e/ou fraturas, insuficiência renal, hipercalcemia, anemia e infecções recorrentes.

Entendendo o Mieloma Múltiplo: Como é feito o diagnóstico?

32 questões relacionadas encontradas

O que é mieloma múltiplo diagnóstico?

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta as células produzidas pela medula óssea responsáveis por produzir anticorpos, o que faz com que a pessoa apresente um sistema imunológico mais frágil, aumentando o risco de infecções.

O que é mieloma múltiplo no sangue?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Como interpretar o exame de eletroforese de proteínas?

O resultado do exame de eletroforese de proteínas deve ser interpretado pelo médico, que avalia o valor absoluto e relativo das proteínas, além do gráfico que é liberado no laudo.

O que é mieloma múltiplo na coluna?

INTRODUÇÃO: o mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna de proliferação monoclonal e difusa de células plasmáticas na medula óssea comum no sistema esquelético. O sítio mais frequente é a coluna vertebral. O mieloma múltiplo pode provocar dor intratável, instabilidade e déficit neurológico na coluna vertebral.

Como entender o resultado do mielograma?

1- Como devo interpretar o resultado do mielograma? A interpretação deve ser feita associada com histórico, hemograma de mesma data e a celularidade da medula óssea, com a contagem diferencial de células e a relação mieloide:eritróide.

O que pode causar mieloma múltiplo?

A causa do mieloma múltiplo é desconhecida, mas a condição é decorrente de alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

Como evitar mieloma múltiplo?

Para a maioria dos casos de mieloma múltiplo não existem fatores de risco conhecidos a serem evitados. Para as pessoas com gamopatia monoclonal de significado indeterminado ou plasmocitoma solitário não existe um modo conhecido para prevenir o desenvolvimento do mieloma múltiplo.

Quanto tempo de vida tem um paciente com mieloma múltiplo?

O mieloma apresenta incidência elevada em negros e adultos de meia idade. A sua prevalência é maior a partir da quinta década de vida, principalmente entre 50 e 60 anos. A sobrevida dos pacientes pode variar de alguns meses até mais de uma década.

Qual o valor normal do Plasmocitos?

Além dessa capacidade de diferenciar as células, a citometria de fluxo ainda é capaz de quantificar os plasmócitos neoplásicos e comparar de forma quantitativa sua proporção com os plasmócitos normais, com um nível de sensibilidade em torno de 10-4 a 10-5.

O que é relação albumina globulina alta?

Uma elevada relação A/G indica um défice de produção de imunoglobinas. Testes complementares e mais específicos, como a Albumina, testes das enzimas hepáticas e a Electroforese das Proteínas Séricas devem ser realizados quando se pretende obter um diagnóstico mais preciso.

O que significa relação albumina globulina?

Muitas moléculas pequenas são transportadas no sangue ligadas à albumina. As globulinas incluem enzimas, anticorpos e mais de 500 outras proteínas. A relação albumina/globulinas é obtida dividindo a quantidade de albumina no sangue pela quantidade de globulinas.

Como é a dor do mieloma?

A queixa mais comum para pessoas que vivem com mieloma múltiplo é a dor. Às vezes, você pode sentir dor óssea por lesões que a doença causa nos ossos. A dor óssea também está relacionada à dor do nervo, também chamada neuropatia.

Que tipo de câncer é mieloma?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Quais os sintomas de compressão medular?

Sintomas
  • Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  • Ligeira fraqueza muscular.
  • Formigamento ou outras alterações na sensibilidade.
  • Outras alterações na sensibilidade.
  • Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil. leia mais )

Como interpretar resultado de eletroforese?

Como entender os resultados

De acordo com o padrão de bandas apresentado, é possível identificar o tipo de hemoglobina do paciente. A hemoglobina A1 (HbA1) apresenta maior peso molecular, não sendo notada tanta migração, enquanto que a HbA2 é mais leve, ficando mais ao fundo do gel.

Como ler um resultado de eletroforese?

Após a corrida do gel, os fragmentos são separados por tamanho. Os fragmentos maiores estão perto da extremidade superior do gel (eletrodo negativo, onde eles começaram), e os fragmentos menores estão próximos da extremidade inferior (eletrodo positivo).

O que quer dizer exame de eletroforese de proteínas?

A Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método simples, que permite separar proteínas do plasma humano em frações. Sua interpretação traz informações úteis ao médico. Assim, ela é importante para a investigação e diagnóstico de diversas doenças.

Quais os sintomas de câncer no sangue?

Eles podem incluir:
  • Febre inexplicável.
  • Sensação de fraqueza e fadiga persistente.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso inexplicável.
  • Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.
  • Dificuldade para respirar.
  • Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.
  • Anemia.

Quais os sintomas do câncer de medula óssea?

Os tumores da medula espinhal costumam causar dor nas costas, incluindo:
  • Sentir-se pior quando você se esforça de alguma forma, como espirrar ou tossir; Aumento da dor quando você se deita;
  • Dor específica da coluna; Dor extrema que não é melhorada tomando remédio;
  • Uma dor que piora com o passar do tempo.

Como é feito o exame de mieloma?

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.

Artigo anterior
Quando a Caroline aparece em Legacies?
Artigo seguinte
Quanto tempo de carro de Curitiba para Ilha do Mel?