Qual a importância do fumigador na apicultura?

Perguntado por: Alexandre Rui Monteiro Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

A função principal do Fumigador para Apicultura é a de “simular” um incêndio dentro da colméia fazendo com que as abelhas comam mel. Elas fazem isso acreditando que irão deixar a colméia. Assim sendo, com a “barriga” cheia, ficam mais mansas e então pode-se mexer na colméia.

Qual a importância do fumigador em uma apicultura?

A utilização do fumigador, no manejo apícola, deve ser encarada como uma técnica fundamental e adequada, a fim de proteger o apicultor, mas também os enxames, minimizando riscos de acidentes com pessoas e animais. E não pode de forma alguma ser fonte de contaminação do enxame ou do produto a ser colhido, o mel.

Qual a importância do fumigador?

O fumigador é um dispositivo de apicultura com a função de produzir fumaça, sendo esta essencial para um manejo seguro com as abelhas. Os fumigadores consistem num fole do qual o ar é soprado para dentro da câmara de combustão, onde o apicultor queima combustíveis sólidos naturais.

Qual o principal cuidado que deve ser tomado ao utilizar o fumigador?

Ter que parar a operação para acender novamente o fumigador é desvantajoso porque pode dar lugar a picadas desnecessárias. Deve-se evitar o uso de materiais com produtos tóxicos na sua composição tais como cartão, tecidos sintéticos, elementos inflamáveis…

Qual a importância do manejo de manutenção das colmeias?

Manutenção das colmeias

Um dos principais desafios para o apicultor é garantir a continuidade de suas colmeias nos períodos em que ocorre escassez de alimentos, como ao final das floradas. Nessas ocasiões, a perda do enxame pode chegar a 40%.

Globo Rural Ediney Magalhães - Uso do fumigador

43 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do manejo de colmeias em um apiário?

O objetivo dessa prática é aumentar a produtividade e contribuir com a saúde da colmeia. Para obter uma rainha ideal, é preciso levar em consideração o tipo de produto apícola que será produzido. Ao observar uma baixa taxa de produção e, também, a diminuição da taxa de postura de ovos, é recomendado a troca da rainha.

O que é manejo das abelhas?

Manejo produtivo das colmeias

Existência de espaço suficiente para o desenvolvimento da colmeia e armazenamento do alimento; Presença de realeira; Sinais de ocorrência de doenças, pragas ou predadores; Estado de conservação de quadros, caixas, fundos, tampas e suportes das colmeias.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao instalar um apiário?

O terreno do apiário deve ser plano, com frente limpa, evitando-se áreas elevadas (topo de morros etc.), de forma a não ficar exposto a ventos fortes. Terrenos em declive dificultam o deslocamento do apicultor pelo apiário e, conseqüentemente, o manejo das colméias, principalmente o manejo de colheita.

O que fazer para evitar a enxameação?

Para evitar que os enxames se dividam naturalmente, o apicultor pode: retirar realeiras em colmeias que tenham rainhas; selecionar famílias com menor tendência a enxameação; reduzir o nascimento de zangão utilizando lâminas de cera integral; adicionar melgueira para dar espaço às abelhas; usar tela excluidora no alvado ...

É recomendável utilizar gravetos no fumigador?

queima no fumigador

Sugere-se o uso de serragem, raspa de madeira, gravetos, cascas de árvores, desde que isentos de contaminantes. Não se deve fazer uso de fezes secas (esterco) ou outros materiais de origem animal, nem de produtos derivados do petróleo, de- vido ao alto risco de contaminação dos produtos da colméia.

Quais as vantagens e desvantagens da divisão de enxames?

A divisão de colmeias de abelhas nativas ajudam na conservação das espécies de abelhas nativas. Assim expandindo a quantidade de colmeias espalhadas por todo território brasileiro. Este processo também ajuda na recuperação de ambientes degradados além de ser uma alternativa econômica para o meliponicultor.

Qual a importância da descoberta do espaço abelha para apicultura?

A medida entre esses dois espaços Langstroth chamou de “espaço abelha”, que é o menor espaço livre existente no interior da colméia e por onde podem passar duas abelhas ao mesmo tempo. Essa descoberta simples foi uma das chaves para o desenvolvimento da apicultura racional.

Por que devemos fornecer alimentação de subsistência para uma colmeia?

Alimentação de manutenção ou subsistência que é fornecida nos períodos de ausência de floradas, quando os enxames não conseguem obter alimento na natureza. Tem a finalidade de manter os enxames nutridos até o início da próxima florada.

Quais são os equipamentos necessários na apicultura?

Os instrumentos de trabalho de um apicultor englobam:
  • Fumigador. Trata-se de um equipamento próprio para gerar fumaça. ...
  • Formão do Apicultor. Feito de metal, deve ter cerca de 20 cm de comprimento. ...
  • Raspador. ...
  • Centrífuga. ...
  • Espanador. ...
  • Faca. ...
  • Saca-quadros (levanta-quadros) ...
  • Enxada.

Por que se usa fumaça na coleta do mel nas colmeias?

Fumaça reduz a agressividade das abelhas, mas interfere na qualidade do mel.

Quais os motivos da enxameação?

Um dos fatores mais comuns que desencadeiam o enxame é a redução da produção de feromônio por uma rainha velha. Assim, muitas abelhas operárias não ouvem ou se recusam a aceitar as ordens da rainha. Isso é muitas vezes exacerbado quando as abelhas estão lotadas dentro da colméia e a ventilação é fraca.

Por que ocorre a enxameação?

A enxameação é o fenômeno de divisão natural de colônias, que ocorre quando os feromônios da rainha já não são suficientes para impedir a produção de novas rainhas. ... Periodicamente, a operária volta ao local e o marca com feromônio da glândula de Nasonov (situada no abdome das operárias).

Quando as abelhas solta enxame?

No início da primavera, chegam a fazer até três realeiras (alvéolo maior na lateral dos favos de cria, onde se desenvolverá nova rainha) e soltam famílias, geralmente no início do verão, perpetuando assim a espécie.

O que é apiário e onde deve ser instalado?

O apiário deve ser instalado em local de fácil acesso, que possibilite aproximação de veículos para manejo e transporte das colmeias e da produção. O terreno deve ser preferencialmente plano, facilitando o deslocamento do apicultor.

Como deve ser o local para instalação do apiário?

Para obter rendimentos excelentes, o local ideal para o apiário é aquele onde o pasto apícola (o conjunto de flores que fornecerão o pólen e o néctar às abelhas) está próximo, é abundante e não apresenta interrupções durante o ano. Para as abelhas esta proximidade é um raio de 500 metros a dois quilômetros.

Qual é o aspecto mais importante quando da localização de um apiário?

Entre os aspectos mais importantes que o local do apiário deve apresentar destacam-se: um bom pasto apícola, presença de água de boa qualidade. sombreamento para as colméias, distância que permita segurança a pessoas e animais, facilidade de acesso, entre outros.

Como coletar abelhas?

O enxame, ao pousar num galho de árvore ou arbusto e formar o cacho de abelhas, pode ser recolhido diretamente para dentro da caixa vazia. A caixa é colocada sob o enxame e o mesmo é suavemente derrubado para dentro dela, por sobre os caixilhos.

Como fortalecer um enxame de abelhas?

Alimente as abelhas com proteína e reserve mel para que elas possam se fortalecer. Para controlar e reduzir a população das varroas nas colmeias, há quatro opções orgânicas para tal: ácido oxálico, ácido fólico, timol e óleo essencial de eucalipto.

Porque as abelhas abandonam as caixas?

Então parte das abelhas sai da caixa para reduzir o calor corporal gerado dentro da colmeia e forma grandes barbas ao redor da entrada dos enxames. Se também não der certo, as larvas começam a morrer e as abelhas abandonam a colmeia.

Artigo anterior
O que pode deixar a pessoa cega?
Artigo seguinte
Qual a idade da criança para guarda compartilhada?