Quais são os tipos de tinta que existem?

Perguntado por: Kelly Jesus Antunes  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Tipos de tinta para parede
  • Tinta látex PVA. Se você busca uma tinta para parede para área interna, como em quartos e salas, a tinta látex PVA é uma boa opção. ...
  • Tinta acrílica. ...
  • Tinta superlavável. ...
  • Tinta inodora. ...
  • Tinta antimofo. ...
  • Tinta esmalte. ...
  • Tinta epóxi. ...
  • Tinta a óleo.

Quais são os diferentes tipos de tintas?

É preciso analisar os detalhes do ambiente para escolher o tipo ideal de tinta (Foto: Sebastian Duda/Shutterstock) O mercado oferece diferentes alternativas de tintas: acrílicas, esmaltadas, epóxi, látex, superlaváveis, entre outras opções — sendo que cada uma é indicada para determinada superfície ou ambiente.

Qual a classificação de tintas?

Principais tintas: conheça 6 tipos e suas aplicações
  1. Tinta látex PVA. Feita à base de água, a tinta látex é uma das opções mais comuns e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja do segmento. ...
  2. Tinta acrílica. ...
  3. Tinta epóxi. ...
  4. Tinta esmalte. ...
  5. Tinta superlavável. ...
  6. Verniz.

Como as tintas podem ser classificadas?

As tintas podem ser classificadas de acordo com a sua base em tintas à base de solvente e as tintas à base de água.

Qual é o tipo de tinta para pintar?

Guache, acrílica, aquarela, óleo, nanquim e PVA são alguns dos diversos tipos de tintas que podem ser usadas para pintar.

TINTAS - COMO ESCOLHER TINTAS PARA SUA CASA - COMO PINTAR UMA PAREDE

28 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de tintas?

Tipos de tinta e suas aplicações
  1. Látex PVA. É fabricada à base de água e sua principal indicação é para paredes internas, especialmente o teto e em áreas secas que não exigem manutenção constante. ...
  2. Tinta acrílica. Diferentemente do látex, ela possui resinas acrílicas. ...
  3. Esmalte sintético. ...
  4. Tinta a óleo.

Qual o melhor tipo de tinta?

A tinta epóxi é reconhecida por sua incrível resistência e durabilidade. Ela é especialmente adequada para ambientes sujeitos a desgaste intenso, como garagens, cozinhas e áreas de serviço. A tinta epóxi cria uma superfície impermeável, o que a torna resistente a manchas, umidade e fácil de limpar.

Quais os 4 componentes da tinta?

Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos. Com a secagem, também conhecida como processo de cura das tintas, forma-se um filme aderente ao substrato, local onde a tinta foi aplicada, e esse filme tem o objetivo de proteger e decorar o ambiente.

Qual a diferença entre tinta acrílica e tinta látex?

Tinta Látex

Normalmente é a tinta mais indicada para áreas internas. Diluída em água, ela oferece um ótimo acabamento, porém, não é tão resistente quanto a tinta acrílica, já que ela não oferece grande impermeabilidade e não tem um bom acabamento em ambientes úmidos.

Como é feita a tinta acrílica?

A tinta acrílica é composta pelo pigmento e medium acrílico. Este veículo tem a sua origem em componentes plásticos, derivados do petróleo. Enquanto produto final, esta tinta, tem um grau de toxicidade baixo, mas a produção do seu veículo é inicialmente derivada de um meio poluente.

Qual tinta é mais resistente?

Esmalte. A tinta esmalte é resistente à chuva, então, é uma ótima opção para ambientes externos.

Qual a diferença entre tinta acrílica e PVA?

A tinta acrílica, assim como a tinta látex PVA, também deve ser diluída em água e possui secagem rápida. A diferença entre ambas é que a tinta acrílica possui resinas acrílicas em sua fórmula, o que faz com ela seja altamente impermeável, tornando-se ideal para pintura de áreas externas.

Para que serve a tinta acrílica?

A tinta acrílica é uma tinta sintética, solúvel em água e de secagem rápida que pode ser aplicada em camadas mais finas ou mais grossas na parede. Sua versatilidade permite o uso em áreas externas ou internas e em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.

Quais os tipos de tintas industriais?

Epóxi, poliuretano, acrílica ou intumescente: qual tinta industrial devo utilizar na minha empresa? Depende! Cada uma delas possui características específicas, assim como vantagens e desvantagens. Saiba mais sobre os principais tipos de tintas para indústria nos tópicos a seguir.

O que é uma tinta PVA?

A tinta PVA é um tipo de tinta látex, sendo que o diferencial é ter acetato de polivinila em sua composição. Ela é uma das mais utilizadas em ambiente interno (parede e teto de gesso ou alvenaria), porém não deve ser aplicada em espaços molhados, como banheiros e cozinhas.

O que é uma tinta sintética?

O esmalte sintético é uma tinta de resina à base de óleo vegetal e, por causa disso, não se dissolve em água. Quando aplicada, além de dar cor à superfície pintada, ela age formando uma camada de proteção, deixando madeiras e metais mais resistentes à chuva, ao sol e ao desgaste do manuseio no dia a dia.

O que é uma tinta epóxi?

A tinta epóxi é a base d'água com grande resistência e durabilidade para pintar pisos, vidros, metais, azulejos em banheiros, cozinha, lavanderias e entre outros locais que você puder imaginar. Com as tintas epóxis é possível dar cor e renovar o seu ambiente com um toque simples e diferencial.

Porque tinta acrílica?

OS DIFERENCIAIS DA TINTA ACRÍLICA

Para complementar as vantagens da tinta acrílica, este tipo de tinta tem uma forte resistência à água. Com isso, os fatores externos não causam tantos danos, como mofo, e também existe uma proteção extra contra bolhas. Também por isso, é uma tinta que pode ser lavada facilmente.

Qual é a matéria prima das tintas?

Os pigmentos naturais mais populares são várias argilas, sílicas, carbonato de cálcio e talcos, enquanto entre os sintéticos existem argilas calcinadas, sulfato de bário (o chamado blanc fixe), carbonato de cálcio precipitado ou sílicas pirogênicas.

Qual é a fórmula da tinta?

A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo. O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador.

Qual a matéria prima da tinta de parede?

Matérias-primas para produção de tintas
  • Pigmentos: responsáveis por conferir coloração e opacidade às tintas. ...
  • Solventes: tornam a aplicação da tinta mais simples, favorecendo o nivelamento e a secagem.
  • Resinas: formam as películas de tinta, determinando características relacionadas à aderência, secagem, brilho e outros.

Qual é a tinta mais cara do mundo?

A pintura Musou Black foi desenvolvida e lançada por Koyo Orient em setembro de 2020. Antes da Koyo Orient, no entanto, a BMW foi a primeira a introduzir o "preto mais escuro", chamado Vantablack. A tinta Vantablack absorve 99,96% da luz visível, tornando-a efetivamente a tinta mais preta já vista.

Quais são as 3 melhores marcas de tinta?

Escolhendo com Sabedoria: As 3 Melhores Marcas de Tinta no Mercado Atual
  1. Sherwin-Williams: Sinônimo de Qualidade Duradoura: A Sherwin-Williams é reconhecida mundialmente por sua qualidade inigualável. ...
  2. Behr: Inovação e Sustentabilidade: ...
  3. Benjamin Moore: Elegância e Variedade de Cores:

Quais as 5 melhores marcas de tinta?

Marcas de tinta de parede: conheça as melhores opções
  • Tinta Fosca Acrílica Verde Nobre 2,5 L Luxens.
  • Esmalte Base Água Acetinado Branco 900 ml Luxens.
  • Tinta Acrílica Acetinada Seda Premium Algodão Egípcio 18 L Coral.
  • Tinta Acrílica Fosca Branco Neve Premium 3,6 L Suvinil.

Artigo anterior
Quanto vale 220 do CDI?
Artigo seguinte
Qual o investimento mais seguro do mundo?